A tecnologia em nuvem já pode ser considerada fundamental para as empresas. Com a facilidade de organizar e acessar os dados de maneira segura por meio do acesso remoto, além de oferecer maior segurança de dados sensíveis, os backups em nuvem facilitam e otimizam as rotinas com informações pertinentes ao negócio.

Não à toa, a pesquisa realizada pela ReportLinker mostra que os serviços associados à migração para a nuvem devem crescer 24,2% até o final de 2021, alcançando U$ 7,46 bilhões de dólares em 2022.

O Relatório de Ameaças de Dados, realizado pela IDC (International Data Corp), aponta que 47% de todos os dados corporativos no Brasil são armazenados na nuvem, mas apenas 53% desse volume está devidamente protegido por criptografia e somente 41% por tokenização.

Por isso é preciso rever as políticas e reforçar os cuidados. As boas práticas de backups são indispensáveis para qualquer organização.

A seguir, você irá conferir 8 dicas sobre como fazer seus backups do on-premise para a nuvem com ainda mais segurança e otimização.

1.      Crie uma política de backup

Documentar regras e orientações sobre como realizar os backups on-premise para a nuvem é muito importante. Esse deve ser o primeiro passo antes de incentivar e iniciar os processos de migração de dados.

A documentação precisa ser definida como a política de backup da empresa e deve ser lida e seguida por todos os colaboradores envolvidos.

Entre as regras que a política de backup deve abordar, estão:

  • O software utilizado e suas indicações de uso;
  • Os dias e horários em que os backups são realizados;
  • O local de armazenamento do backup, bem como suas subpastas;
  • O prazo máximo para armazenamento do backup;
  • As restrições de acessos;
  • Entre outros.

O principal profissional envolvido na criação dessa política é o SysAdmin, que precisa definir as regras que manterão os backups íntegros e funcionais. Entretanto, é essencial que todos os colaboradores de TI que atuam na administração da nuvem participem dessa criação, já que isso ajudará a definir políticas bem amarradas e seguras.

2.      Organize uma janela de backups

A janela de backup é o horário no qual a transferência de dados é realizada. É importante que essa ação seja definida em horários nos quais os colaboradores já não estejam na empresa, já que o processo de backup pode gerar lentidão para as atividades em rede. Dessa forma, os horários mais comuns para o backup em nuvem são após o horário comercial.

3.      Reduza o volume do backup

Sabemos que o objetivo do backup é salvar informações altamente relevantes para a empresa. Por isso é muito importante excluir arquivos duplicados no processo.

Assim, utilize ferramentas para identificar e eliminar arquivos que sejam totalmente iguais e sem alterações. Essa ação deixará o backup mais enxuto e ágil.

4.      Faça testes nos backups

Imprevistos acontecem e dados que você migrou para a nuvem podem ter sido corrompidos, por isso, fazer testes nos backups é tão importante. Implemente uma rotina de testes manuais e perceba como os arquivos se comportam após o ingresso para o ambiente em nuvem. Essa simples atividade poderá impedir que dados importantes não salvos sejam totalmente perdidos e gerem prejuízos.

5.      Tenha versionamento dos backups

Ao realizar os backups, você pode definir dois tipos de rotinas: a de salvar os backups sobre os arquivos já existentes ou criar versionamentos. Prefira a segunda opção.

O versionamento dos backups garante que os arquivos salvos anteriormente sejam recuperados, caso ocorram problemas com o backup atual.

6.      Não compartilhe as informações de acesso

As credenciais de login precisam ser altamente protegidas, pois dão o acesso às informações críticas que estão relacionadas aos backups em nuvem. Assim, hierarquize os acessos para garantir que cada colaborador alcance somente os dados pertinentes às suas tarefas.

Essa ação ajudará a ter maior controle sobre quem acessa e como são utilizados os dados armazenados, bem como identificar quem realizou determinadas modificações.

7.      Monitore seus backups

Com o grande volume de dados trafegado, é importante monitorar os backups para identificar e corrigir rapidamente possíveis erros. Esse cuidado evitará perceber apenas tardiamente que determinado arquivo ficou corrompido após o salvamento.

Defina esse monitoramento já na política de backup da empresa e nomeie os responsáveis por fazê-lo.

8.      Conte com o apoio de uma empresa especializada

Por mais que os colaboradores da empresa estejam familiarizados com os backups na nuvem, esse processo é tão importante para o negócio que o melhor a se fazer é ter profissionais dedicados.

Isso trará maiores investimentos em tecnologia para manter toda a segurança necessária aos dados sensíveis, além de oferecer o suporte necessário para monitorar e organizar todos os dados armazenados na nuvem, gerando ganho de tempo para que os profissionais da empresa se dediquem às outras atividades essenciais ao negócio.

As 5 vantagens de realizar o backup do on-premise para a nuvem

Com a definição de uma empresa especializada, os backups do on-premise para a nuvem oferecem muitas vantagens:

1.      Maior segurança para o armazenamento

Se houver falhas ou acidentes nos servidores locais, os dados estarão protegidos na nuvem.

2.      Acesso remoto

Os colaboradores podem acessar os dados necessários via internet por meio de qualquer dispositivo autorizado.

3.      Menos risco de invasões

Dados em nuvem passam por criptografias e outras medidas de segurança que impedem o acesso não autorizado, evitando o vazamento de informações sensíveis.

4.      Facilidade de implementação

A implementação dos serviços em nuvem é rápida e permite que as mudanças sejam utilizadas em pouco tempo.

5.      Baixo custo

Ao contrário do alto investimento em periféricos e manutenções do servidor físico, o armazenamento em nuvem demanda apenas uma assinatura mensal pelos serviços de suporte e espaço utilizado.

Conte com as soluções da DBACorp

A DBACorp tem experiência de 20 anos oferecendo soluções robustas para a tecnologia das empresas.

Com soluções desenvolvidas com a Backup Já, a DBACorp garante backups de grande porte, alcançando e recuperando arquivos individuais, discos rígidos e sistemas inteiros. Tudo isso por meio de um dashboard intuitivo que permite agilidade e total segurança.

Sua empresa precisa das soluções de backups para a nuvem que a DBACorp oferece. Converse com nossos analistas e saiba como vamos atender suas necessidades.