A alocação de profissionais de TI tem se tornado uma prática cada vez mais importante para empresas de vários segmentos. Uma das razões é a dificuldade de selecionar corretamente talentos que atuam na área de Tecnologia da Informação. Afinal, é preciso ter um olhar muito atento para escolher colaboradores tecnicamente habilitados e com características pessoais que agreguem valor aos trabalhos.

Também vale destacar que a terceirização dos profissionais de TI faz com que o setor de Recursos Humanos esteja mais focado em outras ações relevantes para melhorar a produtividade da equipe. Por isso, o outsourcing da mão de obra é uma alternativa que está chamando bastante a atenção das companhias.

Neste artigo, vamos destacar diversos pontos sobre como alocar trabalhadores do segmento de Tecnologia da Informação de forma estratégica. Confira!

Quais são os benefícios da alocação de profissionais de TI

É inquestionável que a terceirização proporciona vantagens interessantes para os empreendedores. No caso da mão de obra de TI, alguns benefícios merecem ser levados em consideração. Pensando nisso, vamos explicar os mais importantes para você nos próximos tópicos. Acompanhe!

Mais flexibilidade para o seu negócio

Não é fácil abrir um processo seletivo para contratar profissionais de Tecnologia da Informação. Afinal, essa é uma área que exige muito conhecimento para especificar as necessidades corporativas e escolher pessoas realmente capacitadas em termos técnicos e pessoais.

Em virtude disso, vale a pena optar pela alocação de profissionais de TI, pois torna mais simples a recomposição da equipe. Se algum profissional tiver que sair por motivos pessoais, a empresa terceirizada tem a responsabilidade de providenciar outro colaborador para a substituição, em curto prazo.

Assim, há uma maior flexibilidade para a companhia atuar e não sofrer quedas de produtividade pela falta de pessoas habilitadas no setor de TI. À medida que se torna mais fácil a chegada de novos talentos qualificados, menores serão os problemas para manter as atividades e o nível dos serviços de acordo com as expectativas. 

Redução de custos

Um dos fatores que mais incentivam as empresas a optarem pela alocação de profissionais de TI engloba a redução de gastos com processos seletivos. É preciso não apenas dar publicidade à abertura da vaga, mas também fazer isso de forma que alcance o maior número de interessados possíveis.

Dependendo da complexidade do cargo, uma corporação pode optar por uma empresa especializada para executar o recrutamento e a seleção de talentos na área de Tecnologia da Informação. Apesar de ser uma iniciativa interessante em muitos casos, há um grande custo envolvido. Além disso, há o risco de o profissional escolhido não proporcionar o retorno esperado.

Para minimizar problemas com os gastos ligados à contratação de mão de obra, um bom caminho é terceirizar os serviços de TI. Afinal, a empresa contratada fica responsável por selecionar os profissionais e verificar quais estão mais habilitados para prestar um atendimento de alto nível aos clientes.

Menos riscos jurídicos

Nenhuma corporação deseja estar com problemas relacionados com a legislação trabalhista. Além de comprometer a imagem, essa situação pode causar prejuízos financeiros, afetar negativamente o engajamento e afastar talentos que poderiam contribuir com o crescimento sustentável do negócio.

É inegável que a alocação de profissionais de TI contribui para reduzir os riscos jurídicos, porque a empresa terceirizada passa a ser responsável pelo pagamento dos funcionários, pela quitação dos encargos trabalhistas e por gerenciar a jornada de trabalho, o que inclui a administração de horas-extras.

Ao terceirizar o gerenciamento do time de Tecnologia da Informação, uma instituição tem menos possibilidades de ser responsabilizada por eventuais problemas relacionados ao cumprimento da legislação trabalhista. E quanto menos tempo e dinheiro perder em relação às ações judiciais, mais condições uma empresa tem de priorizar o que é essencial para a melhoria contínua.

Foco no core business da empresa

A transformação digital provocou grandes mudanças na forma de as empresas atuarem, tanto que o home office e a digitalização dos serviços cresceram bastante nos últimos anos. E isso faz com que o profissionalismo da gestão de TI seja peça-chave para o sucesso no mundo corporativo.

Além disso, os recursos de Tecnologia da Informação precisam ser administrados corretamente, exigindo um conhecimento bastante profundo, algo que a maioria dos empreendedores não possuem.

Em virtude disso, a alocação dos profissionais de TI tem se tornado uma grande opção para que os empresários mantenham o foco no que realmente importa para gerar uma experiência positiva para os consumidores.

Não adianta, por exemplo, contar com soluções avançadas de TI, caso a forma de abordar o público seja insatisfatória. Usar a tecnologia de maneira estratégica é cada vez mais relevante, mas é preciso ter uma postura inteligente para engajar a audiência.  

Expertise e Know-how profissional à sua disposição

Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores é considerar que os serviços de TI não exigem um elevado nível de profissionalismo. Ou seja, podem ser executados por pessoas com um nível de conhecimento básico ou intermediário sobre o segmento.

Com as ameaças virtuais sendo cada vez mais perigosas e sofisticadas, o amadorismo precisa ser um mal cada vez mais distante do segmento de Tecnologia da Informação. E para isso se tornar realidade, uma iniciativa bastante válida é apostar na alocação de profissionais de TI.

Essa prática vai ajudar uma organização a contar com profissionais extremamente qualificados e capazes de oferecer soluções principalmente em momentos mais complicados. Também contribui para reduzir os riscos de sofrer um ataque cibernético, fator responsável por causar danos cada vez mais expressivos em termos financeiros e de imagem.

Um suporte mais qualificado no setor de TI ainda ajuda a identificar práticas que ajudam a aperfeiçoar a jornada do consumidor e a oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, o que colabora bastante com a fidelização.

Como fazer a alocação de profissionais de TI na sua empresa

O primeiro passo para terceirizar a mão de obra de TI de maneira exemplar é verificar a demanda institucional de forma adequada. Ou seja, ter um dimensionamento do tamanho da equipe e das habilidades necessárias para exercer os serviços.

Também é válido contar com um parceiro qualificado no processo de alocação de profissionais de TI. Por isso, a recomendação é conhecer os serviços da DBACorp, que possui uma equipe experiente e atenta às principais tendências do segmento de Tecnologia da Informação.

Se está em busca de uma performance mais expressiva para a sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para o seu negócio ter um suporte tecnológico de alto nível!