Atualmente, as empresas desejam tirar proveito de todos os benefícios que a Nuvem pode oferecer. No entanto, para que elas consigam isso, é necessário realizar um bom trabalho de gerenciamento da nuvem, que inclui a implantação, serviços e recursos da cloud como aplicativos, banco de dados, sistemas e servidores, por exemplo.

Infelizmente, executar e operar uma implantação na nuvem internamente não é tão simples quanto parece. Nesse caso, as organizações podem optar pela implementação de uma plataforma de gestão da Nuvem: um conjunto de ferramentas projetadas para gerenciar recursos cloud em um ambiente de nuvem pública, privada ou híbrida.

Quando esse gerenciamento é realizado por uma empresa especializada, como é o caso da DBACorp, os resultados são ainda melhores.

Um dos objetivos da gestão da nuvem é otimizar o uso de recursos e manter os custos sob controle. Mas como a sua empresa pode tirar proveito de um parceiro que faça o gerenciamento na nuvem para alcançar a excelência nesse tipo de tecnologia, bem como obter benefícios de profissionais especializados?

Logo a seguir, listamos tudo o que você precisa saber em relação ao gerenciamento da nuvem. Confira:

Gerenciamento da nuvem: o que é?

Resumidamente, o gerenciamento da Nuvem é uma solução que realiza o gerenciamento e organização do ambiente de cloud computing. Muitas vezes, as empresas que não contam com um departamento de TI robusto ou que desejam que ele direcione seus esforços para outras áreas, acabam optando e desfrutando dos benefícios de um parceiro especializado nessa área.

Como funciona o gerenciamento da nuvem?

Uma gestão da nuvem feita corretamente inclui diversos processos de manutenção de toda infraestrutura de cloud computing. Ela abrange desde a implementação dos serviços da nuvem, até a correção de problemas que possam acontecer nesse ambiente.

Além disso, ela conta com ferramentas que auxiliam as empresas a otimizar e gerenciar a sua infraestrutura em relação a custos, segurança e todas as operações na nuvem.

Uma boa plataforma de gerenciamento da nuvem permite que os usuários mantenham o controle sobre os ambientes de forma dinâmica e escalável.

Outro aspecto importante, é que toda a gestão da Nuvem inclui inúmeras rotinas, entre as principais podemos destacar:

  • Plano de backup de dados;
  • Plano de disaster & recovery;
  • Suporte a usuários;
  • Alocação de recursos;
  • Gestão de banco de dados;
  • Gerenciamento de licenças de softwares;
  • Monitoramento de recursos;
  • Verificação de disponibilidade.

Os benefícios do gerenciamento da nuvem

O gerenciamento de serviços em nuvem é capaz de otimizar a integração da cloud com o ambiente de trabalho das empresas, gerando melhores resultados para os negócios. Logo a seguir, conheça os principais benefícios do gerenciamento da nuvem.

Redução de custos

Atualmente, a diminuição de custos uma questão importante para todas as organizações. Com uma ferramenta que realiza o gerenciamento da nuvem, elas conseguem uma diminuição significativa de gastos

Além disso, através de uma ferramenta especializada, a utilização de recursos pode ser rastreada em tempo real e as equipes de TI são capazes de tomar decisões calculadas em torno da alocação de custos e recursos.

A gestão da nuvem também conta com ferramentas para configurar limites de uso, garantindo que os custos não aumentem conforme o uso. Assim, os gerentes de infraestrutura são capazes de rastrear limites de gastos e analisar padrões de uso, prevendo as necessidades de recursos para gerenciar seus custos com mais eficiência.

Mais competitividade para o negócio

O gerenciamento da nuvem também é um ótimo recurso para garantir mais competitividade para as empresas. Ao contar com um parceiro focado na gestão da cloud, elas acabam direcionando seus esforços em processos mais estratégicos, ou seja, aqueles essenciais para o core business.

Dessa maneira, todo o fluxo de trabalho das organizações é otimizado, garantindo melhores resultados para o negócio.

Outro ponto essencial do gerenciamento da nuvem é a melhoria de desempenho dos serviços baseados em cloud computing. Como ele permite o direcionamento de recursos de acordo com as demandas da empresa, evita gargalos para que o negócio possa operar sem restrições.

Mais segurança

Quando o ambiente de nuvem é gerenciado da maneira correta, ele conta com mais segurança através de monitoramento, controle de acesso e gestão de informações que são essenciais para o negócio, por exemplo. O monitoramento também analisa o desempenho regularmente, um cuidado que evita possíveis falhas.

Assim, a nuvem conta com mais segurança e a empresa evita os inúmeros problemas decorrentes de um sistema falho nesse sentido.

A importância do apoio de especialistas na área

Por último, mas não menos importante, o apoio de uma empresa especialista em gestão da nuvem como é o caso da DBACorp garante um time focado na gestão de serviços de Cloud Computing.

A DBACorp está ao lado da sua empresa na Jornada de migração para a Nuvem, incluindo os ambientes AWS Amazon, Microsoft Azure, Oracle Cloud, Google Cloud e Huawei Cloud.

Com profissionais gabaritados, ela garante aplicação das melhores metodologias de gestão de Cloud, bem como práticas de governança de acordo com a necessidade da sua empresa.

Assim, ela pode ajudar o seu negócio desde o mapeamento inicial do seu ambiente on-premise, seleção do melhor provedor para as suas necessidades, design de Infraestrutura Cloud até a migração efetiva para a Nuvem.

Deseja saber mais como a DBA pode auxiliar a sua empresa a atingir os melhores resultados através da nuvem? Entre em contato já e agende uma reunião.