Mesmo com o DevOps cada vez mais presente entre os setores de tecnologia das empresas, a confusão sobre o que exatamente esse termo significa ainda é comum. Para alguns DevOps é uma metodologia de trabalho, uma cultura, uma ferramenta ou a soma de tudo isso.

Entretanto, a verdade é que, mais importante que definir exatamente o que DevOps significa, é ter consciência que para atingir o sucesso a partir dele é desafiador, uma vez que exige toda uma jornada de mudanças de pensamentos. Por isso, neste artigo, responderemos algumas perguntas fundamentais sobre o assunto. Incluindo:

  • O que é DevOps;
  • Como é realizada a implementação do DevOps;
  • Os benefícios do DevOps para sua empresa;
  • Quais são as principais ferramentas DevOps;
  • Como os microsserviços auxiliam o DevOps.

 O que é DevOps

No mundo da tecnologia todos devem estar acostumados com novos termos e ferramentas de trabalho. Ótimo exemplo disso é que, antigamente, não ouvíamos falar sobre nuvem e outros termos que se fazem presentes no cotidiano de qualquer profissional da área.

A mudança no setor de TI foi e continuará sendo constante. E é exatamente diante desse cenário que surge o DevOps. Isto é, dentro de um ambiente, no qual as novas tecnologias são utilizadas para adquirir mais produtividade e resultados melhores, esse novo termo não foge disso.

O DevOps, portanto, substitui métodos tradicionais, através de uma cultura de automatização e integração de equipes, a fim de aumentar a capacidade de produção de uma empresa.

Como é realizada a implementação do DevOps

Para integrar as equipes de desenvolvimento e operação, bem como promover o aprendizado mútuo e constante entre elas, as empresas devem implantar uma nova mentalidade entre os ambientes empresariais.

O DevOps, nesse sentido, faz isso substituindo procedimentos que eram manuais, a fim de fornecer mais agilidade e precisão na atualização de softwares, por meio de automação.

Na prática, para essa nova metodologia ser implementada a empresa deve definir metas compartilhadas entre todos os colaboradores. Além disso, também precisa selecionar ferramentas de desempenho, as quais influenciarão todo o processo de trabalho.

Feito isso, todas as equipes estarão alinhadas e visualizarão bem os processos de produção e preparo. Consequentemente, o desempenho dos seus produtos passa a ser a principal característica a ser alcançada.

Por fim, visando a melhor experiência do usuário, procedimentos de teste contínuo também são fundamentais no DevOps. Afinal, apenas testando encontra-se o resultado ideal.

Os benefícios do DevOps para a sua empresa

Com o objetivo de simplificar e integrar processos através da automação, são muitos os reflexos positivos que o DevOps pode fornecer à sua empresa e também aos seus clientes.

Projetos mais ágeis e precisos evitam uma série de riscos financeiros, de relacionamento e até de reputação da sua empresa. A eficiência do DevOps, diante disso, traz economias de recursos e satisfação dos usuários.

A otimização dos processos internos, bem como a transparência na comunicação interna, também são os grandes responsáveis por tudo isso. Com essa nova metodologia implantada, o entendimento dos processos fica muito mais fácil. Consequentemente, a empresa ganha colaboradores bem mais produtivos.

Por fim, os resultados de todo o desenvolvimento – os produtos – também ganham com o DevOps. Afinal, com sua cultura de segurança, que envolve testes e manutenção, a empresa corre menos riscos de entregar um software falho.

Quais são as principais ferramentas DevOps?

A cultura DevOps possui ferramentas que auxiliam na obtenção do desempenho esperado. Todos os colaboradores, diante disso, devem saber seus papéis para dar mais fluidez ao fluxo de trabalho.

Vale destacar algumas soluções no processo dessa nova metodologia, estão: Jenkins, Docker, Kubernetes, IaC,Grafana. Cada uma ajuda a desempenhar uma etapa do DevOps, veja, respectivamente, algumas delas.

  • Ferramenta de integração contínua (Jenkins);
  • Empacotamento de uma aplicação ou ambiente inteiro dentro de um container (Docker);
  • Orquestração dos containers (Kubernetes);
  • IaC (Infra as Code) Ansible e Terraforma são algumas das soluções para provisionamento e gerenciamento de infraestrutura por código
  • Criação de Dashboard para monitoramento de métricas e do seu ambiente (Grafana).

Banner Oracle autonomous Database

Microsserviços: como auxiliam o DevOps?

A organização e arquitetura dos microsserviços tem o objetivo de deixar as programações tradicionais de software para trás. Ou seja, dispensar a escrita monolítica, a qual exige uma análise completa do código em casos de falhas.

Os microsserviços dividem tarefas complexas em processos menores que funcionam independentemente um do outro. Nesse sentido, eles permitem mudanças rápidas e tempos de liberação curtos, juntamente com alta escalabilidade e equipes autônomas.

Essa organização, portanto, vai de encontro às estratégias implementadas pelo DevOps. Afinal, tratando-se de uma metodologia que busca eficiência em seus processos, qualquer ferramenta que contribua para a manutenção e testes do produto é bem vinda.

Separadamente, ambas as práticas oferecem mais flexibilidade para uma empresa. Juntos, eles têm um enorme impacto em cada parte das operações – do cenário de TI às decisões de negócios.

Resumidamente, a implantação contínua promovida pelos microsserviços pode resultar em centenas ou milhares de lançamentos por dia. Veja mais algumas qualidades que eles podem trazer ao DevOps:

  • Escalabilidade;
  • Resiliência;
  • Velocidade;
  • Níveis mais altos de automação;
  • Flexibilidade;

Deseja saber mais como o DevOps pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma reunião.