Cada vez mais as empresas estão descobrindo as facilidades da cloud computing. Afinal, esse serviço permite que os usuários acessem e executem a maioria de suas tarefas de onde quer que estejam, além de trazer inúmeros outros benefícios para as instituições.

Dessa maneira, a computação em nuvem está se tornando tendência para organizações de todos os setores e tamanhos. Os recursos que ela oferece vêm facilitando a gestão estratégica e trazendo a otimização de processos nas empresas. Acompanhe este artigo até o final e conheça todas as vantagens em realizar a migração para a nuvem.

Como a computação na nuvem auxilia na gestão estratégica das empresas

Atualmente, na era da informação, a tecnologia se faz necessária para manter a competitividade no mercado. Afinal, quando desatualizadas tecnologicamente, as empresas dificilmente conseguem suprir todas as demandas do setor. Ou seja, elas acabam ficando um passo atrás dos concorrentes que investem em recursos tecnológicos como a cloud computing, por exemplo.

A computação em nuvem permite que as corporações tenham acesso a recursos de maneira prática e escalável, tornando as antigas infraestruturas de TI on-premises defasadas nesse quesito.

Além disso, com a Cloud Computing, as empresas diminuem seus esforços para solucionarem problemas em infraestrutura de TI e passam a direcioná-los em melhorias de produtos, serviços ou até mesmo em processos corporativos, por exemplo.

Portanto, com a TI bem organizada, elas podem olhar para a gestão corporativa com mais cuidado, pois a tecnologia passa a trabalhar em todos os setores da instituição como uma ferramenta de integração e inovação.

Em relação a gestão estratégica das empresas, a cloud computing facilita a tomada de decisões, uma vez que também conta com ferramentas que coletam e analisam grandes volumes de dados, que por sua vez geram insights em todas as áreas da organização. Confira a seguir algumas vantagens em aderir a essa ferramenta.

Benefícios da computação na nuvem para as empresas

A computação em nuvem é uma ferramenta fundamental para a melhoria de processos nas empresas. Mostraremos, então, os três principais benefícios que ela oferece. Confira!

Redução de custos

A redução de custos é apenas o ponto de partida em relação aos benefícios da implementação da computação na nuvem.

Por exemplo, a manutenção da infraestrutura de TI representa um custo alto para qualquer empresa. Dessa forma, a organização deve ver a computação em nuvem como um verdadeiro investimento. Isso porque, após a migração para a nuvem, alguns equipamentos de infraestrutura, antes necessários, passam a ser dispensáveis. Dessa maneira, muitas despesas com manutenção são simplesmente eliminadas.

Por outro lado, os funcionários de TI responsáveis pela manutenção podem ser realocados, e terão mais tempo para focar seus esforços em atividades de inovação, que consequentemente são mais lucrativas para a empresa.

Facilidade para expandir sua infra

Com a flexibilidade promovida por esse serviço, a organização também ganha facilidade para expandir sua infraestrutura de tecnologia. Ou seja, não será preciso grandes mudanças no caso de crescimento do negócio, por exemplo.

Assim, para adquirir mais recursos e espaço na nuvem basta solicitá-los de maneira on-line ao provedor contratado, e em poucos minutos sua solicitação é atendida com a nova estrutura necessária para atender as demandas coorporativas.

Controle de dados é mais preciso

A computação em nuvem elimina um problema comum entre as corporações: a organização das informações. Isso porque, através desse serviço, o controle de dados é mais preciso. Dessa forma, os gestores se beneficiam da ferramenta e têm maior suporte para a tomada de decisões.

Como a computação em nuvem atua na otimização de processos estratégicos da empresa

Como vimos anteriormente, principalmente pela questão estratégica, a computação em nuvem é fundamental. Sem ela, as organizações perdem a sua competitividade em um mercado com empresas cada dia mais tecnológicas. Veja, por exemplo, como esse serviço realiza a otimização de processos nas organizações.

Escalabilidade de serviços

Todos os serviços de nuvem são pensados sob demanda para empresas de todos os tamanhos. Dessa forma, elas podem adaptar seus serviços de acordo com qualquer contratempo. Não importa se é um momento de ascensão ou crise, com a computação em nuvem as organizações são capazes de retirar, contratar ou atualizar seus serviços sem qualquer burocracia.

Ou seja, caso as necessidades corporativas mudem, é possível expandir ou retirar os recursos do pacote contratado facilmente.

Maior produtividade da equipe

Com as ferramentas da nuvem, os colaboradores não sofrerão com falta de informações por causa de servidores lentos, por exemplo. Além disso, a computação em nuvem permite que os profissionais de diversas áreas trabalhem de maneira sincronizada, incluindo o acesso a arquivos importantes. Eles também contam uma plataforma de comunicação única.

Outra característica das ferramentas na nuvem é que os dados são compartilhados facilmente entre os diferentes setores, trazendo benefícios para todos os departamentos da empresa.

Mais segurança sobre as informações

Atualmente, a segurança da informação deve ser pauta de destaque para qualquer empresa. Isso ocorre, pois as corporações que vazam dados importantes, além do prejuízo financeiro e da perda da credibilidade no mercado, podem estar sujeitas a penalidades legais, sobretudo com a LGPD prestes a entrar em vigor.

Proteger informações confidenciais deve ser considerado um investimento. Nesse cenário, a nuvem é um dos ambientes mais seguros para o armazenamento de informações importantes.

Recursos mais gerenciáveis

Data centers locais são comuns, porém funcionam por meio de softwares e equipamentos servidores. Ou seja, além de possuírem uma vida útil, é muito difícil para as empresas organizar as atualizações e dados dos sistemas on-premise.

Já na nuvem, esse problema não existe. Com ela, é simples gerenciar o serviço oferecido, consequentemente também se corta gastos e recursos excessivos para os procedimentos de uma equipe de TI, por exemplo.

Resumidamente, na computação em nuvem, a melhoria de processos nas empresas é visível. Os impactos positivos são muitos. Através dela, as companhias têm um serviço flexível para proteger informações confidenciais e ainda melhorar a produtividade da sua equipe.

Deseja saber como a cloud computing pode ajudar a sua empresa a atingir os objetivos? Acesse a nossa área de materiais gratuitosEntre em contato conosco e agende uma reunião.