Que a adoção da cultura DevOps nas empresas é uma realidade, ninguém contesta. Essa nova forma de organização de trabalho, integrando os setores de desenvolvimento e de infraestrutura, foi capaz de derrubar antigas barreiras. A comunicação, aqui, é a chave do sucesso. No entanto, para os interessados em aplicar essa cultura em seus negócios, ainda há uma dúvida sobre o seu dia a dia na prática: como funciona a monitoração DevOps?

Afinal, toda cultura DevOps se sustenta em uma boa base de monitoramento das ações e do desempenho do sistema. Faz parte da sua filosofia de maximizar a produtividade e flexibilizar a gestão de projetos. Com isso, é possível alcançar um alto nível de padronização dos ambientes, reduzindo o tempo das entregas.

No entanto, é claro, o DevOps depende de muita tecnologia de ponta.

Além das ferramentas para execução dos projetos e de cada etapa do fluxo produtivo, é essencial que sua empresa se atente para a monitoração DevOps.

Afinal, por que ela é necessária e quais as principais ferramentas do mercado que realizam esse serviço? Essas são as informações que trazemos em nosso novo artigo. Quer aprender tudo? Então continue a leitura!

Monitoração DevOps: Otimize seus processos de forma constante

Monitorar o funcionamento das suas aplicações e detectar falhas e erros faz parte da rotina. Não é uma novidade. No entanto, quando falamos de monitoração DevOps, nos referimos ao processo que garante uma evolução escalável da rotina produtiva.

Ou seja, muito além de identificar (e educar) sobre os erros e falhas de forma instantânea, falamos de um monitoramento que ajuda a medir o cumprimento dos padrões de SLA.

Para garantir a melhor otimização dos processos com uma monitoração DevOps eficiente e que realmente vá agregar em sua rotina, nós indicamos as seguintes ferramentas:

Grafana

O Grafana é uma plataforma serve como um recurso para visualizar gráficos de maneira otimizada, analisando todo tipo de métricas de bancos de dados, em qualquer sistema operacional.

O Grafana permite a criação de dashboards personalizados, que podem ser compartilhados entre todo time. A ferramenta ainda possibilita a definição de alertas com base no estado de métricas. Assim, caso seja atingido um certo patamar de acordo com regras predefinidas por você, um aviso será enviado.

Um dos maiores diferenciais do Grafana é a possibilidade de realizar a monitoração DevOps por meio dos gráficos atualizados em tempo real.

Prometheus

O sistema de monitoramento de serviços open source Prometheus pode ser um importante aliado da cultura DevOps na sua empresa.

Essa plataforma coleta métricas de forma predefinida (ou seja, você escolhe os serviços que serão analisados), avalia seu andamento e reproduz os dados em gráficos completos. A ferramenta também possibilita a definição de alertas.

O Prometheus se baseia em um modelo de dados multi-dimensional, com linguagem própria (PromQL) para queries de dados e é autônomo, sem necessidade de armazenamento externo.

Datadog

Um serviço de monitoração para aplicações na nuvem, o Datadog.

Trata-se de uma plataforma ampla, capaz de reunir informações de servidores, containers, bancos de dados e serviços de terceiros para tornar seus processos totalmente transparentes, de ponta a ponta.

Dessa forma, o Datadog evita que seu time seja prejudicado pelo tempo de inatividade e possa agir com assertividade em cada situação, melhorando sua resolução de problemas.

Kibana

O Kibana é uma plataforma que trabalha em conjunto com o Elasticsearch, ferramenta desenvolvida em java e open source para buscas e também um NoSQL de armazenamento de dados.

Com o Kibana, você é capaz de visualizar uma grande quantidade de dados organizados em gráficos de diversas formas, que podem ser personalizados conforme a necessidade. Além disso, você e seu time ainda têm maior potencial de análise do desempenho dos serviços, com acesso a dashboards dinâmicos atualizados em tempo real.

A plataforma oferece um grande poder de customização ao usuário, possibilitando a criação de gráficos em diversos formatos (linha, histograma, pizza, geolocalização etc.). Além disso, é possível utilizar o Machine Learning da plataforma para solucionar e automatizar a resolução de problemas.

Aprimore o seu DevOps com as ferramentas certas

A monitoração DevOps deve ser uma das prioridades em empresas que buscam implementar essa cultura de forma ampla e aprofundada. É através do monitoramento constante que erros e vícios são constatados e suas soluções criadas. Tudo assim, em um piscar de olhos, como prega o mercado e como busca a cultura DevOps.

O fator visual que as ferramentas de monitoração DevOps proporcionam também é importante. Sob um organograma de processos tão fluidos e dinâmicos, é essencial contar com um suplemento visual das coisas conforme elas acontecem.

Ao desenvolver e manter em funcionamento um aplicativo, o “tempo real” importa muito.

Por isso, queremos que a sua empresa comece a implementar seu DevOps da melhor forma possível, e que essas ferramentas possam ajudar o seu negócio nesse processo!

E lembre-se: se você deseja auxílio para avançar nessa jornada e se alinhar à velocidade do mercado, conte com a consultoria da DBA Corp para que a culutra DevOps seja uma realidade na sua empresa! Para isso, é só falar com um de nossos especialistas!