Investir em tecnologia não é sinônimo de transformação digital. Praticamente toda empresa está investindo dinheiro em novas ferramentas, plataformas e serviços. Fazer isso é uma questão de sobrevivência — hoje, a maioria dos processos de negócio depende de algum tipo de tecnologia para ser executado com eficiência. Mas isso não significa que as empresas estão realmente mudando para competir em uma economia digital.

Com a transformação digital, a tecnologia é orientada por propósito, e esse propósito é destinado a remodelar a forma como o negócio é pensado, e não somente servir de “pano de fundo” para o mesmo.

Para que você possa entender melhor, abaixo explicamos o que exatamente é a transformação digital e quais são as fases de transformação pelas quais uma empresa passa, para que você possa identificar em qual está.

Preparado? Vamos lá.

O que é a transformação digital?

A maioria das empresas tenta adotar novas tecnologias assim que elas se tornam disponíveis no mercado. No entanto, se fosse somente uma questão de implementar e mapear a tecnologia, a arquitetura e os serviços corretos para o seu negócio, a transformação seria muito mais fácil de gerenciar e ser realizada. E dessa maneira, verdade seja dita, qualquer empresa poderia se transformar com sucesso.

Em vez disso, a tecnologia impactou não apenas os mercados, mas também mudou os comportamentos, as expectativas e a jornada digital dos clientes e funcionários, e o grande objetivo da transformação digital é alinhar a empresa a essas mudanças.

O propósito principal da transformação (e o trabalho associado a ela) não está isolado em nenhum grupo ou áreas de negócios; está em toda a empresa. O que antes era isolado ao departamento de TI, agora está distribuído por toda a organização.

O objetivo é alinhar a orientação de como os colaboradores querem trabalhar, como os clientes querem comprar, os produtos e serviços que você desenvolve e a inovação que afeta tudo isso.

Mas como chegar lá?

Como é a jornada para a transformação?

A transformação digital está ocorrendo em todos os lugares, seja ela apreciada ou não. O ponto que devemos entender, no entanto, é que isso está acontecendo de forma assíncrona em toda a organização. E, muitas vezes, acontece sem um maestro para orquestrar tudo.

Isso é semelhante a tentar construir uma cidade futurista sem um planejamento que entenda quem vai morar e trabalhar lá e por quê. Belos edifícios e casas podem ser construídos isoladamente, mas não haveria infraestrutura unificada para apoiar a comunidade.

Vamos ser mais claros. A transformação digital é grande e cara. Mas ela pode e vai cobrir tudo, desde engajar clientes e funcionários, formar novas equipes para colaborar, forçar melhorias de processo e inovação, otimizar modelos de negócios e inspirar novas infraestruturas.

Mas essa mudança não é imediata. Em vez disso, ela acontece em uma série de etapas identificáveis. Delinear os principais atributos de cada estágio ajuda as empresas a traçarem seus rumos em direção aos pontos de referência desejados.

 

ebook gestão da cloud

 

Quais as fases da transformação digital?

Quando organizada em etapas acessíveis, a transformação digital oferece uma estratégia tangível para compreender e incorporar mudanças.

No processo, as empresas inovam ao mesmo tempo em que progridem significativamente. Mas quais são as fases dessa jornada e como identificar em qual sua empresa está? Vamos a isso abaixo:

Fase #1: Negócios como sempre fizemos 

Nesta fase, as organizações operam com uma perspectiva de legado familiar. Isso quer dizer que elas atuam com processos, métricas e tecnologias que herdaram de modelos de negócios anteriores e acreditam que essas soluções continuam sendo a melhor saída para a relevância digital.

Fase #2: Presente e ativo

Aqui, a organização passa a investir em pacotes isolados de experimentação tecnológica. Estes estão impulsionando a alfabetização digital e a criatividade, embora de forma díspar em toda a organização, com o objetivo de melhorar e ampliar pontos de contato e processos específicos.

Fase #3: Formalizado

A experimentação passa a ser intencional durante a execução em níveis mais promissores. As iniciativas tornam-se mais ousadas e, como resultado, os agentes de mudança buscam apoio executivo para investir em novos recursos e tecnologia.

Fase #4: Estratégico

As empresas nesta fase estão se tornando resilientes. Esforços na transformação digital tornam-se intencionais com metas e resultados de curto e longo prazo suportados por investimentos em infraestrutura.

Esses esforços deslocam o enfoque tradicional de funil de vendas / marketing / comércio para um modelo mais dinâmico que se adapta às mudanças causadas pela tecnologia ao comportamento do cliente.

Fase #5: Convergente

A empresa passa a ter uma equipe dedicada de transformação digital para orientar a estratégia e as operações, com base em metas de negócios e nas expectativas do cliente. A nova infraestrutura da organização toma forma à medida que funções, conhecimentos, modelos, processos e sistemas para apoiar a transformação são solidificados.

Fase #6: Inovador e Adaptável

A transformação digital torna-se uma forma de negócio à medida que executivos e estrategistas reconhecem que a mudança é constante. Um novo ecossistema é estabelecido para identificar e atuar sobre as tendências de tecnologia e mercado.

Sim, a sociedade está evoluindo. Sim, o comportamento do cliente e dos funcionários estão mudando. Sim, as empresas correm o risco hoje de perder relevância se não competirem pelo futuro.

Mas pense nisso. Mudar, por mais difícil que seja, pode ser uma coisa boa. Inspira melhorias na forma como as empresas trabalham, criam e entregam valor aos colaboradores e consumidores.

As empresas que investem em transformação digital por padrão, investem em modernização de processos, melhorias de sistemas e, na maioria dos casos, inovação.

E você, vai ficar de fora? Aproveite e acesse nossa página de materiais gratuitos para saber muito mais!