Como a Cloud pode ser uma estratégia de economia com TI

Uma das principais tecnologias que potencializa a economia com TI — entre outros benefícios — é o Cloud Computing (Computação em Nuvem). Essa inovação possibilita que o negócio armazene suas informações e realize suas operações por servidores, redes e computadores de terceiros, sendo necessário apenas conexão à internet para fazê-lo.

A adoção dessa solução vinha crescendo nos últimos anos, mas a pandemia do coronavírus fez com que ela se tornasse ainda mais popular. Esse fenômeno pode ser comprovado com o relatório Cloud Radar 2021 Reports, que indica que 40% das entidades pesquisadas migrarão seus sistemas para nuvem em 2022 — em relação aos 17% de 2021.

Quer saber como essa inovação pode ser tão benéfica aos negócios? Nesta leitura explicamos detalhadamente como essa solução ajuda a empresa em tempos de pandemia, quais são seus benefícios e, no fim, como ela ajuda a economizar no TI.

Cloud Computing: solução para empresas em tempo de pandemia

A pandemia do coronavírus fez com que os Governos exigissem distanciamento ou isolamento social entre as pessoas para conter a disseminação do vírus. Diante desse cenário, as empresas não poderiam exigir que seus funcionários se deslocassem até seus locais de trabalho.

Para superar esse problema, as organizações passaram a adotar a Computação em Nuvem, permitindo que o pessoal trabalhasse à distância e diretamente de suas casas (home office). Com essa estratégia, elas continuaram sua produção, conseguiram cumprir a legislação e minimizaram as chances de contaminação de COVID-19 pelos colaboradores.

Gestores também conseguiram administrar e supervisionar suas atividades sem precisar estar fisicamente no estabelecimento da empresa. Nesse caso, a nuvem se interliga com sistemas de gestão que apontam as operações que estão sendo realizadas pelos funcionários em tempo real, além de gerar relatórios de desempenho.

Entenda como a Cloud Computing é aliada da sua empresa

O Cloud Computing não é uma tecnologia útil apenas em cenário de pandemia, já que ela traz inúmeros benefícios que ajudam diretamente no desenvolvimento das empresas que o adotam. Confira alguns deles a seguir.

Autoridade no mercado

Computação em nuvem possibilita um relacionamento mais fácil e direto com seus clientes, especialmente se for contratada uma Data Base competente, experiente e especializada. Graças aos robustos servidores e redes, o site ou plataforma da sua empresa será mais estável e carregará mais rápido.

Isso evita que você perca clientes por quedas do sistema ou falhas de acesso, bem como proporciona uma experiência mais vantajosa para seu público, melhorando sua imagem continuamente.

Escalabilidade e flexibilidade

Será possível expandir as atividades do negócio sem precisar investir na infraestrutura de TI, basta entrar em contato com o provedor da Data Base e solicitar um novo plano. Imagine que você tenha uma loja virtual, será vantajoso aumentar sua capacidade em períodos de alta de venda, como black friday, natal e outras datas festivas.

Em situações em que as atividades do negócio caem — como épocas de baixas vendas ou crises —, também será possível reduzir a capacidade dos servidores contratando planos mais econômicos. Essa vantagem evita que os equipamentos fiquem ociosos e gerando custos durante esse período.

Máxima produtividade

As Data Bases de qualidade são estáveis e utilizam tecnologias de ponta, o que evita diminui instabilidades das máquinas e, consequentemente, o tempo que os colaboradores ficam ociosos aguardando o retorno do servidor.

Outro aspecto que ajuda na produtividade é o fato do servidor ser acessado em qualquer lugar e momento, isso beneficia a interação e colaboração entre as equipes, aumentando a produtividade de forma geral. Por exemplo, um profissional conseguirá desempenhar suas atividades mesmo fora do estabelecimento da empresa.

Melhor tomada de decisões

Como no Cloud Computing a maioria (senão todos) dos dados do negócio serão aglomerados em uma única plataforma, os indicadores, as métricas e os relatórios gerenciais serão mais completos. Além disso, os gestores poderão acessar essas informações à distância por um dispositivo móvel (como smartphone, tablet ou notebook), facilitando sua gestão.

Ampla segurança

Preocupações relacionadas ao extravio ou perda de informações serão significativamente diminuídas. O provedor da Data Base efetuará backups (cópias de segurança) automaticamente e com frequência, permitindo que eventuais dados perdidos sejam rapidamente recuperados.

Caso ocorram catástrofes — como incêndios e enchentes — ou acidentes na empresa, todas as informações estarão na Data Base contratada, fato que agiliza a recuperação do negócio e evita prejudicar os clientes, parceiros ou colaboradores.

Um bom provedor também aumenta a proteção ao utilizar programas específicos que evitam ataques DDoS (tentativa de tornar um sistema indisponível para os usuários) e outras ferramentas como antivírus, firewalls, criptografia dos dados e políticas de segurança.

Sustentabilidade

A computação em nuvem também é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável. Em vez de várias empresas montarem suas infraestruturas, elas usarão apenas uma empresa que fornece o Data Base, isso minimiza o gasto energético e a necessidade de compras de equipamentos — reduzindo o descarte inadequado de eletrônicos.

Economia com TI: como a Cloud Computing pode ajudar?

Com certeza o principal benefício observado é a economia dos custos com TI, investir nessa tecnologia é mais barato que adquirir em uma infraestrutura de TI, o que incluiria computadores, discos rígidos, servidores, redes etc.

Também não será necessário despender manutenção dos equipamentos, o que exigiria mão de obra especializada. Saiba que a desnecessidade de programar manutenções também otimiza a rotina do gestor de TI, já que ele não precisará despender tempo nessa tarefa.

Outro aspecto economizado é a desnecessidade de investir com espaço físico, assim a empresa não precisará alugar um estabelecimento maior ou com mais salas e serão minimizados seus custos com luz, refrigeração, limpeza etc.

Ressalta-se que será mais fácil para a empresa se regularizar perante a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O provedor do serviço nuvem tomará todas as medidas para tratar as informações da empresa adequadamente e reduzir a probabilidade de que os dados sejam vazados. Com isso, seu negócio consegue maximizar sua segurança, cumprir a lei e economizar ao mesmo tempo.

Essa redução de custos faz com que a entidade tenha mais recursos para investir em seus projetos, expanda suas atividades, aumente os lucros, desenvolva novos diferenciais, reduza seus preços, atraia investidores, entre outras alternativas.

O Cloud Computing proporciona várias oportunidades de economia com TI, mas essa inovação ainda traz variados outros benefícios ao negócio, tratando-se de uma tecnologia importante para negócios que almeja elevar sua competitividade no mercado.

Quer aproveitar dessas vantagens? Agende uma reunião com os especialistas da DBACorp para conhecer os serviços de Data Base e Cloud Computing!

72 / 110