5 dicas de segurança em home office para as empresas que adotam esse modelo de trabalho

A segurança em Home Office se tornou uma preocupação de gestores e líderes em 2020 e 2021. Especificamente quando se fala em segurança da informação no regime remoto, há tanta informação divergente e solta pela internet que conseguir organizá-las para uma conclusão pode ser um desafio.

Se você busca entender melhor como pode melhorar a segurança dos dados e informações da sua empresa enquanto adotam o regime Home Office, as 5 dicas nesse conteúdo certamente ajudarão. Continue lendo e confira!

 O aumento do Home Office na Pandemia

Durante a pandemia do Covid-19, que levou a um isolamento iniciado em 2020, muitas empresas foram forçadas a migrar para o modelo de trabalho Home Office. O aumento foi tal que, entre 2019 e 2020, houve um crescimento de mais de 309% nas pesquisas envolvendo o termo Home Office.

Além disso, pesquisa realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) aponta que mais de 46% das empresas aderiram ao modelo Home Office durante a pandemia.

Essa foi uma solução para os períodos em que o trabalho no local físico foi proibido legalmente para fins de contenção da propagação do vírus. Mas, o que se iniciou como uma medida obrigatória se tornou uma opção de longo prazo para muitas empresas. Uma pesquisa liderada por um professor da FGV revelou que mesmo após a retomada das atividades, ao fim da pandemia, o Home Office crescerá em cerca de 30%.

A importância de garantir a segurança em Home Office

A segurança da informação sempre foi um tema muito debatido e que ganha maior relevância com a evolução progressiva da tecnologia. Isso porque, conforme meios digitais de armazenamento de informação ganham força, os riscos aumentam proporcionalmente.

Nesse sentido, a Europa protagonizou um grande avanço ao promulgar a GDPR (General Data Protection Regulation) com a finalidade de resguardar direitos referentes a dados pessoais e profissionais armazenados por empresas e terceiros.

A regulamentação, justificada na necessidade de aumentar a proteção sobre os dados, cujo valor cresce com o tempo, rapidamente foi readaptada em outros países. No Brasil, isso se deu com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A LGPD, que entrou em vigor em 2021 no Brasil, regulamenta e protege a privacidade das informações e dados da população. Conforme diretrizes da lei, há sanções previstas para o vazamento ou descuido, por parte de empresas, com dados pessoais, seja de pessoa física ou jurídica, em ambiente físico ou digital. Por isso, para garantir o cumprimento da Lei, medidas de Segurança da Informação são fundamentais.

Assim, ao considerar o aumento significativo do uso de meios digitais para comunicação e compartilhamento de dados e informações por colaboradores durante o Home Office, fato é que os riscos desses dados crescem proporcionalmente. Para evitar quaisquer desastres ou vazamentos, uma boa política de segurança em Home Office se torna ainda mais importante.

Investir em tecnologia da informação, especialmente quando se fala em segurança da informação é, portanto, algo essencial e necessário, não apenas optativo. Os danos que podem ser causados por um cyberattack, por uma falha no sistema ou por algum fator que leve ao comprometimento de dados e informações podem ser graves, e o prejuízo, por vezes, irrecuperável.

Como garantir a segurança da informação no Home Office

Existem várias medidas que podem ser tomadas por empresas para garantir a segurança da informação no Home Office. Isso porque sistemas estão sujeitos a diversos tipos de falhas, vulnerabilidades e riscos, tais como:

  • ataques de vírus;
  • ataques por malwares;
  • ataques cibernéticos;
  • falhas de sistema que podem levar a perda de dados;
  • vazamento de informações;

Não é possível listar todos os riscos existentes, tampouco produtivo. Assim, é hora de focar nas soluções para prevenir esses riscos.

1. Instale um antivírus corporativo

Um dos principais riscos a que sistemas e dados estão sujeitos é o de invasões por vírus e malwares, bem como o de sofrer ataques cibernéticos. Por isso, a adoção de um antivírus é fundamental.

