Cuidado, provavelmente seus dados pessoais estão nesse momento passando nas mãos erradas. Por mais exagerada possa parecer esse alerta, essa é a realidade para muitos dos usuários. Recursos como análise de vulnerabilidades e segurança da informação ainda são um desafio para muitas empresas que armazenam informações de seus clientes.

Um dado preocupante, divulgado em um levantamento feito pela Gemalto, mostra que durante os últimos cincos anos, quase 10 bilhões de registros foram perdidos, roubados ou expostos, com uma média de 5 milhões de dados comprometidos a cada dia. Dos 1.765 incidentes de violação de dados em 2017, a fraude à identidade representou o principal tipo de violação de dados, contabilizando 69% de todas as violações.

O impacto associado aos ataques e roubo de dados não atingem somente a população, mas é um risco para as empresas, que sofrem, por exemplo, com a espionagem industrial, fraudes e outros prejuízos que vamos ver no decorrer do artigo.

 

3 problemas que a vulnerabilidade pode causar nas empresas

Antes de listar o impacto sofrido pelas empresas em decorrência das vulnerabilidades, vale sempre destacar que ataques e roubo de dados não é privilégio das grandes empresas. Na verdade, as pequenas correm risco dobrado.

Além de serem alvo de ataques e roubo de informações armazenadas em sua estrutura, muitas delas prestam serviços para grandes organizações e por isso, os hackers fazem das pequenas empresas a ponte para os grandes ataques.

Vamos aos impactos que a vulnerabilidade pode causar nas empresas.

  1. Perda financeira

Como esperado, a primeira grande perda consiste na financeira. Grandes prejuízos são registrados quando um ataque e roubo de dados ocorrem. Mas isso não significa ser o maior impacto.

  1. Queda na produtividade

Após um ataque virtual, a equipe de TI fica mobilizada em descobrir e resolver a vulnerabilidade de segurança. E dependendo do ataque, todos os departamentos da empresa podem ser afetados.

  1. Perda de credibilidade

Esse com toda certeza é o pior impacto para uma organização. Em alguns casos, a perda de credibilidade consiste em fechar as portas e sair totalmente do mercado.

 

 

A importância da análise de vulnerabilidades

Basicamente, uma análise de vulnerabilidades consiste no processo de definir, identificar, classificar e priorizar vulnerabilidades em sistemas de computadores, aplicativos e infraestruturas de rede, fornecendo à empresa a avaliação, o conhecimento necessário, conscientização e o histórico de riscos para entender as ameaças ao seu ambiente e como reagir apropriadamente.

Revisar esse conceito básico nos leva a importância da análise de vulnerabilidades no combate aos ataques virtuais e roubo de dados. Portanto, empresas de qualquer tamanho, segmento ou mesmo indivíduos que enfrentam o risco de ataques cibernéticos, podem se beneficiar de alguma forma da análise de vulnerabilidades.

Uma avaliação de vulnerabilidade fornece informações sobre os pontos fracos de segurança em seu ambiente, orientando sobre como avaliar os riscos associados a esses pontos de vulnerabilidade e às ameaças em evolução.

Esse processo oferece à organização um melhor entendimento de seus ativos, falhas de segurança e riscos em geral, reduzindo a possibilidade de que um cibercriminoso possa violar seus sistemas, roubar dados de seus clientes, pegando assim a empresa de surpresa.

Detalhando um pouco mais a análise de vulnerabilidades

Para fecharmos essa relação entre a análise de vulnerabilidades e a segurança da informação, vale destacar os diferentes tipos de varreduras aplicadas à avaliação de vulnerabilidades e relacionado ao nível de fragilidade do ambiente.

  • As varreduras baseadas em rede são usadas para identificar possíveis ataques de segurança da rede de dados.
  • As varreduras baseadas em host são usadas para localizar e identificar vulnerabilidades em servidores, estações de trabalho ou outros hosts de rede.
  • As varreduras de rede sem fio das redes Wi-Fi geralmente se concentram em pontos de ataque na infraestrutura de rede sem fio.
  • As verificações de aplicativos a fim de detectar vulnerabilidades de software conhecidas e configurações errôneas em aplicativos de rede ou da Web.
  • As varreduras de banco de dados podem ser usadas para identificar os pontos fracos em banco de dados.

Por fim, a análise de vulnerabilidades significa um processo de avaliação que inclui o uso de várias ferramentas, scanners e metodologias para identificar vulnerabilidades, ameaças e riscos.

 

Encontrando falhas e garantindo as operações do negócio

As empresas devem empregar análise de vulnerabilidades regularmente para garantir a segurança de sua infraestrutura de TI, especialmente quando mudanças são feitas, a exemplo de serviços adicionados, novos equipamentos ou quando portas são abertas.

A prevenção de forma proativa e preditiva garante a segurança da informação da empresa e de seus clientes.

Se interessou em saber ainda mais sobre esse e outros assuntos da área de TI? Então acesse nossa página de materiais gratuitos que foi preparada para passar o nosso conhecimento e experiência para você! Clique aqui agora mesmo!