O Chief Information Officer (CIO) é um profissional que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo, especialmente pelo fato de estarem surgindo novas tecnologias disruptivas a todo momento.

Basicamente, CIO é o nome dado para quem exerce um poder diretivo na área de Tecnologia da Informação (TI), podendo ser o gerente, diretor, vice-presidente ou gerente, conforme a estrutura dessa área na empresa.

Toda empresa que deseja se manter competitiva no mercado deve enxergar o CIO como um líder estratégico, assim ela se conseguirá modernizar, acompanhar as mudanças de mercado e elevar seus resultados. Quer saber mais sobre o assunto?

Mas afinal, qual o papel de um CIO dentro da empresa?

Os ambientes de TI vêm se transformando rapidamente com passar dos anos, já que graças a ele que a empresa consegue aproveitar de tecnologias como Cloud Computing (computação em nuvem), Big Data, Inteligência Artificial (IA), entre outras que alavancam a eficiência do negócio.

O CIO deve estar atento às tendências na área, estudá-las, verificar como podem ser úteis para a organização e implementá-las no campo prático. Ele garante que eventuais projetos sejam concluídos dentro do cronograma e orçamento previsto, que a entidade tire o máximo do TI e atinja seus objetivos.

Para isso ele deve realizar diferentes trabalhos estratégicas, como gerenciar a comunicação interna, cuidar do armazenamento e processamento, entre outras. Já as atividades mais operacionais e técnicas — como manutenção e instalação de equipamentos — são delegadas aos profissionais da equipe que ele supervisiona.

Entenda melhor a seguir quais são as operações desempenhadas pelo CIO.

Fazer o intermédio entre a alta gestão e o TI

O CIO é um líder que está entre a alta administração e a equipe de Tecnologia da Informação. Assim, ele deve conhecer o planejamento estratégico do negócio e o que os demais gestores esperam do TI. Com isso, o gerente de TI conduz sua equipe para que os objetivos do plano estratégico sejam atingidos, além de transmitir as informações para a equipe de forma clara e estabelecer metas alcançadas.

Gerenciar o ambiente de TI

Esse profissional também administrará os recursos e as operações realizadas na área de TI, isso inclui pessoas, infraestrutura de TI, hardwares, softwares, ferramentas, tecnologias etc. Também será de sua responsabilidade assegurar o pleno funcionamento das redes de comunicação, o processamento da base de dados, entre outros recursos.

Alcançar o potencial do TI

Para maximizar a eficiência das atividades desempenhadas no departamento, é importante que ele adote rotinas padronizadas e integre todos os demais setores ao TI. Outro aspecto para alcançar o potencial é estabelecer metas adequadamente e incentivar a equipe a atingi-las.

Já para ampliar o seu controle sobre a área é necessário implementar indicadores-chave de desempenho (KPIs) adequados, conhecer bem seus colaboradores e analisar relatórios gerenciais. Nesse caso, é fundamental utilizar soluções específicas que ampliem o controle do CIO sobre o setor.

Habilidades desejadas de um CIO

Normalmente bons profissionais de TI têm amplo conhecimento voltado à informática e estão sempre buscando aperfeiçoar suas habilidades técnicas (hardskills). Entretanto, o CIO também visa desenvolver habilidades interpessoais (softskills) para que cumprir suas funções adequadamente.

As softskills são as comportamentais e relacionadas à forma que o profissional lida consigo mesmo e outros colaboradores. Mesmo que o profissional não tenha algumas dessas habilidades, é possível que elas sejam desenvolvidas ou aprimoradas ao praticá-las no dia a dia. Veja quais são elas a seguir.

Comunicação

O diretor de TI deve ter uma boa comunicação para conseguir informar ao time, de forma objetiva e clara, aspectos como a estratégia empresarial, os objetivos do negócio e o que se espera do TI. Isso também se aplica para a comunicação com outros setores, já que atualmente a eficiência da área de TI é fundamental para o pleno funcionamento de toda a organização.

Liderança

Bons líderes sabem como extrair todo o potencial de cada um de seus colaboradores. Para isso, eles devem conhecem as características de cada um deles, seus pontos fortes e fracos, suas dificuldades, como motivá-los para atingir suas metas, entre outras habilidades.

Conhecimento sobre a empresa

Um CIO precisa conhecer minuciosamente a empresa que trabalha e como seus processos funcionam, assim ele saberá quais são as necessidades de TI de cada área, beneficiando a produtividade de todo o negócio.

Atualização e inovação

Como uma de suas funções principais é implementar novidades tecnológicas na empresa, é fundamental se manter constantemente atualizado sobre as principais tendências para os próximos anos. Assim, ele consegue manter a empresa modernizada e inovadora, o que maximiza seus resultados e aumenta sua competitividade no mercado.

Saber delegar

Delegação é uma atividade que deve ser feita estrategicamente, pois nem todos os colaboradores do seu time poderão desempenhar as tarefas que recebeu adequadamente. Entretanto, ao conhecer as capacidades técnicas e qualidades de cada indivíduo, o CIO saberá para quem deve delegar cada operação.

CIO como peça estratégica: conheça mais sobre o assunto

É importante que todos os gestores visualizem o CIO como uma peça estratégica para a empresa, o que significa que ele tem o nível decisório que os demais C-Levels (executivos seniores da alta administração), por isso ele deve ser tratado como um parceiro de negócios que busca o mesmo objetivo.

Na prática, ele atua juntamente ao CEO durante sua rotina, como na negociação com parceiros e provedores, estruturação do planejamento estratégico, decisão de quais projetos terão prioridade, entre outros assuntos.

Em reuniões com os demais gestores, o CIO deve apresentar as tecnologias que podem ser aplicadas no negócio atualmente. Por exemplo, muitos administradores acreditam que a Computação em Nuvem, IA e Machine Learning são realidades distantes da empresa e acabam não aproveitando dessas inovações. Nessa hipótese, o diretor de TI demonstrará a viabilidade da tecnologia aos demais executivos, garantindo que a organização faça os investimentos certos.

Ressalta-se que a tecnologia vem se tornando cada vez mais relevante para as empresas com o passar do tempo, o que significa que o CIO também desempenhará um papel cada vez mais impactante na entidade. Se você gostou do nosso material, então acompanhe os demais conteúdos do nosso blog, eles trazem informações úteis para que você aperfeiçoe continuamente sua gestão!