A cloud computing deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade em companhias nacionais e estrangeiras. Alguns dos fatores que proporcionaram essa mudança são a necessidade de reduzir custos e de, ao mesmo tempo, contar com um maior nível de segurança da informação.

Porém, esse cenário apenas é viável quando há um bom acompanhamento dos serviços em nuvem. Essa medida é fundamental para uma corporação ter um maior conhecimento sobre como os recursos tecnológicos estão sendo utilizados.

Também é uma forma de constatar se o trabalho do provedor de cloud está seguindo as melhores práticas e contribuindo para o negócio atingir um desempenho notável.

Neste artigo, vamos detalhar aspectos que devem ser levados em consideração ao ser feita uma análise das atividades executadas por um fornecedor de cloud computing. Acompanhe!

Valorizando a experiência

É muito comum uma empresa ter variações na demanda por armazenar e processar dados. Assim, é necessário ter uma boa preparação para gerenciar essa oscilação de forma estratégica e inteligente.

Uma maneira de fazer isso com maestria é por meio de uma avaliação dos serviços em nuvem. Afinal, essa prática viabiliza interagir com o fornecedor de maneira adequada, facilitando bastante o atendimento de demandas relacionadas com a expansão ou a redução da capacidade de gerenciar o fluxo de informações empresariais.

Essa postura também colabora, por exemplo, para reduzir o risco de uma companhia ficar com o site inacessível em virtude da grande quantidade de acessos em momentos de maior demanda, por exemplo.  Com certeza, o usuário ao analisar a experiência com o fornecedor tem mais condições de avaliar como os serviços de cloud computing estão sendo executados.

A aposta na monitoração

Por trás de uma boa gestão dos recursos tecnológicos, está a monitoração, responsável por disponibilizar dados corretos sobre os serviços fornecidos na nuvem. Com informações precisas e atualizadas, uma empresa está mais habilitada a verificar se os padrões de atendimento estão dentro das expectativas.

Vale destacar que um bom diagnóstico deve ser fruto de um acompanhamento eficiente, pois é a melhor maneira de constatar se os serviços em nuvem contratados estão realmente sendo aplicados dentro da necessidade da companhia.

Em um cenário de elevada competitividade, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de investir em recursos que não estão sendo utilizados. Combater o desperdício é fundamental para gerar mais eficiência em curto prazo.

Dessa forma, são maiores as possibilidades de manter os custos sob controle e aproveitar os benefícios do avanço tecnológico de forma estratégica. Uma empresa deve ter foco em seguir o famoso lema “Fazer mais com menos”, mas isso deve ser feito com bom senso e uma avaliação precisa de como a infraestrutura de TI está viabilizando uma performance notável.

Avaliação do grau de segurança da informação

Investir em equipamentos e soluções avançadas de Tecnologia da Informação exige bastante planejamento e um bom volume de capital financeiro. Definitivamente, muitas empresas nacionais não têm condições de acompanhar, de maneira integral, as tendências de segurança da informação por questões orçamentárias.

Esse, sem dúvida, é um dos motivos que favorece a expansão dos serviços em nuvem no Brasil e em diversas partes do mundo. Muitos provedores de cloud computing, além de contarem com servidores com grande capacidade de armazenar e disponibilizar dados, destacam-se por adotar recursos de ponta para prevenir ataques virtuais.

Ter mais garantias de que os dados empresariais e dos clientes estarão protegidos é um ponto que tem influenciado muitas corporações a terceirizar a infraestrutura de TI. Também é importante destacar que, com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), o trabalho remoto passou a ser vital para a sobrevivência de muitas organizações.

E isso gerou também um maior cuidado com a segurança das informações, porque os hackers estão buscando alternativas para explorar vulnerabilidades nas Redes Privadas Virtuais (VPNs) e falhas comportamentais dos empregados em home office.

Com serviços em nuvem capazes de combater as tentativas de ataques virtuais com eficiência, uma companhia está mais preparada para enfrentar os desafios lançados pela transformação digital. Por isso, a escolha de um provedor de cloud computing é um fator que exige uma análise criteriosa e bastante cuidadosa.

Compreensão do cenário atual

A segurança da informação, com certeza, é um aspecto que não pode ser ignorado pelas companhias brasileiras. E isso é consequência da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no segundo semestre de 2020.

No caso, se uma empresa não tiver o devido cuidado em disponibilizar e proteger as informações dos clientes, receberá multas que podem chegar até a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento bruto. Além disso, o vazamento de dados causa um prejuízo que dificilmente pode ser recuperado por uma instituição: a credibilidade perante o público-alvo.

A falta de cuidado com as informações dos consumidores, sem dúvida, causa uma perda de faturamento considerável para as marcas. Essa conjuntura mostra que a avaliação dos serviços em nuvem é relevante para cuidar da reputação, fator que não pode ser desprezado pelos gestores em hipótese alguma.

Avaliação contínua de serviços na nuvem: a solução ideal

Mesmo com recursos de cloud computing de alto nível, uma corporação não está totalmente livre de ataques virtuais nocivos. Portanto, é essencial pensar em meios que possam reduzir, ao máximo, a possibilidade de hackers terem acesso à rede corporativa.


Uma boa alternativa para diminuir os riscos consiste na avaliação contínua de serviços na nuvem, uma solução utilizada para acompanhar os serviços em nuvem com extrema eficiência, que é primordial para elevar o nível de proteção dos dados e detectar falhas nos códigos.

Contar com uma solução de ponta para avaliar vulnerabilidades com rapidez e eficiência é uma vantagem muito importante para as empresas. Afinal, evita que haja paralisações imprevistas nas atividades e interrupções por um longo período nos serviços digitais.

Qualquer medida inteligente com foco em segurança da informação deve ser implantada o mais rápido possível por uma companhia. E tomar a melhor decisão se torna muito mais fácil a partir do momento em que os serviços em nuvem têm um bom acompanhamento por meio de soluções tecnológicas avançadas.

Se está em busca de alternativas para aumentar a proteção dos dados corporativos, agende uma reunião com a nossa equipe agora mesmo!