Sua organização está adotando a Inovação Tecnológica? O que ela é exatamente? E se você ainda não a está abraçando, deveria começar agora?

A Inovação Tecnológica pode ser definida como a aceleração de atividades de negócios, processos, competências e modelos para alavancar plenamente as mudanças e oportunidades das tecnologias digitais e seu impacto de forma estratégica e direta.

Ela permitirá que você e sua equipe de TI atuem de forma mais estratégica e menos operacional. Não é à toa que cada vez mais CIOs investem na digitalização dos seus processos.

Segundo a pesquisa IDX Business Digitalization, realizada pela IDC, as empresas brasileiras e da América Latina atingiram um índice de 67,5 de digitalização, em uma escala de 0 a 100. É um número relevante, mas ainda há muito em que melhorar.

E para te ajudar nessa jornada, abaixo listamos algumas das tecnologias que estão liderando o caminho para a Inovação Tecnológica. Acompanhe conosco!

O que é e qual importância da Inovação Tecnológica?

Antes de falar das tecnologias em si, é preciso fazer uma distinção. A Inovação Tecnológica vai muito além de simplesmente aplicar dispositivos, ideias e métodos — ela permite à empresa descobrir novas formas de fazer as coisas.

Por exemplo, o Walmart está usando o Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial para melhorar a experiência dos seus clientes que compram online.

Eles instalaram grandes torres no centro de suas lojas físicas onde os consumidores que compraram pela loja virtual, podem escanear um código QR pelos seus smartphones e receber o item comprado em 45 segundos. Sem filas e sem falar com atendentes. Tudo para melhorar a experiência de compra do cliente.

Mas esse é só um pequeno exemplo do que a Inovação Tecnológica pode fazer. Para que você entenda verdadeiramente seu potencial, abaixo listamos as 5 principais tecnologias que estão dirigindo essas mudanças.

 

  1. Internet das Coisas

Internet das Coisas, ou IoT (do inglês, Internet of Things), é um termo usado para nomear o processo de conexão de máquinas e dispositivos à internet e à computação em nuvem. O objetivo é que esses dispositivos possam coletar e transmitir dados em tempo real. (Clique aqui para saber mais de IoT)

 

  1. Edge Computing

Agora, pense em todas as máquinas e equipamentos de uma indústria ligados à internet, quantos dados eles gerarão diariamente? Muitos, certo? No longo prazo, o tráfego dessas informações para a nuvem pode ser pesado, causando o aumento da latência — tempo para que os dados saiam do dispositivo, viajem até o servidor e voltem processados.

O Edge Computing é uma tecnologia que tem o objetivo de eliminar esse problema, reduzindo a latência na hora de enviar e processar os dados gerados pela IoT.

  1. Cloud 3.0

A Cloud 3.0 é uma inovação tecnológica que busca oferecer inteligência acionável para as empresas. Para fazer isso, a nuvem está sendo levada para o que é chamado de Building Scale — um prédio com infraestrutura entregue como uma única unidade, fazendo com que a rede desapareça por trás dele. O objetivo final é entregar a ilusão de um sistema de arquivos gigante ou de um banco de dados gigante. (Se quiser saber mais sobre o assunto, clica aqui!)

  1. Deep Learning

O Deep Learning (DL) é uma função de Inteligência Artificial que imita o funcionamento do cérebro humano no processamento de dados e na criação de padrões para uso na tomada de decisões. Ele funciona como um subconjunto do Machine Learning que possui redes capazes de aprender sem supervisão a partir de dados não estruturados ou não rotulados.

  1. Geração QuBit 

O QuBit será a nova unidade de informação, substituindo o Bit e aumentando a velocidade com que os sistemas computacionais processam as informações. O objetivo é dar origem aos computadores quânticos que poderão ser usados para resolver problemas complexos que estão além das capacidades de um computador clássico.
E sua organização, já começou?

A Inovação Tecnológica não está ligada apenas à implementação de novas tecnologias. Ela também tem a ver com como essas tecnologias são adotadas e utilizadas.

Elas trazem valor para a organização? São facilmente adotadas ou a organização está enfrentando dificuldades para integrar essas novas tecnologias?

Isso nos leva a pensar em outro fator importante para o sucesso da estratégia: o comportamento do cliente. Quais são as demandas e expectativas dos clientes sobre os negócios (e as demandas de tecnologia para atender a essas necessidades)?

A transformação de negócios digitais é o maior desafio no gerenciamento de mudanças. Ela impacta não apenas as estruturas do setor de TI e seu posicionamento estratégico, mas afeta todos os níveis de uma organização (cada tarefa, atividade, processo) e até mesmo sua cadeia de suprimentos.

Os líderes de TI devem desafiar constantemente suas organizações para garantir que essa mudança possa liberar ganhos de produtividade e vantagem competitiva significativa, proporcionando ao mesmo tempo uma experiência excepcional ao cliente.

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