Um plano de contingência basicamente tem o objetivo de ajudar as empresas a evitar emergências em TI e assim, responder efetivamente a um evento ou situação significativa que não deveria acontecer.

Mas você acredita que isso ainda é um grande desafio para as organizações?

Um plano de contingência contribui diretamente para a continuidade de negócios e ajuda as organizações de qualquer tamanho a se preparar para situações não previstas e até mesmos para um desastre. Resiliência, recuperação e planejamento de contingência são elementos considerados chave para manter os principais sistemas em funcionamento.

 

Mas afinal no que consiste um Plano de Contingência?

Algumas vezes chamado de “Plano B”, um plano de contingência vai além de evitar emergências em TI e pode ser usado como uma alternativa para ações cujo resultados esperados não se concretizaram. O planejamento de contingência é um componente fundamental para a continuidade de negócios, recuperação de desastres e gerenciamento de riscos.

Em vez de abordar os problemas após uma crise, uma política de contingência ajuda sua organização a recuperar-se de emergências, que sempre existem na área de TI, mais rapidamente e assim, colocar suas operações em funcionamento em tempo hábil.

Desta forma, o plano de contingência busca evitar emergências em TI ou desastres na empresa. A meta é que a empresa possa continuar a operar e a funcionar de forma contínua e de forma eficiente.

 

7 estratégias para evitar emergências em TI

De acordo com o NIST, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, uma unidade do Departamento de Comércio dos EUA, em sua publicação NIST 800-34 Rev. 1, os sete passos para a construção de um plano de contingência de TI são os seguintes:

 

  1. Desenvolva a declaração de política de contingência de sua empresa

Uma política formal de contingência fornece a autoridade e a orientação necessária para desenvolver um plano de contingência eficaz. Ela significa o apoio que as equipes responsáveis pela elaboração e implantação do projeto precisam para fazer a coisa acontecer.

 

  1. Conduza a análise de impacto nos negócios

Também conhecida como BIA, Business Impact Analysis, ela ajuda a identificar e priorizar sistemas de informação, apoiando as funções consideradas de missão crítica para os negócios da organização que deverão ser contempladas.

 

  1. Identifique os controles preventivos

Documentar todas as medidas que devem ser tomadas para evitar as emergências.

 

  1. Crie estratégias de contingência

Estratégias eficientes de recuperação garantem que os sistemas possam ser recuperados de forma rápida e eficiente após uma interrupção.

 

  1. Desenvolva um plano de contingência

O plano de contingência deve conter orientações e procedimentos necessários para restaurar os sistemas considerados críticos que foram danificados, incluindo os de segurança e dos requisitos de recuperação do sistema.

 

  1. Assegure a validação, treinamentos e a execução do plano

Ao realizar os testes que validam os recursos de recuperação, o treinamento que prepara as equipes de recuperação e os exercícios do plano, sua empresa identifica as lacunas de planejamento e ainda implementa um ciclo contínuo de melhorias, promovendo a eficácia do plano e a preparação geral da organização.

 

  1. Garanta a manutenção do plano

O plano deve ser um documento “vivo”, sendo revisado regularmente para permanecer atualizado com aprimoramentos do sistema e mudanças organizacionais.

 

Pontos chave

É preciso ter em mente que as operações do dia-a-dia são exigentes e a probabilidade de uma interrupção significativa nos negócios é pequena, por isso é difícil ter tempo para preparar um bom plano.

No entanto, se você for proativo a curto prazo, ajudará a garantir uma recuperação mais rápida e eficaz de um revés operacional a longo prazo, e poderá salvar sua organização contra falhas, caso os riscos se tornem realidade.

O planejamento de contingência requer um investimento de tempo e recursos, mas se você não conseguir fazê-lo ou se fizer mal, os custos poderão ser significativos se ocorrer um desastre. Lembre-se dos prejuízos financeiros e de imagem.

Uma dica final é buscar parceiros tecnológicos que apresente características técnicas e experiência prática na elaboração de planos de contingência. Isso faz com que sua empresa se torne mais assertiva ao evitar emergências em TI.

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