A utilização dos recursos tecnológicos de maneira estratégica passou a ser um fator cada vez mais relevante para as empresas alcançarem um bom desempenho. Com a transformação digital sendo intensificada por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), é necessário adotar alternativas que propiciem eficiência e competitividade, principalmente em nuvem como a otimização da cloud AWS, por exemplo.

Afinal, a computação em nuvem está sendo uma ferramenta para muitas corporações aliarem economia com escalabilidade e segurança da informação. Além disso, a gestão de TI deve contar com o maior nível de profissionalismo possível, o que favorece o uso de processos focados em resultados em curto prazo.

Neste artigo, vamos apontar diversos fatores relacionados com a otimização em um ambiente AWS, com a intenção de ajudar você a entender melhor esse procedimento. Confira!

Saiba o que é a otimização do ambiente AWS

A otimização do ambiente AWS consiste em criar um planejamento estratégico adequado para uma gestão eficiente dos recursos. Uma das ações dessa etapa abrange a simplificação de processos. Também faz parte dos trabalhos a flexibilidade no uso da infraestrutura corporativa.

O gerenciamento de TI necessita ter uma postura cada vez mais analítica e focada em resultados. Esse é o melhor caminho para que uma corporação esteja inserida na transformação digital e aproveite as oportunidades para obter a melhor performance e rendimento, e consequentemente,  melhores resultados financeiros.

Com maior capacidade para atender ao público-alvo com eficiência, uma companhia se torna ainda mais competitiva, e atenta às necessidades dos consumidores. E isso somente pode ser perfeitamente concretizado com uma boa gestão do setor de Tecnologia da Informação.

Entenda como funciona a otimização do AWS

A otimização do ambiente AWS em Cloud Computing funciona por meio da análise contínua da utilização dos recursos contratados. Além disso, engloba a percepção das mudanças do comportamento do ambiente, a customização dos processos, a revisão constante e a automação das rotinas. Tudo isso permite a substituição de atividades complexas por procedimentos mais simples e eficazes.

Esse trabalho tem como objetivo diminuir o risco de haver falhas no ambiente de TI, o que é imprescindível para os serviços digitais de uma empresa para ter um elevado nível de disponibilidade. Isso reduz, por exemplo, a probabilidade de um e-commerce ficar inacessível em virtude da grande quantidade de acessos, algo extremamente nocivo a reputação e aos resultados da empresa.

Veja quais são os benefícios da otimização do AWS

Por meio da otimização é possível programar a evolução do ambiente de maneira mais aderente às demandas de negócio. Dessa forma, é possível obter uma série de vantagens, como:

  • Aumento da segurança;
  • Agilidade nos processos;
  • Foco da equipe no core da empresa;
  • Maior elasticidade do ambiente.

Também vale destacar que a otimização do ambiente AWS permite que a tomada de decisão dos rumos do negócio seja mais precisa, pois há uma maior facilidade em gerenciar os recursos de TI.

Conheça os riscos de não fazer a otimização do AWS

Por falta de planejamento e dificuldades de acompanhar as tendências do segmento de Tecnologia, muitas companhias não levam em consideração os riscos de ignorar a otimização da cloud AWS. Caso não haja um trabalho voltado para a melhoria do ambiente, cresce a possibilidade de enfrentar alguns problemas, como:

  • Aumento da complexidade da infraestrutura;
  • Descontrole na administração dos sistemas e soluções digitais;
  • Inviabilidade do uso de tecnologias nas estratégias comerciais devido ao alto custo dos recursos erroneamente dimensionados;
  • Aumento desnecessários dos custos com espaço, desempenho e suporte.

Avalie a relação entre a otimização da AWS e a gestão de custos

A otimização da infraestrutura em nuvem gera redução de custos, porque proporciona o dimensionamento ideal dos serviços que fazem o negócio da organização atingir um melhor desempenho.

Estar à frente desse processo é o que vai garantir a prosperidade dos negócios. O cliente foca mais em seu negócio e investe melhor o seu tempo, pois um ambiente mais otimizado requer menos suporte. Isso é essencial para diminuir despesas com manutenção e elevar a produtividade corporativa, o que colabora para a excelência dos serviços.

A otimização do ambiente AWS automaticamente engloba a higienização do ambiente de Cloud, que envolve a análise da infraestrutura do cliente para verificar os recursos que não são mais utilizados. Isso ajuda a alocar os recursos de maneira correta, o que viabiliza reduzir custos da fatura.

Por mais que esses dois processos andem lado a lado, vale mencionar que o processo de higienização tem uma diferença marcante em relação aos  trabalhos de otimização, porque ele geralmente não explora as novas oportunidades de uso de recursos AWS na infraestrutura atual.

Nela, ocorre a eliminação dos excessos. Por isso, o termo higienização, nesse caso, está relacionado com a limpeza, pois retira tudo que é informalmente considerado “lixo” no ambiente de TI.

Conte com os diferenciais da DBACorp no processo de otimização

A computação em nuvem é uma tecnologia que pode ser utilizada de múltiplas formas. A DBACorp pode ajudar no desenvolvimento de um planejamento estratégico adequado ao tipo de negócio do cliente, analisando as necessidades e auxiliando na construção de ambientes otimizados e confiáveis.

A nossa equipe analisa o ambiente considerando a infraestrutura e a respectiva pavimentação. Com propriedade, falamos com diversas áreas da empresa para entender principalmente toda a parte de negócio do cliente e como ela se relaciona com a situação da companhia no momento.

Dessa forma, propomos várias melhorias, implementações e ajustes de recursos da Infraestrutura AWS. Essas iniciativas vão proporcionar agilidade para a equipe do cliente, redução no tempo de gerência e administração da Infraestrutura, além de resposta rápida a incidentes em casos de deterioração de performance.

Alta disponibilidade, automatização e redução de custos são o nosso foco. Temos uma equipe extremamente comprometida que prioriza ver as alterações sugeridas refletindo diretamente no êxito e na excelência do negócio de nossos clientes.

Para promover a otimização do ambiente AWS de maneira plena, contamos com a FinOps, que consiste em uma cultura, uma forma de pensamento, responsável por envolver toda a empresa com todos os times colaborando de forma impactante. Essa mentalidade é fundamental para adotar boas práticas de TI e obter excelentes resultados.

Se está em busca de alternativas para utilizar os recursos tecnológicos com inteligência, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a atingir outro patamar!