Suporte e Monitoração 24×7 e 8×5: qual escolher?

Quando você assume o posto de liderança ou gestão de uma empresa, há muito com o que se preocupar. Empreendedores devem lidar com um número de burocracias, obrigações e cautelas. Uma delas se refere a todos os problemas de infraestrutura tecnológica que podem ser providos, ou resolvidos, com um bom sistema de monitoração. Mas como escolher entre suporte e monitoração 24×7 e 8×5?

Nesse conteúdo, explicaremos melhor em que consistem ambos os modelos de suporte, as diferenças entre eles, a forma de escolher o melhor sistema para sua empresa e mais. Continue conosco!

Entenda a diferença entre as soluções de Suporte e Monitoração 24×7 e 8×5.

Antes de determinar qual a melhor solução de suporte, é essencial compreender os conceitos de cada uma. De forma geral, os nomes das soluções já indicam o tempo envolvido no trabalho, e ambas pressupõem uma monitoração mais proativa e participativa dos sistemas. 

O que é Suporte e Monitoração 24×7

A solução de suporte e monitoração 24×7 consiste na contratação de uma equipe de suporte que estará à disponibilidade 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. 

Isso significa que a monitoração é ininterrupta, havendo uma equipe de prontidão a qualquer momento para lidar com quaisquer problemas e imprevistos.  Não importa se algo ocorrer durante a madrugada, no domingo ou em um feriado: a empresa sempre estará resguardada por uma equipe de plantão.

Naturalmente, um serviço prestado nessa modalidade não é compatível com a modalidade presencial. Assim, essa contratação ocorre de forma remota ou, em alguns casos, híbrida. No segundo caso, a equipe de suporte comparece ao local quando necessário, mas toda a monitoração é feita majoritariamente à distância.

Em geral, uma empresa contrata essa solução para:

  • dar suporte à equipe de TI da empresa: seja porque a equipe é mais enxuta, menos experiente, ou porque há a necessidade de determinadas especializações cujo custo-benefício é maior na terceirização do serviço;
  • suporte exclusivo a clientes e fornecedores: muitas empresas necessitam prestar suporte técnico aos clientes com certa frequência, mesmo não sendo exatamente o produto ou serviço final que fornecem. Nesse caso, esse tipo de terceirização funciona muito bem, porque deixa tempo para a empresa lidar com o que realmente importa, e ao mesmo tempo assegura um suporte confiável e constante.

O que é Suporte e Monitoração 8×5

Enquanto o sistema de suporte e monitoração 24×7 é uma solução em tempo integral, o suporte 8×5 ocorre durante 8 horas nos 5 dias úteis da semana. Assim, consiste em um suporte prestado em horário comercial.

Esse modelo não fornece o atendimento em tempo integral, mas a qualidade do serviço prestado e a atenção à prevenção e correção de erros ainda se mantém.

É importante destacar que o tempo se refere ao tempo de cobertura e suporte prestado por pessoas. Nos horários além do horário comercial, ainda há uma monitoração sendo realizada, mas não há ninguém à disposição, exceto eventuais sistemas de Inteligência Artificial ou automatizações de envios de mensagens.

Suporte e Monitoração 24×7 ou 8×5: qual escolher?

Para escolher a melhor solução para a sua empresa, é necessário compreender o momento em que se encontra e o que, exatamente, se busca em um suporte.

De forma geral, o suporte 8×5 é uma solução excelente para pequenas e médias empresas, principalmente aquelas que não demandam a disponibilização do serviço de TI em tempo integral. O horário comercial é suficiente para prevenir e reparar falhas e erros na infraestrutura e, eventualmente, lidar com auxílio a clientes e fornecedores.

Por outro lado, se a sua empresa depende intensamente de uma boa estrutura de TI, seja porque é uma organização de tecnologia, de sistemas de gestão, seja porque pertence ao setor industrial ou qualquer outro setor, a solução 24×7 é mais indicada.

Isso vale para empresas cujo faturamento sofrerá um forte impacto caso haja qualquer falha no sistema, porque precisam de mais proteção e um atendimento personalizado, sendo essencial a possibilidade de acesso ao suporte a qualquer momento. 

Benefícios da solução 24×7 para a sua empresa

Tendo em vista as funcionalidades de ambas as soluções, achamos relevante elencar os benefícios de adotar o suporte e monitoração 24×7 para a sua empresa. Explicaremos, assim, brevemente, as vantagens dessa solução.  

Identificação rápida de problemas na infraestrutura de TI

Um suporte e monitoração em tempo integral e ininterrupto pressupõe atenção plena a toda a sua infraestrutura de TI. Assim, programas de prevenção são executados todo o tempo e sua eficácia aumenta.

Além disso, no caso de falhas na esfera preventiva ou falhas na infraestrutura, a identificação é feita com extrema rapidez, visto a constante fiscalização.

Correção de problemas de modo ágil

Um suporte 24×7 é prestado por profissionais com especialidade e excelência na prevenção e identificação de problemas. Tal especialidade se estende ainda para a capacidade de solucionar eventuais falhas identificadas. 

Uma equipe terceirizada terá maior velocidade e agilidade para corrigir erros ou, ainda, orientar a equipe interna da empresa a lidar com eles o mais rápido possível. Essa orientação ainda é melhor feita caso os erros devam ser corrigidos por clientes. 

Além disso, uma boa equipe de suporte 24×7 conta com profissionais completos e dinâmicos. São, portanto, capazes de exercer não só suas obrigações técnicas, mas também habilidades complementares que aumentam a qualidade do serviço prestado. 

Ela aumenta a produtividade da área e diminui o tempo ocioso da TI

Nossos profissionais que cuidam do setor de Tecnologia da Informação são especializados nisso e, ainda, treinados para lidar com a intensidade e volume de soluções pertinentes ao modelo 24×7. 

Assim, contar com esse modelo de suporte garante a redução da ociosidade do setor, reduzindo custos, e aumenta a produtividade da equipe, algo extremamente ligado à qualidade de trabalho. 

Conte com a DBACorp como a melhor parceira de Suporte e Monitoração 24×7

A DBACorp oferece a solução de monitoração e suporte durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Isso inclui finais de semana e feriados. Além disso, nossa prestação de serviços é sempre ágil, e prezamos pela resposta e atendimento em até 15 minutos para solucionar todas as suas necessidades.

Além disso, há a possibilidade de contratar conforme a melhor forma para você

  • Contratação por hora avulsa: empresas que precisam de um atendimento mais específico podem realizar a contratação por hora avulsa. Essa modalidade é perfeita caso você precise de algo mais pontual;
  • Contratação por franquia anual: nesse caso, o custo é fixo independente da intensidade ou variação dos serviços requisitados;
  • Contratação com visitas programadas: essa opção inclui visitas eventuais dos nossos profissionais à sua empresa, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, conforme determinado na negociação e conforme as suas necessidades.

Vale lembrar também que o cliente pode optar por “contratar como serviço a plataforma de monitoração – sem necessidade de investimento em hardware e software”. Além disso, se possuir monitoração própria, com investimento já realizado, é possível que ele acione o Time DBACorp na ocorrência de alertas.

Precisa de uma solução e está na dúvida entre suporte e monitoração 24×7 e 8×5? Entre em contato com a DBACorp e nossos consultores explicarão os benefícios de nossa solução aplicada especialmente à sua empresa!

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