Os benefícios da cloud para a TI corporativa são claros. Pode escolher entre uma ampla gama de serviços e recursos para atender às suas aplicações. Pode continuar a usar sua infraestrutura existente no local. E você ainda pode escolher onde hospedar suas cargas de trabalho, com base no custo, no alcance geográfico de seus aplicativos e requisitos de conformidade, redundância e soberania de dados.

Mas tudo isso também pode trazer uma grande desvantagem: o custo inicial de reestruturar e integrar seus sistemas baseados em nuvem. Você precisará manter a visibilidade e o controle sobre um ambiente de nuvem complexo e dinâmico.

É por isso que o controle de custos de cloud é fundamental.

A ideia desse artigo é explicar exatamente o que é esse controle e falar sobre as diferentes medidas que devem ser tomadas para evitar qualquer desperdício na utilização da nuvem e ainda garantir um ótimo funcionamento de suas funções. Continue lendo conosco!

O que é controle de custos de cloud

O objetivo geral do controle de custos de cloud, como todos os outros aspectos de controle de custos no negócio, é otimizar o uso dos recursos financeiros disponíveis, obtendo o máximo de cada real gasto.

A maioria das pessoas acha que a tecnologia é a chave para impulsionar o sucesso na nuvem, mas, na realidade, tudo se resume ao controle de custos.

Isso porque os serviços em nuvem são tarifados de acordo com o consumo de recursos, diferentemente do que acontece em um data center convencional, em que os custos são fixos. Ou seja, sem o controle de custos de cloud eficaz, você pode acabar pagando por recursos que não utiliza.

Para um controle eficaz de custos em serviços de computação em nuvem, é muito importante entender os diferentes fatores que afetam os gastos e aproveitar as ferramentas de gerenciamento de custos da nuvem para ajudar a descobrir a(s) causa(s) dessas ineficiências.

Custos não planejados são frequentemente o resultado da falta de visibilidade sobre os padrões de consumo atuais e tendências passadas, implantações sem padrão que vêm de processos de desenvolvimento pouco claros ou ausentes, organização deficiente ou ausência de ferramentas automatizadas de implantação e configuração.

Como reduzir o custo da computação em nuvem

Em contraste com a infraestrutura no local, que é financiada por investimentos iniciais fixos, o consumo de nuvem é uma despesa operacional diária. Isso requer uma grande mudança em sua abordagem ao gerenciamento operacional, em que otimizar o custo é tão importante quanto otimizar o desempenho.

Mas como? Separamos algumas dicas abaixo:

  1. Visibilidade do uso da nuvem

Em uma pesquisa entre profissionais de TI, 75% relataram que não têm visibilidade de seus recursos na cloud. Essa falta de visibilidade dos recursos na nuvem pode levar a um gerenciamento inadequado.

O gerenciamento eficaz começa com uma análise detalhada de toda a sua infraestrutura. E se alguns recursos na nuvem não forem utilizados devido à falta de conhecimento, mas a organização ainda estiver pagando por eles, os custos subirão desnecessariamente — e apagarão a economia de infraestrutura e outros benefícios financeiros que a nuvem pode trazer.

  1. Análise de custo

Para uma visibilidade completa dos serviços em nuvem usados, conhecer os padrões e tendências reais de uso é essencial. Não importa qual o seu ambiente de nuvem — além de rastrear o que você gastou, é importante projetar o que você estará gastando.

Você precisa de detalhes consolidados na forma de relatórios gráficos e tabulares interativos em várias dimensões, bem como períodos em um ambiente com várias nuvens para correlacionar dados para análise e relatório com objetivos de negócios.

  1. Acesso baseado em função

Você deve ter em mãos um mecanismo que defina claramente permissões e acessibilidade dentro dos seus sistemas de nuvem. Os dados e as ações visíveis aos usuários devem ser limitados por departamento e funções.

Ficar por dentro das mudanças diárias em seu ambiente e participar de decisões críticas compartilhando relatórios com detalhes sobre custo, uso e desempenho com as partes interessadas também é fundamental. Alertas automatizados e notificações sobre falhas de autorização, excesso de orçamento e picos de custo resultam em maior visibilidade e responsabilidade.

  1. Terceirização da gestão dos recursos

Usar ferramentas de controle e contar com o apoio de especialistas para rastrear o uso e os custos da nuvem também é importante. Isso permite alertar os administradores quando o uso total da conta for maior que um determinado valor ou quando o uso total de um produto específico atingir certos limites.

Programe horas operacionais para desligar e iniciar automaticamente máquinas virtuais e automatizar eventos que alertam os administradores sobre volumes que foram desassociados de máquinas virtuais por mais de um número de dias definido.

Com base nos limites de eventos, remova recursos não utilizados e subutilizados e evite o desperdício desnecessário dimensionando as instâncias para que elas ofereçam um bom equilíbrio entre desempenho e custo. Evite a superação de custos usando políticas para encerrar servidores criados para lidar temporariamente com cargas de trabalho em massa.

Defina e aloque orçamentos para departamentos, centros de custo, projetos e garanta mecanismos de aprovação para evitar o excesso de custos enviando alertas quando os limites forem violados.

A computação em nuvem evoluiu de fornecer recursos de computação para hospedar aplicativos como um utilitário. As etapas discutidas neste artigo permitirão aumentar seu retorno sobre o investimento enquanto os requisitos de qualidade de serviço continuam sendo atendidos.

Agora que você saiba a importância do controle de custos de cloud, aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book sobre gestão da nuvem!