A busca por certificações DevOps cresce cada dia mais, e motivos para isso não faltam. A crescente adesão a esse tipo de cultura dentro das empresas faz com que se torne uma necessidade a procura por tais cursos e certificações. 

Somente com estes treinamentos, afinal, pode-se garantir que sua equipe tenha pleno conhecimento da ferramenta e suas ideias. Na prática, porém, mesmo profissionais já acostumados com a ideia sofrem para gabaritar o teste. Assim, um pouco de preparação e investimento é extremamente válido neste momento. 

Para entender mais sore as certificações DevOps e sua importância, confira os parágrafos a seguir. Neles, você poderá compreender também o que é essa metodologia, como é o curso e quais as vantagens de fazê-lo. 

O que é o DevOps?

Ainda que seja um termo relativamente em alta, especialmente em determinados mercados, muita gente ainda não sabe ao certo a que se refere o DevOps. Assim, pode-se descrevê-lo como uma cultura de origem do setor de TI. 

Seu grande objetivo é o de unir áreas como desenvolvimento e operações, de forma a integrar profissionais de ambos os departamentos. Ao investir nessa ideia, empresas podem verificar processos mais rápidos e eficazes, influindo assim em sua produtividade. 

Mais do que isso, se feita corretamente a técnica permite que haja uma grande redução de custos, afetando diretamente nos resultados. O grande desafio, entretanto, é que essa cultura deve ser implementada como uma mudança comportamental, e não somente como regras a serem seguidas. 

Funcionamento do DevOps

Para ficar mais simples o seu entendimento, pode-se utilizar de situações rotineiras do mercado empresarial como exemplo. Em grande parte das empresas, afinal, estabelece-se uma meta para cada departamento. 

Dessa forma, se todos conseguirem alcançar seus objetivos, a organização como um todo apresenta um resultado positivo. E é basicamente assim há algumas décadas. 

No DevOps, porém, a ideia é outra. Aqui, o intuito é criar uma mentalidade de integração entre os times. Para isso, estabelece-se apenas uma meta (como aumentar o faturamento), e todos os setores devem tentar alcançá-la. 

Com isso, a tendência é que haja maior comunicação entre as áreas e, consequentemente, mais trabalho em equipe. Como dito, essa é muito mais uma cultura do que um método. 

Investimento em DevOps 

Com tudo isso em mente, é simples entender que, cada vez mais, as empresas investem não somente na técnica, mas na preparação para sua aplicação na prática. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, há maneiras de capacitar o time para aderir a esse novo pensamento. Mais do que isso, há provas que visam determinar o nível de conhecimento do profissional sobre a metodologia. 

Essas, então, são conhecias como certificações em DevOps, as quais atestam a capacidade de um colaborador de seguir a cultura. Muito mais difícil do que se pode imaginar, tais exames funcionam a fim de introduzir e treinar o time a essa nova realidade. 

Não à toa, inúmeras são as empresas que investem pesado para que todos os seus funcionários recebam tal certificação. 

A importância de um curso de DevOps

Mesmo que trabalhe diariamente com uma ferramenta, não há garantias de que um profissional irá passar na prova de certificações DevOps. Isso significa, então, que além de um nível muito alto, estas requerem uma preparação à altura. 

Por isso, é interessante buscar por cursos que visem te capacitar a respeito dessa metodologia. Afinal, diferentemente de uma técnica ou um método, essa é uma cultura totalmente nova. 

Se faz importante destacar, também, que a tendência é que ela seja implementada em inúmeros negócios no futuro. Sendo assim, estar bem treinado sobre sua utilização pode ser um grande diferencial competitivo para os próximos anos. 

Tanto para empresas quanto para colaboradores. Se hoje, portanto, esta já é uma habilidade buscada por recrutadores, imagine daqui a 5 ou 10 anos.  

O que é apresentado no curso de DevOps

Investir em cursos de certificações DevOps é um caminho lógico e simples para melhorar seus resultados. Existem diversas opções disponíveis, as quais têm como objetivo instruir e capacitar os profissionais. 

Cada um deles tem, então um programa de aprendizado diferente, feito especificamente para determinadas áreas. Dessa forma, cada colaborador adquire o conhecimento que lhe convém. 

Para isso, os cursos possuem uma parte teórica, que visa informar sobre os pilares dessa cultura. Aqui, diversos tópicos são apresentados, além de explicar a maneira como a metodologia se adequa às estruturas. 

Em seguida, na etapa prática, os alunos aprendem sobre o planejamento e a implementação das estratégias. Por fim, ferramentas interessantes são apresentadas para auxiliar no processo. 

Vantagens do DevOps para as empresas

Ao longo de um curso de certificação em DevOps, o aluno entra em contato com inúmeras informações novas e valiosas. Por meio deles, ele vai, passo a passo, se especializando na cultura e aprendendo a colocá-la em prática. 

Com isso, além de especialistas, estes se tornam embaixadores e defensores da metodologia dentro da empresa. Mais do que isso, eles estão aptos a auxiliar os demais no dia a dia da companhia. 

Para a empresa, é interessante mencionar que os cursos agilizam a preparação de sua equipe. E, consequentemente, fazem os resultados serem alcançados mais rapidamente. 

Afinal, com todos buscando o mesmo objetivo e havendo cooperação, é simples entender a maior produtividade dos processos. O que, indiretamente, afeta o clima organizacional da empresa e seu faturamento. 

Certificações DevOps Master

Como mencionado mais acima, há mais de um tipo de curso para certificações DevOps, e o primeiro deles é o Master. Aqui, a capacitação atesta que determinado profissional apresenta pleno conhecimento do conceito. 

Este, então, conta com capacidades e habilidades no nível máximo, o que significa que seu teste pode ser mais complexo. Em geral, tal prova confere se o especialista consegue, de fato, implementar as práticas da maneira correta. 

Certificações DevOps Professional 

Além do Master, há também as certificações DevOps Professional, destinadas a profissionais que não possuem cargos de liderança. Neste caso, o foco está em colaboradores que trabalham onde se utiliza da metodologia, mas não precisam ser especialistas no assunto. 

Seu objetivo, então, é o de garantir o conhecimento suficiente para que a equipe consiga atuar em conjunto com a cultura a utilizando da melhor maneira.  

Conheça mais sobre DevOps com a DBACorp

Não há dúvida alguma de que as certificações DevOps serão cada dia mais importantes para empresas e profissionais. Essa é uma metodologia interessante e que, pouco a pouco, vai dominando os mercados. 

Sendo assim, o mais interessante nesse momento é ter ao seu lado quem entenda do assunto. Para isso, confie em quem possa agregar conhecimento e experiência a esse projeto.  

A DBACorp é uma empresa com mais de 20 anos de mercado, auxiliando clientes em diversas áreas da tecnologia. Todos os nossos profissionais são certificados e especializados, garantindo a correta aplicação dos conceitos em sua empresa. 

Com isso, podemos te ajudar em temas como Banco de Dados, Infraestrutura de TI, Cloud Computing, Data Intelligence e DevOps. Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre essa cultura!