De forma geral, um bom antivírus corporativo oferece proteção contra vírus, além de antispywares, firewalls, proteção de arquivos em nuvem e mesmo proteção de e-mail. Além disso, alguns possuem recursos como anti-spam e proteção a aplicativos e arquivos específicos.

A vantagem do antivírus corporativo é que você consegue realizar a instalação massiva nos aparelhos de colaboradores e da empresa, de forma automatizada, ao invés de precisar instalar o software em cada dispositivo individualmente.

Antivírus empresariais também fornecem uma visão melhor das informações e relatórios, para que o gestor entenda os riscos que foram contidos e possíveis ações futuras a serem tomadas.

Existem várias opções de antivírus corporativo disponíveis no mercado. Os planos variam conforme valor, funcionalidade e recursos, de forma que toda empresa consegue escolher aquele que funciona melhor conforme suas necessidades.

 2. Utilize diferentes credenciais de acesso

Credenciais de acesso consistem nos dados de login utilizados, ou seja, nome de usuário e senha para acessar determinado dispositivo ou local. Adotar diferentes credenciais é uma forma de assegurar que, caso haja o vazamento de uma senha, esse não comprometa a segurança de todos os acessos e arquivos.

3. Utilize VPN

VPNs são redes virtuais privadas (Virtual Private Network) e garantem a segurança da conexão, especialmente quando se está utilizando redes públicas.

Utilizar um VPN permite assegurar a proteção das atividades de navegação e proteger aquele que a utiliza de acessos não confiáveis. Isso porque a rede virtual privada atua com alta criptografia de informações e redireciona o tráfego vindo de redes diversas.

4. Aposte na criptografia

A criptografia assegura a proteção de dados armazenados e transmitidos entre colaboradores e membros da empresa. Isso porque ocorre a codificação da informação de tal forma que terceiros — pessoas ou malwares — não consigam compreendê-la mesmo que, de alguma forma, tenham acesso a ela.

Adotar a criptografia aumenta, assim, a segurança de todos os arquivos e dados manuseados por empresas e é uma excelente medida de proteção.

5. Realize treinamentos dos funcionários

Outro fator de risco envolvido na segurança das informações corporativas são os próprios utilizadores das redes. Isso porque, em geral, as pessoas possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre segurança da informação e acabam caindo em armadilhas ou apenas se descuidam.

Por isso, realizar treinamentos básicos com funcionários é fundamental. Entre tópicos iniciais que podem ser abordados, elencamos:

  • explicar o que são e-mails de spam e e-mails que potencialmente podem causar dano caso sejam abertos;
  • explicar a diferença de sites com protocolo HTTP:// e sites com protocolo HTTPS://, e as razões para evitar aqueles sem o SSL instalado;
  • demonstrar a importância de não clicar em links potencialmente suspeitos e de não entrar em sites não confiáveis;
  • explicar o que são senhas fortes e por que devem ser priorizadas em relação a senhas mais simples;

Além disso, é fundamental que haja um alinhamento de expectativas com todos os funcionários em relação às próprias condutas durante o Home Office. Isso significa explicar a importância de tomar cuidado com as informações de clientes e da empresa, e harmonizar todo o ecossistema corporativo para que estejam de acordo e compreendam a relevância e os riscos na falta da segurança da informação.

Por fim, conscientize seus colaboradores sobre a importância de sigilo e cautela na comunicação interna de informações sensíveis. Para isso, o ideal é que se utilize sempre os sistemas de comunicação adotados pela empresa, e que conversas sobre o serviço sejam mantidas em tais sistemas.

Adotar essas cinco medidas é um primeiro passo importante para uma maior segurança em Home Office das informações corporativas. E, se entender como proteger empresas em regime Home Office não for suficiente, confira um conteúdo sobre como analisar as vulnerabilidades e entender mais sobre segurança da informação ou entre em contato conosco e saiba como podemos ajuda-lo!

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