O Oracle Database Appliance é o futuro da gestão de aplicativos e de bancos de dados Oracle.

O motivo é simples: para as empresas, uma missão complicada de ser cumprida no dia a dia é a de gerenciar os servidores de bancos de dados. É preciso garantir alta performance, estabilidade, escalabilidade e produtividade, porém, com um sistema totalmente híbrido — com softwares e hardwares de diferentes fabricantes — é difícil controlar os indicadores.

Essa dificuldade é um dos motivos que travam o crescimento e o desenvolvimento de muitas empresas, que não se mantêm à par da concorrência. No entanto, o Oracle Database Appliance é uma solução capaz de eliminar esse obstáculo e possibilitar uma operação completamente estável e com alta disponibilidade.

Que tal conhecer mais sobre esse produto completo da Oracle?

O que é o Oracle Database Appliance?

O Oracle Database Appliance, conhecido como ODA é um sistema completo, que une software de sistema operacional, dispositivos de rede, armazenamento e hardware, projetado para facilitar a implementação, manutenção e suporte de serviços de banco de dados Oracle. Em outras palavras, a solução exerce literalmente a função de um servidor de data center (em cluster de dois nós).

O Oracle Database Appliance é uma solução versátil, adaptável a qualquer tipo de operação — das menores às maiores empresas, independente do nicho. Foi desenvolvido pela Oracle, empresa que ocupa um dos maiores postos de referência em serviços de cloud computing e banco de dados.

Sua alta disponibilidade é ocasionada por uma série de características do produto. Em especial, pode-se mencionar que o Oracle Database Appliance é pré-construído, pré-validado, pré-ajustado, pré-configurado e pré-testado.

Quais os diferenciais que o Oracle Database Appliance traz?

O Oracle Database Appliance é tão inovador porque traz benefícios que vão além do licenciamento de serviços Oracle. O produto é projetado para funcionar como uma “solução-em-caixa”,ou seja, inbox. Assim, toda configuração e muitas tarefas de administração de banco de dados (função do DBA) são automatizadas.

Os diagnósticos integrados podem ser enviados automaticamente para o Suporte Oracle, transmitindo as informações necessárias para uma resolução rápida de problemas.

Tudo isso significa economia de tempo e uma melhora significativa na produtividade do time. Outra vantagem é que o Oracle Database Appliance é extremamente fácil de implantar. Ao receber a unidade, basta instalá-lo em um rack ou mesmo em uma mesa, conectá-lo à energia e à Internet e ligá-lo.

Sua configuração também é ágil, já que o dispositivo é pré-configurado, como dissemos anteriormente. Basta inserir os dados de sistema, banco de dados (entre outras informações) e acionar a implantação.

O Oracle Database Appliance também possui integração com a Oracle Cloud Infrastructure, o que permite backup e arquivamento de dados na nuvem — além da movimentação de workloads para a nuvem quando preciso.

Essa integração também serve para blindar as informações da empresa, adicionando uma camada bem-vinda de proteção aos dados. Além disso, pense bem: uma solução “caseira” e híbrida geralmente possui muitos problemas em relação à adequação dos diferentes dispositivos. Assim, é sempre necessário esperar por atualizações que corrijam as incompatibilidades ou mesmo trabalhar em improvisações.

Com o Oracle Database Appliance, você conta com suporte de um único fornecedor. Dessa forma, hardware e software obtém assistência, com correções trimestrais diretamente da Oracle.

É uma solução dinâmica, que valoriza o trabalho do DBA e facilita seu dia a dia, o que agrega valor ao negócio, pois é possível que ele se dedique a tarefas mais estratégicas. Ou seja, menos complexidade, custos mais baixos e tempo de configuração mais rápido. O Oracle Database Appliance basicamente torna o licenciamento da Oracle uma atividade de TI diária, simplificando a gestão de servidores de banco de dados.

Os benefícios que ele oferece

No dia a dia, as empresas percebem vários benefícios que a adoção do Oracle Database Appliance traz. Eles estão relacionados tanto com a produtividade da empresa, como com os resultados financeiros, que são bastante influenciados pela solução.

Confira os principais:

Rápida implementação

Você já entendeu que, na prática, implementar o Oracle Database Appliance é realmente simples. Muito mais dinâmico que qualquer outra solução de servidor de banco de dados.

O assistente de implementação, Appliance Manager, automatiza várias tarefas, como:

  • Implementação do Oracle Real Application Clusters (software de clusterização de bancos de dados).
  • Realiza processamento de aplicação de patches para a tecnologia como um todo, reduzindo custos.

Opção de contratação on-demand

O modelo de licença permite que você escolha quantos núcleos o Oracle Database Appliance (de 2 a 72) deve utilizar. Assim, licencia apenas o necessário para suas atividades diárias. No entanto, os núcleos não-licenciados continuam disponíveis até que você tenha demanda para ativá-los.

Conforme a demanda da sua empresa cresce e você precisa de mais núcleos licenciados, basta realizar a contratação e ativá-los. Tudo com poucas ações, sem precisar desligar ou atualizar o sistema.

Centraliza operações

O Oracle Database Appliance foi desenvolvido para ser um centralizador de operações, permitindo que você execute aplicativos e bancos de dados em um único sistema.

Gestão facilitada

O Oracle Database Appliance é uma solução que visa descomplicar o processo de gestão de servidores de banco de dados. Ela vem pronta, com recurso de analytics nativos que auxiliam na monitoração de desempenho de todo sistema.

Automações reduzem a taxa de erros, visto que o patching do stack inteiro (firmware e software inclusos) é feito de forma autônoma, em uma única operação.

Conte com a DBACorp para implementar o Oracle Database Appliance

O Oracle Database Appliance é uma solução realmente incrível, certo? Feita sob-medida para empresas que buscam descomplicar os trabalhos dos DBAs e reduzir custos com servidores e com todo sistema de dados.

Porém, apesar da simples implementação, você sabe como o Oracle Database Appliance pode chegar até sua empresa?

Provavelmente não, mas não se preocupe: a DBACorp vai te ajudar!

A DBACorp possui uma expertise de mais de 20 anos no mercado de tecnologia, com especialização em projetos de Infraestrutura de TI, Computação em Nuvem, Banco de Dados e Data Intelligence.

Possui total proficiência e know-how em serviços de arquitetura, instalação, configuração, suporte técnico e monitoração de soluções dos maiores players do mercado. Inclusive é capaz de realizar todo licenciamento de produtos Oracle, como o Oracle Database Appliance, para você!

E então, que tal conhecer mais sobre as possibilidades do produto da Oracle e entender como a DBACorp pode auxiliar sua empresa na implementação da solução? Converse com nossos especialistas!