Com o advento da nuvem AWS (Amazon Web Services) em 2006, as empresas descobriram uma nova oportunidade de ter custos variáveis mais ​​baixos (que escalam com o negócio) para substituir antecipadamente despesas elevadas de infraestrutura.

Agora, as empresas não precisam planejar e obter a infraestrutura de TI on premise, como servidores, com muita antecedência, já que contam com o auxílio da AWS. Além disso, elas conseguem resultados positivos, rapidamente, acessando milhares de servidores virtuais, em poucos minutos, realizando a migração para a nuvem AWS.

Assim, nesse artigo, vamos aprender exatamente o que esse serviço oferece e porque você, como empresa, pode colher muitos benefícios com a AWS. Acompanhe!

O que é o Amazon Web Services?

Conhecido como cloud computing, os recursos da web na forma de serviços de infraestrutura de TI, começaram a ser oferecidos pela Amazon em 2006 para uso público.

A computação em nuvem da AWS fornece uma plataforma de infraestrutura de baixo custo, escalável e altamente confiável. Dessa forma, passou a ser adotada por milhares de empresas em todo o mundo.

Atualmente, suas regiões incluem locais como Ásia-Pacífico, União Europeia, América do Norte, América do Sul, Canadá, China etc. Os locais são amplamente utilizados para garantir que o sistema seja robusto e protegido contra o impacto de interrupções e outros problemas.

O buquê de serviços da Amazon Web Services inclui o seguinte:

  • Amazon EC2 – Servidores virtuais elásticos na nuvem;
  • Amazon Simple Storage Service (S3) — Armazenamento escalável na nuvem;
  • Amazon Aurora — Banco de dados relacional gerenciado de alto desempenho;
  • Banco de dados do Amazon DynamoDB — NoSQL gerenciado;
  • Amazon RDS — Serviço de banco de dados relacional gerenciado para MySQL, PostgreSQL, Oracle e SQL Server;
  • AWS Lambda — Executa o código sem pensar em servidores;
  • Amazon VPC — Recursos da nuvem isolados;
  • Amazon Lightsail — Lança e gerencia servidores privados virtuais;
  • Amazon SageMaker — Cria, treina e implanta modelos de aprendizado de máquina em escala.

LGPD

Por que as empresas precisam fazer a migração para a nuvem AWS?

Clientes que realizam a migração para a nuvem AWS podem obter redução dos custos operacionais em 51% e um aumento da produtividade de TI em 62%, bem como uma redução de tempo de inatividade em 94%. Além desses números, existem vários benefícios que esse serviço na nuvem traz para o seu negócio.

Segurança

Os serviços de cloud da Amazon contribuem para uma plataforma tecnológica durável e segura. Para garantir a segurança e integridade de seus dados, os centros de dados e serviços da Amazon possuem várias camadas de segurança física e operacional. A AWS também realiza auditorias regulares para garantir sua segurança de infraestrutura.

A Amazon implementou as melhores práticas em segurança e fornece documentação sobre como implantar esses recursos. Garante a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos seus dados e fornece de ponta a ponta.

Custo efetivo

Não há compromissos de longo prazo ou despesas antecipadas no que se refere aos preços da AWS. Ela oferece preços baixos e “pay as you go”, ou seja, pague por aquilo que usa.

A Amazon oferece o benefício da redução de custos aos clientes, pois gerencia e constrói a infraestrutura global em escala. Assim, você consome apenas o máximo de armazenamento ou capacidade de computação que precisa, maximizando o ROI da sua companhia.

Além disso, a flexibilidade da nuvem pode ajudá-lo a alcançar o equilíbrio correto. Você pode encerrar seu relacionamento com a AWS sempre que quiser, reduzir ou escalar conforme necessário e ter uma experiência de autoatendimento totalmente online.

Com a AWS, a sua empresa é capaz de obter novos recursos quase instantaneamente, sempre que necessário. Além disso, pode reduzir custos da sua empresa e gerar receita, aproveitando novas oportunidades, pois a nuvem permite respostas rápidas a mudanças pequenas ou grandes. Você não está limitado a uma quantidade definida de recursos de computação, largura de banda ou armazenamento, por exemplo.

Flexibilidade e abertura

O Amazon Web Services é uma plataforma independente de sistemas operacionais e idiomas. Você seleciona o modelo de programação ou plataforma de desenvolvimento que pode ser o mais benéfico para o seu negócio.

Nela, é possível selecionar os serviços (um ou mais) que deseja usar e definir como usá-los. A flexibilidade permite que você se concentre na inovação e não na infraestrutura.

É possível usar as linguagens de programação, arquiteturas, sistemas operacionais e bancos de dados com os quais está familiarizado. Dessa forma, não haverá necessidade de o pessoal de TI adquirir novas habilidades e o tempo total de lançamento no mercado e a produtividade melhorarão.

A AWS é econômica e fácil migrar aplicativos herdados para a nuvem. Dessa maneira, você não precisa reescrever aplicativos e pode utilizar recursos avançados de computação para mover aplicativos herdados para a AWS.

Elasticidade e escalabilidade

A AWS permite que você faça iterações, experimentos e inovações rapidamente por meio de sua enorme infraestrutura de nuvem global. Você pode aumentar ou diminuir as suas necessidades rapidamente com base na demanda, gerenciando os custos com mais eficiência.

Você também pode evitar o provisionamento de recursos antecipados para projetos com vida útil curta e taxas de consumo variáveis.

Após realizar a migração para a nuvem AWS, o usuário sempre pagará apenas pelo tanto quanto usa, independentemente de implantar milhares de servidores virtuais ou apenas um, e se precisa deles 24/7 ou por apenas algumas horas diárias, por exemplo.

No contexto da AWS, a capacidade de escalar os recursos computacionais para baixo ou para cima, sem dificuldade e com pouco atrito, é conhecida como elasticidade. Assim, a sua empresa pode usar o AWS Elastic Load Balance para alocar recursos por meio de chamadas de API, em vez de comprar hardware, configurá-lo e mantê-lo para alocar recursos para aplicativos, por exemplo.

Outro fator importante, é que o dimensionamento automático e o balanceamento de carga elástico podem aumentar automaticamente os recursos baseados na nuvem AWS em caso de aumento imprevisto na demanda e também reduzi-los, caso ela seja reduzida. A nuvem da AWS também é útil para trabalhos recorrentes em intervalos regulares, trabalhos que são “essenciais para a missão” da empresa e trabalhos a curto prazo.

A nuvem AWS é um serviço seguro que pode ajudá-lo a reduzir custos de infraestrutura, como servidores, além de economizar no número de funcionários necessários para construir e manter a infraestrutura da sua empresa.

Deseja saber mais a respeito como a migração para a nuvem AWS e como ela pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com os nossos consultores e agende uma reunião.