Tempo de resposta lento, processamento emperrado, dificuldades para conduzir operações corporativas que, antes, levavam segundos e exigiam poucos cliques. Essa é a realidade tecnológica de várias empresas que se encontram em um estado único quanto ao seu Banco de Dados. No entanto, o receio de gastar ou de se verem obrigadas a trocar sistemas e equipamentos as impede de buscar soluções efetivas. Uma das melhores alternativas nesse sentido, no entanto, busca sanar essas preocupações: o Tuning em Banco de Dados.

Mas por que um Tuning seria necessário? Afinal, muitos Bancos de Dados já vêm preparados para suportar altas demandas de seus sistemas, com condições para encarar e processar um grande volume de transações. Isso é uma verdade, no entanto, até certo ponto.

A quantidade de dados e informações em uma empresa aumenta a cada dia, assim como sua relevância para os negócios. Portanto, seu uso é essencial — e diário.

Aqui, falamos muito mais do que apenas consultar ou buscar informações no sistema.

A performance do Banco de Dados influencia, por exemplo, no tempo de criação de um relatório. Em condições ideais, a compilação de dados deveria levar pouquíssimo tempo. No entanto, em um Banco de Dados lento, isso acaba se tornando um problema.

Além disso, a má performance pode influenciar por exemplo no acesso a dashboards e telas de acompanhamento e controle da produção. Com um Banco de Dados ineficaz, você não obtém as informações em tempo real, o que prejudica o negócio.

Entre outros vários processos que, antes, levavam segundos ou poucos cliques, ou seja, trata-se de um problema capaz de frear todo desenvolvimento operacional e estratégico de uma empresa.

Apostamos que essa não é uma realidade que você quer para seu negócio, certo?

Por isso, neste conteúdo, vamos explorar mais acerca da solução Tuning em Banco de Dados para entender o que é e quais os seus benefícios. Quer aprender mais? Continue a leitura!

O que é Tuning em Banco de Dados?

O Tuning em Banco de Dados é uma ação que visa a otimização do desempenho da sua infraestrutura de dados. Ou seja, potencializar o trabalho de seus próprios recursos em busca de máxima performance, seja na camada operacional ou mesmo no código-fonte.

No entanto, é importante frisar, o Tuning em Banco de Dados não é a simples adição de recursos como memória, processadores mais rápidos, mais núcleos ou mesmo SSDs.

Essa intervenção costuma ser paliativa, pois não há uma análise prévia das condições e necessidades do Banco de Dados.

O processo completo de Tuning em Banco de Dados considera todas as possibilidades, estudando a fundo o estado da infraestrutura. Ele se dá da seguinte forma:

  • Entendimento do problema;
  • Desenvolvimento de um diagnóstico completo;
  • Aplicação das mudanças e técnicas de otimização, conforme indicado no diagnóstico.

Dessa forma, é possível planejar soluções assertivas e que resolvam, de fato, os problemas — aumentando o desempenho e, muitas vezes, reduzindo custos desnecessários para a organização.

Em outras palavras, Tuning é o sinônimo de otimização.

Por que realizar o Tuning em Banco de Dados?

Empresas que querem se manter à frente da concorrência devem ser inteligentes com seus investimentos e, principalmente, cuidadosas em relação ao seu Banco de Dados.

Foi-se o tempo em que ele era apenas um asset corporativo, cuja capacidade raramente era extrapolada. Hoje em dia, o Banco de Dados é um dos braços operacionais e estratégicos do negócio, configurando todo um ambiente digital de recursos utilizados no dia a dia.

Muito além de armazenar dados, ele é o responsável por processá-los, bem como servir de base para que programas, sistemas e aplicações funcionem. Trata-se do ponto de partida para um ecossistema de soluções que integrem toda empresa.

Manter sua performance lá no alto, com a adoção de práticas de Tuning em Banco de Dados, é algo mais que necessário.

Ainda assim, em muitos casos, o Tuning em Banco de Dados é realizado de forma corretiva, quando o sistema já apresenta uma falha de performance. No entanto, uma prática adequada é a realização do Tuning como uma ação preventiva.

Afinal, trata-se de uma correção pontual, assertiva e estratégica do coração de sua infraestrutura tecnológica. Assim, a empresa garante máxima eficiência do sistema de forma contínua, 24x7x365.

Além disso, o Tuning em Banco de Dados propõe o controle das mudanças feitas. Com isso, para a empresa, fica muito mais simples analisar a eficácia das ações tomadas.

Essa é também uma ferramenta de prevenção, dando à organização o poder de se antecipar a futuros problemas.

Quais são as atividades em Tuning em Banco de Dados que podem ser realizadas?

O Tuning em Banco de Dados pode ser dividido em 3 atividades diferentes, com objetivos específicos de acordo com a necessidade do seu sistema. Confira:

1 – Planejamento de performance

Definição e configuração do ambiente no qual o Banco de Dados está instalado. Nessa atividade, consideram-se componentes de Hardware, Software, Sistemas Operacionais e toda Infraestrutura de Rede.

Normalmente, é relacionado com as aplicações que fazem parte do seu banco de dados. As execuções, aqui, variam bastante, pois cada caso costuma ser diferente e dimensionado conforme a necessidade da organização.

2 – Tuning de instância

Essa atividade diz respeito ao trabalho de um DBA (Administrador do Banco de Dados), como ajustes de configurações e definição de novos parâmetros do sistema.

Deve ser conduzido por profissional certificado na atividade, pois trata-se de uma ação bastante técnica e capaz de influenciar as operações diárias da empresa.

3 – SQL Tuning

Nada mais que a otimização de instruções SQL. Nesse caso, a atividade deve ser igualmente conduzia por um responsável técnico especializado na linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados.

Agora que você conhece mais sobre o Tuning em Banco de Dados, que tal considerar essa opção para melhorar o desempenho operacional do seu negócio?

A DBACorp está aqui para ajudar a sua empresa!

Contate um de nossos especialistas e deixe-nos contextualizar como o Tuning em Banco de Dados pode potencializar os resultados da sua empresa, trazendo a performance da sua infraestrutura a um outro nível.