Quem está sempre atualizado com os lançamentos e novas tendências do mercado de tecnologia sabe que a Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade para os negócios.

No entanto, quando pensamos na economia e otimização de recursos empresariais que a Inteligência Artificial em nuvem traz, é preciso conhecer os detalhes dessas tecnologias que trabalham juntas.

Nesse sentido, é importante também lembrar que há algum tempo, apenas as empresas de investimento elevado, profissionais experientes ou especialistas na área de IA conseguiam aplicar essa tecnologia no ambiente de negócios.

A utilização recente e em massa dos serviços em nuvem já permite que empresas vejam a necessidade de usar inteligência artificial em conjunto no seu dia a dia.

De acordo com as previsões da Deloitte Global para essa área, podemos analisar alguns números importantes:

  • Em 2020, 87% das empresas utilizarão inteligência artificial;
  • Nas empresas que vão integrar serviços de inteligência artificial em nuvem:
    • 70% importarão recursos por meio de softwares
    • 65% passarão a criar aplicativos

Então conheça nesse artigo quais são as principais vantagens de se utilizar a inteligência artificial em nuvem para os negócios.

O conceito da inteligência artificial em nuvem

Na prática, um ambiente de nuvem que faz o uso da IA aprende com os próprios dados que reúne, faz previsões e soluciona problemas em potencial antes mesmo que o usuário consiga identificá-los.

Uma forte conclusão que podemos tirar a partir da utilização dessas tecnologias é que a computação em nuvem e a inteligência artificial estão se fundindo cada vez mais. O papel da nuvem e do machine learning estão presentes atualmente no nosso dia a dia, já que estamos acostumados a lidar com os assistentes inteligentes como:

  • Cortana (Microsoft);
  • Siri (Apple);
  • Alexa (Amazon);
  • Google Assistant (Google).

Para entender bem o conceito por trás desse casamento de tecnologias, devemos lembrar que os muitos servidores de banco de dados que usam a tecnologia em nuvem mantêm as informações que uma IA precisa sempre disponíveis, seja para acessar ou usar na tomada de decisões e no aprendizado.

Mas, à medida que uma inteligência artificial aprende, ela pode transmitir esses novos dados de volta à nuvem, ajudando outras IAs a aprenderem também. Com a nuvem, atingimos um poder de cálculo e a capacidade de tratar uma série de dados ao mesmo tempo.

De que forma a nuvem é essencial para o trabalho de uma IA?

A nuvem é fundamental para o modelo de IA de duas maneiras:

  1. Os conjuntos de dados que essa tecnologia utiliza não estaria acessível se não fosse a nuvem;
  1. A nuvem permite que as empresas lidem com a escala necessária, fornecendo os recursos com uso intensivo de dados a vários clientes simultâneos a um custo acessível.

A nuvem ainda facilita o trabalho de qualquer equipe, já que fornece meios de pesquisa e ferramentas para os desenvolvedores encarregados de criar soluções quem envolvam IA.

Assim, mesmo que esses profissionais não possuam o conhecimento necessário para criar, treinar sistemas ou gerenciar dados por conta própria, eles contam com o recurso da nuvem para auxiliá-los. Essa é a grande vantagem com o avanço da Big Data.

As vantagens da inteligência artificial em nuvem

  1. Acesso a dados sem precedentes

O trabalho em conjunto da inteligência artificial em nuvem é essencial para se ter acesso a dados como nunca se imaginou. Com alta capacidade, é possível alimentar com muito mais dados os sistemas de IA. E é exatamente isso que faz os sistemas aprenderem o que precisam para entregar informações mais assertivas para as empresas.

Comparados ao armazenamento de dados tradicional, sediados em servidores no local das empresas, os ambientes em nuvem suportam volumes de dados muito maiores, sem as tradicionais dificuldades de um ambiente físico.

  1. Maior controle e gestão de dados

A IA também pode ser usada ​​para mover dados entre infraestruturas locais e ambientes em nuvem. Em um ambiente de nuvem híbrida, por exemplo, a acessibilidade e conectividade contínuas são cruciais. Com essa conectividade, as organizações também poderão gerenciar e controlar dados como nunca conseguiram.

As empresas que fazem uso da IA com soluções de dados em nuvem têm mais chances de escalar suas aplicações para definir padrões do setor e impulsionar a inovação, maximizando os ativos que já possuem.

  1. Tomada de decisão mais rápida e eficiente

Quando uma organização conecta dados em um ambiente de nuvem, ela é capaz de identificar mais facilmente tendências e padrões em vários conjuntos de dados. É por isso que a inteligência artificial em nuvem leva a análise de dados para um outro nível.

Em um ambiente de nuvem, a IA aprende com dados históricos, identifica padrões atuais e faz recomendações. Esse processo automatizado elimina completamente os erros humanos durante a análise dos dados.

Com essa mudança, a IA acelera dramaticamente a análise de dados, beneficiando tanto uma organização quanto seus clientes com as tomadas decisões direcionadas para as reais necessidades da operação.

  1. Economia de custos

O incentivo máximo para começar a utilizar a inteligência artificial em nuvem é a economia simples que essa tecnologia proporciona. Um modelo de nuvem permite que as organizações comprem apenas o armazenamento de que precisam, e quando precisam. Isso elimina as despesas tradicionais de infraestrutura.

Com esse modelo, uma organização pode usar essas economias de custo para o desenvolvimento da própria IA. E sem despesas para data centers físicos, o custo dos projetos cai de forma significativa.

Lembrando que as soluções em nuvem não são de um tamanho único, e por isso as empresas também criam ambientes com base nas necessidades individuais dos negócios. Cada ambiente pode parecer um pouco diferente, mas todos oferecem economia de custos que promovem o desenvolvimento e o crescimento da IA.

Inteligência Artificial em nuvem: como as empresas já estão utilizando esse recurso?

Além de conhecer as vantagens, que tal conhecer as aplicações práticas que essa tecnologia está permitindo para as empresas?

A verdade é que quando a IA trabalha em um ambiente de nuvem, todos se beneficiam. As equipes internas recebem rapidamente informações e dados para gerar soluções recomendadas para os clientes, com base especificamente em características e informações reais.

Por sua vez, os clientes obtêm recomendações mais adequadas às suas necessidades. O impacto positivo dessa experiência é o que impulsiona os negócios de qualquer empresa.

Os ambientes em nuvem também eliminam a necessidade de muitas organizações investirem a maior parte do seu orçamento em pesquisa e desenvolvimento. Como os principais fornecedores de nuvem estão lançando constantemente novos recursos de IA, as organizações que acessam a nuvem podem aproveitar essa pesquisa sem custo adicional.

Entendeu a importância de conhecer os detalhes da inteligência artificial em nuvem?

Acesse a nossa área de materiais gratuitos para saber mais e agende uma reunião para você começar a aproveitar esses benefícios! Ou se preferir, agende uma reunião.