Existem muitas razões pelas quais empresas de todos os setores estão migrando para a AWS – Amazon Web Services -, a plataforma de serviços na nuvem da Amazon.

Os objetivos da jornada para a nuvem AWS são muitos. Algumas empresas estão migrando para aumentar a produtividade de sua força de trabalho. Outras estão procurando consolidar data centers ou minimizar a expansão dispendiosa da infraestrutura e modernizar os aplicativos legados que perderam valor ao longo do tempo.

Além disso, as organizações visionárias estão reinventando suas missões e se atualizando para tecnologias hospedadas na AWS que impulsionam a transformação digital.

No entanto, desenvolver e executar sua jornada para a nuvem AWS pode ser intimidante, mesmo para os líderes de TI mais experientes. Para te ajudar, abaixo explicamos as melhores práticas para fazer sua jornada sem obstáculos e sem impactos na produtividade. Acompanhe conosco:

Jornada para a nuvem AWS: os 7 passos essenciais

1.      Mapeie uma estratégia de migração

O primeiro passo é mapear uma estratégia que identifique motivos comerciais claros e casos de uso antes de migrar para a nuvem AWS.

Talvez a estratégia mais aconselhável seja migrar em fases ou conduzir uma migração piloto na qual você comece com cargas de trabalho menos críticas para os negócios e que possam lhe dar a experiência e a confiança para avançar com uma migração maior.

Você também pode se basear nos cinco R’s do Gartner, que destacam suas opções de migração de aplicativos para a nuvem. Essas opções são Rehost (re-hospedar) a infraestrutura como um serviço (IaaS), Refactor (reestruturar) para uma plataforma como um serviço (PaaS), Revise (revisar) para IaaS ou PaaS, Rebuild (reconstruir) em PaaS ou Replace (substituir) por software como um serviço (SaaS).

2.      Crie um framework de governança em nuvem

Considerando que a conformidade e a segurança estão entre as principais preocupações das organizações que migram para a nuvem AWS, é essencial criar uma estrutura de governança com regras claras e baseadas em políticas que ajudem as empresas a se prepararem para a jornada segura.

A governança da nuvem é uma extensão da governança de TI, que leva em conta os riscos inerentes de confiar dados e aplicativos a serviços de terceiros. Ela define maneiras de fazer os procedimentos— ferramentas, habilidades e competências — para que a empresa que realiza a jornada para a nuvem possa fazer isso com risco mínimo e valor máximo.

A boa governança da nuvem incorpora uma variedade de cuidados, como estruturas, funções, responsabilidades, políticas, planos, objetivos, princípios, medidas e uma estrutura de decisão.

E-book Disaster Recovery

3.      Otimize a rede e conexão com a internet

A rede padrão usada pelos provedores de nuvem é a internet pública. No entanto, algumas organizações, como grandes empresas, podem se preocupar com o fato de a internet ser muito lenta e não segura o suficiente para atingir suas metas de negócios.

Alguns provedores de nuvem pública reconhecem que uma conexão com a Internet pode não ser a melhor escolha. A AWS, por exemplo, oferece uma conexão de rede dedicada à sua infraestrutura.

Se uma conexão de rede dedicada não for necessária, ainda vale a pena buscar um serviço melhor e mais rápido do seu provedor de serviços de internet, já que a jornada para a nuvem engloba usuários que param de acessar dados ou aplicativos localmente para fazer isso através da internet.

4.      Treine o pessoal cedo

Como as empresas geralmente citam a falta de conhecimento em nuvem ou a lacuna de habilidades em nuvem como barreiras à migração, faz sentido treinar a equipe o mais cedo possível.

Devido ao nível de abstração que a nuvem introduz e ao design inerentemente diferente de seus sistemas, pode ser sensato estabelecer uma série de sessões de treinamento projetadas para colocar os funcionários em diferentes equipes atualizadas em conceitos de nuvem AWS.

Ao treinar a equipe cedo, você pode dar a ela uma chance melhor de se adaptar às novas maneiras de realizar os seus procedimentos.

5.      Gerencie adequadamente o licenciamento de software

É vital gerenciar adequadamente o licenciamento de software na nuvem. Uma preocupação real para as empresas é se as licenças existentes para softwares locais se estendem à nuvem.

Alguns fornecedores de software operam um programa “Traga seu Próprio Software e Licença (BYOL)”, o que permite às empresas migrarem as suas licenças para a nuvem. Outros fornecedores especificam direitos de uso por número de usuários simultâneos.

Uma abordagem sólida é documentar todos os aplicativos corporativos e estudar de perto suas regras de licenciamento em relação à computação em nuvem. Em circunstâncias em que não esteja claro, converse com o fornecedor para verificar se as licenças existentes que você adquiriu podem ser atualizadas para que o aplicativo seja usado na nuvem.

As ferramentas de Software Asset Management (SAM) podem ser úteis na redução de riscos, custos e complexidades associadas à extensão do gerenciamento de licenças para a nuvem.

6.      Automatize o que for possível

 O tempo de inatividade ou as interrupções de serviço não são resultados desejáveis ​​para qualquer estratégia de jornada para a nuvem. Para minimizar a interrupção e melhorar a eficiência geral da migração, é uma prática recomendada e importante automatizar padrões repetidos sempre que possível. A automação não apenas acelera o processo de migração, mas também reduz o custo e o risco.

Existem até ferramentas que visam ajudá-lo a automatizar a migração de máquinas virtuais e dados. Os scripts também podem ser úteis, como quando você precisa alterar um banco de dados de um local para outro em uma versão de nuvem, por exemplo.

A automação e a abordagem de migração em nuvem em fases podem funcionar em conjunto, à medida que você identifica padrões repetidos ao longo do tempo que podem ser automatizados em fases de migração subsequentes.

7.      Monitore o uso da nuvem

Você deve monitorar o uso da nuvem desde o início se quiser evitar adicionar os fundos da sua empresa às estatísticas de custos desperdiçados. Um painel centralizado que identifica instâncias em execução em diferentes serviços de nuvem pode realmente ajudá-lo aqui.

AWS: a solução para a nuvem

Está ficando cada vez mais claro que as empresas de todos os tamanhos que quiserem permanecer competitivas devem procurar migrar alguns de seus fluxos de trabalho para a nuvem AWS.

Conduzir a migração de uma maneira suave e eficiente não é uma tarefa fácil, felizmente a AWS oferece tudo o que é necessário para uma jornada tranquila. Além disso, seguindo as melhores práticas descritas aqui, sua empresa aumenta a probabilidade de fazer o certo.

A AWS também valoriza bastante os seus parceiros e sempre recomenda que alguns deles façam esse planejamento de Jornada para a Nuvem em conjunto com o cliente. A DBACorp é um parceiro reconhecido pela AWS e com expertise para lhe ajudar nessa jornada. Conte com um dos melhores parceiros para a sua Jornada para a Nuvem, conte com a DBACorp.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e leia também sobre o licenciamento de banco de dados na nuvem e os benefícios que ele traz!