O mercado atual de desenvolvimento de softwares tem se destacado pela alta eficiência nos processos e pela grande competitividade entre as empresas. Uma das práticas que contribui para esse cenário é a aplicação das metodologias Agile e DevOps. 

Talvez você já tenha ouvido falar nelas, mas será que sabe quais suas características e as diferenças entre elas? Nos dois casos, a ideia é fazer com que as soluções digitais cheguem ao mercado de forma cada vez mais rápida e alinhada com seus propósitos. No entanto, considerar as particularidades de cada uma delas é fundamental para a escolha do modelo ideal. 

Ao longo deste post vamos esclarecer o funcionamento dessas duas metodologias de desenvolvimento e mostrar como sua empresa deve tomar essa decisão. Acompanhe! 

O que é Agile e o que é DevOps?

Podemos definir Agile e DevOps como práticas modernas de desenvolvimento de software. Quando implementadas na rotina de uma empresa, elas otimizam os processos de criação e tornam mais assertivas as entregas do produto para o cliente. 

Veja a seguir as principais características de cada metodologia. 

Agile

O Agile é uma abordagem para a gestão de projetos e desenvolvimento de software.  

A ideia por trás do conceito consiste em adotar um modelo de desenvolvimento interativo e complementar. Isso significa que, em vez de buscar entregar o produto finalizado ao cliente, são entregues versões parciais que podem ser testadas e otimizadas em etapas seguintes. 

A metodologia surgiu como uma otimização do modelo cascata (sistemas desenvolvidos em versão única, com base nas demandas inicialmente levadas pelos clientes). O problema era que, conforme essas necessidades mudavam, o projeto tinha de ser readequado, o que se era um grande obstáculo para o desenvolvimento. 

Por meio da metodologia Agile é possível reduzir esses ruídos e tornar os processos mais eficientes. Isso porque ela estabelece uma ponte entre a equipe de desenvolvimento e os usuários finais, aprimorando a adaptabilidade do projeto.  

O modelo foi criado em 2001, a partir da declaração do Manifesto Ágil- documento que reúne os parâmetros para sua implementação. Entre eles, vale destacar o foco na criação e constante evolução de protótipos e versões, a interação entre desenvolvedores e parceiros e a agilidade na entrega dos resultados. 

DevOps

O DevOps não é mais uma nova quebra de paradigma no desenvolvimento de softwares, e sim de uma inovação na forma de implementar o próprio conceito Agile. Sua principal característica é a união da flexibilidade com rotinas de testes e monitoração rigorosos para a criação de produtos com rapidez e precisão. 

Esse conjunto de práticas promove a integração de desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança. O objetivo é aumentar a agilidade e qualidade nas tarefas envolvidas no lançamento de um sistema ou de uma nova atualização. 

Faz parte do conceito DevOps a busca por maneiras de simplificar e aprimorar os processos na rotina de desenvolvimento. Por isso, esses esforços colaborativos são aliados a soluções de automação que tornam as demandas ainda mais ágeis e agregam valor aos produtos desenvolvidos. 

Qual a diferença entre Agile e DevOps?

Ainda que compartilhem objetivos semelhantes, as metodologias Agile e DevOps apresentam abordagens diferentes em sua aplicação. 

De forma resumida, podemos dizer que o método Agile se baseia na manutenção da produtividade por meio do lançamento de versões em constante atualização; já o DevOps promove a automação nos processos de desenvolvimento e manutenção. 

Por isso, a estrutura da equipe é um fator que ajuda a determinar qual opção é mais indicada. Para equipes maiores, em que cada membro tem uma tarefa específica para concluir em cada estágio do processo, o DevOps pode ser mais adequado.  

Já para times mais enxutos e que finalizam projetos rapidamente, o método Agile tende a entregar bons resultados. Nesse caso, todos os membros compartilham as responsabilidades de forma igual, sem a atribuição de funções específicas para cada um deles. Em razão disso, é importante que eles sejam capazes de lidar com todas as partes do projeto e qualquer etapa do processo de desenvolvimento. 

Há diferenças também na forma de planejar as etapas que serão seguidas em um projeto. As equipes que trabalham no modelo Agile segmentam o desenvolvimento em sprints que são períodos predeterminados para a conclusão de tarefas, como versões de um software. Por outro lado, o método DevOps prioriza a prontidão operacional, com prazos mais curtos a serem cumpridos e melhorias realizadas com base em feedbacks internos. 

Também é possível apontar diferenças nas ferramentas utilizadas em cada metodologia. Os softwares de gerenciamento de projetos são imprescindíveis no modelo Agile, enquanto o DevOps depende de sistemas de automação e computação em nuvem, entre outros. 

É possível utilizar Agile e DevOps em conjunto

Mesmo se estruturando em processos diferentes, Agile e DevOps têm um objetivo em comum que é tornar mais rápido e eficiente o desenvolvimento de softwares. Por isso, é possível aplicá-los em conjunto para aproveitar as propriedades dos dois conceitos ao planejar um novo projeto. 

É preciso ter em mente que, enquanto o Agile otimiza os paradigmas de organização do trabalho, o DevOps amplia a qualidade e confiança sobre os sistemas desenvolvidos. Ou seja, quando utilizados em conjunto, eles garantem um ambiente de desenvolvimento amplamente otimizado. 

Um fluxo de trabalho baseado nos dois conceitos é positivo para os profissionais de TI, já que os processos internos podem ser mais bem definidos e as entregas se tornam mais assertivas. Os parceiros e clientes também se beneficiam dessa prática, já que ela preza pela boa comunicação entre as partes e aprimora a experiência durante o desenvolvimento. 

A adoção das metodologias Agile e DevOps depende de uma série de ações estratégicas, que vão desde a capacitação dos colaboradores para essa nova cultura até a definição das ferramentas ideais para que os objetivos sejam atingidos. Essa é uma iniciativa que certamente vale a pena diante dos bons resultados que ela pode gerar. 

Se você se interessou pelo tema, aproveite agora para conhecer mais a fundo a metodologia DevOps e fique ainda mais preparado para sua implementação!