A computação em nuvem é um recurso que está se tornando cada vez mais importante para as empresas. Um dos motivos é que ela propicia redução de custos com resultados expressivos de eficiência. Por outro lado, é importante que os gestores de tecnologia fiquem atentos a algo muito importante: a higienização de Cloud Computing.

Muitas companhias ainda ficam acomodadas porque consideram que a simples adesão à computação em nuvem é sinônimo de sucesso e alto nível de segurança da informação. No entanto, nem sempre é assim, afinal é necessário um olhar atento às melhores práticas de TI para evitar erros que podem afetar os ativos tecnológicos e a reputação empresarial.

Neste artigo, vamos destacar vários aspectos que justificam uma atenção especial com a higienização de cloud. Confira!

Entenda o que significa a higienização de Cloud Computing

O termo higienização está relacionado com a limpeza do ambiente. Basicamente, a higienização de Cloud Computing ocorre quando são retirados todos os ativos que informalmente são considerados “lixo”, havendo a eliminação de recursos que não estão sendo utilizados pela empresa.

Além disso, nesse tipo de higienização existe a possibilidade de verificar quais recursos estão mal configurados ou alocados de forma incorreta. Essa é uma medida que precisa ser adotada periodicamente, pois recursos não utilizados podem gerar custos extras desnecessários para as empresas.

Ao colocar em prática a higienização, o gestor estará focado em utilizar ferramentas de TI que realmente serão úteis para elevar a produtividade da equipe. Por isso, esse é um trabalho tão importante e que deve ser feito com bastante critério e profissionalismo.

Vale a pena citar que em um cenário de instabilidade econômica, é inadmissível que uma corporação não adote práticas voltadas para evitar o desperdício e a ineficiência. A mentalidade com foco em resultados não pode ficar restrita ao discurso e a ações focadas somente no core da empresa. Ela deve abranger todos os setores e atividades corporativas de forma plena.

Entenda a relação entre otimização e higienização do ambiente de cloud

Em primeiro lugar, deve ser registrado que a otimização automaticamente engloba a higienização, que contempla a análise da infraestrutura do cliente e verifica os recursos inúteis ou os que estão sendo utilizados de forma equivocada.

Essa iniciativa colabora para alocar os recursos de maneira estratégica e eficiente, contribuindo para a redução de custos da sua fatura. Por mais que esses dois processos andem lado a lado, vale apontar que a higienização se diferencia da otimização, porque a higienização não explora novas oportunidades de uso de recursos na Infraestrutura.

A higienização de Cloud Computing se caracteriza pela eliminação dos excessos. Por isso, ela pode ser perfeitamente considerada uma limpeza, pois retira tudo que informalmente denominamos como “lixo” do ambiente de TI.

 Saiba como funciona a higienização de cloud nos ambientes AWS

A higienização em ambientes Cloud na AWS funciona por meio da análise de toda a infraestrutura AWS no que tange principalmente à pavimentação.

Ou seja, a atividade verifica todos os excessos, configurações e recursos alocados na AWS sem utilização. Após isso, tem início o processo de remoção do que não é mais necessário estar presente no ambiente de TI na nuvem.

Contar com profissionais capacitados que façam esse processo é muito importante para colher bons resultados com a higienização de Cloud Computing.

Afinal, a eliminação de recursos sem utilização deve seguir critérios pré-definidos para evitar qualquer problema nos serviços oferecidos por uma empresa e nas condições de trabalho disponibilizadas aos funcionários.

 Veja quais os benefícios da higienização de cloud

Inegavelmente, há vantagens marcantes ao optar por esse procedimento. Uma delas engloba a redução de custos por meio da eliminação do que está em excesso ou não sendo utilizado. Afinal, não faz sentido investir pesado em recursos de TI que não estão agregando valor à marca.

Além disso, se uma companhia não administrar as finanças e demais meios para se manter competitiva de forma correta não terá condições de consolidar uma posição de prestígio no mercado.

Outro benefício importante da higienização de Cloud Computing abrange a melhoria do gerenciamento do ambiente de TI, porque tudo que estará configurado e alocado na Cloud AWS realmente possui a devida função.

Fique atento aos riscos de não fazer a higienização

Para seguir boas práticas do segmento de Tecnologia da Informação, é essencial reconhecer a necessidade de adotar, de maneira planejada, a higienização de Cloud Computing.

Como já falamos, ignorar esse procedimento tem como principal consequência aplicar recursos financeiros em recursos que não estão sendo utilizados para melhorar e manter os serviços corporativos.

Em outras palavras, não apostar na higienização é literalmente “jogar dinheiro fora”. Em uma conjuntura de concorrência acirrada, esse tipo de equívoco deve ser evitado ao máximo, pois interfere na capacidade de uma companhia acompanhar as tendências do mercado.  

Tenha o apoio da DBACorp no processo de higienização

A equipe da DBACorp é conhecida por ser muito rígida ao buscar meios para efetivar a redução de custos e a higienização de ambientes, porque cada centavo é levado em consideração.

Mesmo nos casos em que os clientes tinham uma postura firme sobre o uso eficiente dos recursos de TI, o trabalho desenvolvido pela DBACorp mostrou que era possível reduzir os custos das contas de consumo AWS.

A higienização de Cloud Computing é uma iniciativa que deve ser realizada de forma periódica e por profissionais altamente qualificados e atentos aos movimentos do mercado de TI. Afinal, é uma garantia de que os serviços prestados vão colaborar para uma empresa ser mais eficiente.

Para os que desejam diminuir gastos com Tecnologia da Informação de forma inteligente, vale a pena entrar em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para tornar a gestão de TI do seu negócio um diferencial cada vez mais impactante!