A computação em nuvem privada, pública ou híbrida está se tornando cada vez mais presente em empresas de todo o mundo, pois 40% das empresas planejam migrar mais da metade de seus sistemas para um ambiente cloud, conforme a pesquisa Cloud Radar da Infosys.

Porém, também é interessante analisar os dados publicados pela IBM, apontando que a quantidade de pessoas que utilizam uma única nuvem pública ou privada caiu de 45% para 5% em 2021. Isso significa que há um aumento na popularidade e aceitação de sistemas híbridos ou multinuvem. Quer saber melhor por que esse movimento está acontecendo? Veja a seguir como funciona cada tipo de nuvem, quais são suas vantagens e como fazer a melhor escolha para seu negócio!

Nuvem privada

Nuvens privadas são planejadas exclusivamente para suprir as necessidades de apenas um negócio. Sua arquitetura, manutenção e recursos são desenvolvidos para essa finalidade. Tanto os hardwares (equipamentos físicos) como os softwares (programas e serviços) são mantidos em uma rede privada e usados com dedicação única para a empresa contratante.

Essa qualidade faz com que seja mais fácil personalizar os recursos da nuvem para atender as demandas específicas da empresa que a contratou, fazendo com que ela tenha maior controle sobre o ambiente nuvem. Saiba que aqui as soluções “as-a-service” são ofertadas a um negócio apenas para servir suas filiais ou ser fornecida por um provedor específico.

Quais são as vantagens da nuvem privada?

Os principais benefícios da nuvem privada estão ligados ao fato de que essa tecnologia pode ser personalizada de acordo com característica do seu negócio. Entenda-os:

  • maior segurança dos dados;
  • melhor nível de confiabilidade do ambiente;
  • amplo controle dos servidores internos e seus recursos;
  • flexibilidade para adequar à forma de trabalho da empresa;
  • possibilidade de usar recursos legados (já utilizados pelo negócio) para manter a própria nuvem;
  • exclusividade no suporte, fazendo com que eventuais falhas sejam identificadas e corrigidas mais rapidamente.

A proteção é um dos aspectos marcantes das nuvens privadas, já que as cargas de trabalho normalmente são executadas pelas ferramentas instaladas pelo usuário. Mas isso também faz com que o nível de proteção dependa da capacidade de segurança dele.

Nuvem pública

Uma nuvem pública opera em um ambiente virtual compartilhado entre um grande volume de usuários. Esse é o tipo mais popular do mercado, já que ele é mais adequado para disponibilização de softwares como serviço (SaaS) e permite uma expansão mais simplificada da capacidade de armazenamento entregue aos contratantes.

Aqui não há um hardware ou infraestrutura construída especialmente para um negócio, o que impossibilita a personalização do serviço. No entanto, nuvens públicas geralmente são mais baratas, pois a empresa arca apenas com a capacidade que utilizará, enquanto os custos com hardware, manutenção, largura de banda e aplicativos são cobertos pelo servidor.

As vantagens da nuvem pública

O principal benefício consiste na possibilidade da empresa ganhar poder tecnológico sem precisar investir em uma robusta infraestrutura de TI. As outras vantagens são:

  • fácil escalabilidade;
  • custos facilmente controlados;
  • velocidade na disponibilização dos recursos;
  • maior confiabilidade nos servidores disponíveis;
  • preços menores que um modelo privado de nuvem.

Saiba que essas nuvens tendem a ser mais vulneráveis a ameaças por causa da multilocação e grande número de pontos de acesso. Além disso, as responsabilidades de proteção normalmente são divididas: geralmente a segurança da infraestrutura fica por conta do provedor e a carga de trabalho fica sob responsabilidade do locatário.

Nuvem híbrida

Por fim, a nuvem híbrida é uma junção da privada com a pública e tem como objetivo principal extrair o melhor de ambos os tipos, atendendo ao máximo as necessidades da empresa. Na prática, ela trabalha com servidores exclusivos para assegurar o armazenamento dos dados mais importantes (como os sigilosos), mas também disponibilizam sistemas compartilhados para o armazenamento de informações menos sensíveis.

Essa alternativa concede um alto grau de segurança dos dados com custos mais baixos, já que nem todos os arquivos serão mantidos em servidores com proteção especial. Assim, o valor mensal é flexível e se torna mais viável para negócios de pequeno e médio porte, bem como maximiza o custo-benefício da nuvem.

Quais são os benefícios da nuvem híbrida

De forma geral, a nuvem híbrida agrega as vantagens da pública e da privada, mas entre as mais marcantes estão:

  • viabilidade para alternar entre modelos públicos e privados de nuvem;
  • fácil migração e adoção da tecnologia pela equipe;
  • maior segurança dos dados sensíveis;
  • escalabilidade e flexibilidade;
  • melhor gestão dos custos;
  • amplo controle técnico.

Nuvem pública, privada e híbrida. Qual escolher?

A escolha entre a nuvem privada, pública e híbrida dependerá das necessidades do seu negócio. Uma nuvem privada é ideal quando a empresa gerencia muitos dados sensíveis, realiza muitas transações financeiras e tem uma cultura de controle bastante rígida.

Em relação às cargas de trabalho da empresa, se o volume e as demandas flutuantes forem muito grandes, a organização aproveitará mais de uma nuvem pública. Já quando a carga de trabalho funciona com padrões mais previsíveis, eles são mais adequados para uma nuvem privada.

Já as nuvens híbridas são compostas pelas melhores funcionalidades dos ambientes públicos e privados, além de englobar todas as opções de carga ou forma de trabalho e podem ser hospedadas em qualquer lugar. Em suma, as diferentes aplicações podem ser on-premise (instalados em computadores locais) ou (acessados em nuvem), tornando todo o ambiente completamente personalizado.

Normalmente as híbridas são escolhidas por negócios que já têm uma boa infraestrutura interna, mas que também desejam usufruir dos benefícios do modelo público — principalmente de SaaS.

Há organizações que adotam essas nuvens para cumprirem exigências comerciais e atender a requisitos regulatórios. Imagine que você coleta vários dados sensíveis de seus clientes, colaboradores, parceiros e outras pessoas; neste cenário é importante contratar um sistema nuvem privado para armazenar essas informações relevantes e assim garantir o cumprimento da LGPD.

Para que você saiba se o seu negócio aproveitará melhor de uma nuvem privada, pública ou híbrida, é importante conhecer minuciosamente as características e demandas da sua empresa. Porém, você também precisará de uma empresa competente que oferecerá todo o suporte necessário para que a migração seja bem-sucedida. Caso contrário, sua organização não aproveitará todos os benefícios da tecnologia.

Para se aprofundar ainda mais sobre o assunto, acompanhe os demais conteúdos do nosso blog!