A pandemia do Coronavírus (Covid-19) provocou uma grande transformação no mundo corporativo, afinal muitas empresas foram obrigadas a adotar o home office para manter suas atividades funcionando e os seus colaboradores protegidos contra a doença. Por outro lado, esse cenário exige uma maior atenção com a segurança de dados.

Pelo fato de muitos colaboradores terem acesso a arquivos e a sistemas corporativos por dispositivos próprios e de forma remota, há um risco maior de ciber-criminosos conseguirem informações sigilosas de forma fraudulenta. Essa situação mostra como o momento atual exige investimentos em soluções e em medidas com foco na proteção dos dados institucionais.

A seguir, vamos abordar diversas soluções para o seu negócio adotar um home office mais seguro e eficiente, o que é crucial para minimizar os problemas relacionados com ataques virtuais.

Trabalho remoto e os perigos para a segurança de dados

Por mais que os colaboradores estejam preocupados com a segurança da informação em sua casa, nesse caso, os recursos adotados para combater os ciber-criminosos não são tão sofisticados quanto os adotados pela companhia.

Assim, essa conjuntura contribui, de forma significativa, para que os hackers tenham um maior foco em vítimas que acessam dados corporativos em casa ou em outros lugares fora do ambiente de trabalho.

Uma alternativa para a redução dos riscos de golpes virtuais se dá por meio da utilização de uma Rede Virtual Privada (VPN) que adote boas soluções para a segurança de dados corporativos.

Logicamente, o trabalho de conscientização é muito importante para os colaboradores não cometerem erros infantis, como clicar em links de origem desconhecida.  O ransomware, o phishing e o roubo de senhas, por exemplo, são alguns dos principais riscos à segurança digital em home office. Não abordar isso, de forma clara com os colaboradores que realizam o trabalho remoto é um erro que pode causar danos financeiros e de reputação em curto prazo.

O que levar em conta na hora de garantir a segurança de dados da sua empresa com o trabalho remoto

Antes mesmo da pandemia, o conceito BYOD, sigla em inglês de Bring Your Own Device, já estava ganhando espaço no mundo corporativo. Em bom português, essa tendência pode ser entendida como “trazer o próprio dispositivo”.

Com base nesse movimento ligado à transformação digital, os colaboradores podem usar celulares, notebooks, computadores e outros recursos tecnológicos pessoais para acessar sistemas e informações institucionais. Embora proporcione muita comodidade e agilidade, essa prática precisa ser implantada com muito bom senso para que os riscos à segurança de dados sejam minimizados.

É necessário contar com uma excelente governança de TI para o BYOD ser utilizado de forma correta pelos colaboradores. Além disso, a utilização de VPNs, como dissemos anteriormente, e de recursos de monitoração é essencial para elevar o nível de segurança da informação.

Além disso, devemos adotar uma série de medidas que serão detalhadas a seguir.

Checar as condições do aparelho

Uma das primeiras ações para a política de BYOD ser realmente efetivada em uma empresa com responsabilidade consiste em estabelecer critérios para um equipamento ser utilizado no trabalho remoto.

Além do uso de um bom antivírus, é preciso delimitar o nível de acesso que o funcionário terá às informações corporativas no trabalho remoto. Outra recomendação é verificar se a máquina usada por ele tem condições para ele manter a produtividade em um bom patamar.

Dependendo do software adotado pela empresa, existe o risco de o dispositivo utilizado na casa do colaborador não ter a performance ideal para executar as tarefas rapidamente. É um ponto que uma companhia não pode ignorar, já que interfere no rendimento.

Manter softwares atualizados

Se uma corporação deseja contar com uma segurança de dados eficiente em tempos de home office, necessita investir em sistemas atualizados. No caso de funcionários da área administrativa, o ideal é que eles usem na residência a mesma versão de software utilizado no ambiente de trabalho.

Essa prática é importante, pois é uma maneira de dificultar o trabalho de hackers em encontrar vulnerabilidades para ter acesso à máquina. Também vale destacar o uso de um antivírus reconhecido pelo mercado e constantemente aperfeiçoado.

Vale lembrar que uma companhia deve monitorar os recursos adotados pelo empregado durante o home office. Do contrário, estará bastante exposta a ações de ciber-criminosos, aumentando bastante o risco de vazamento e de roubos de informações.

Criar políticas de restrições de acesso

Não basta apenas investir em boas soluções de segurança de dados. Também é imprescindível implantar uma política de controle de acesso que priorize os recursos primordiais para um colaborador atuar de acordo com as melhores práticas do mercado.

Uma política de restrições de acesso é uma alternativa que colabora para reduzir as possibilidades de ataques virtuais. Além disso, é vital para os funcionários estarem mais envolvidos com o que realmente é necessário para apresentar um desempenho que esteja dentro das expectativas.

Uma empresa deve ter consciência de que as políticas de restrições de acesso precisam ser aprimoradas e comunicadas com clareza para os empregados. Isso é relevante para minimizar riscos à rede corporativa.

Orientar os colaboradores

A conscientização é peça-chave para a segurança de dados estar em um excelente nível. Afinal, muitos dos problemas relacionados com esse segmento tem relação direta com uma postura inadequada dos empregados.

Por isso, é muito importante que sejam feitas campanhas periódicas de conscientização sobre as medidas corretas para evitar o acesso de ciber-criminosos às informações institucionais.

Os funcionários devem ser sempre orientados sobre as ações mais perigosas que podem originar um ataque hacker, como clicar em links de origem duvidosa e usar a mesma senha para acessar diversos sistemas.

Criar uma rotina de backups

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que instituições públicas e privadas adotem uma série de cuidados para armazenar e utilizar as informações fornecidas pelos cidadãos. E uma maneira de manter esses dados mais seguros é por meio de uma rotina de backups.

As cópias de segurança são um recurso que proporcionam às companhias um maior controle sobre os dados armazenados. Além disso, manter as informações atualizadas é uma medida necessária para seguir as regras e ter subsídios para tomar as melhores decisões sobre o caminho a ser traçado.

Por questões legislativas, financeiras e de imagem, a segurança de dados passou a ser um fator muito importante para uma empresa ser mais competitiva. Não visualizar isso com a devida atenção é um erro grave e que, sem dúvida, vai causar problemas em curto prazo.

E você, pensando em adotar o trabalho remoto em sua empresa? Tenha a DBACorp como a parceira ideal para realizar as principais adequações que ela necessita. Entre em contato e saiba como poderemos ajudá-lo.