É dever de todo gestor de TI garantir que a empresa esteja preparada para lidar com eventuais falhas nos sistemas e dispositivos. Para isso, uma política de backup estruturada e as melhores soluções de backup do mercado serão de grande ajuda.

Além de trazer argumentos para conscientizar os demais gestores e os líderes da equipe sobre a importância da política de backup, a equipe de TI também precisa avaliar as suas demandas e opções. Atualmente, existem soluções de backup feitas em estrutura física e na nuvem.

Cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens e podem ser aplicadas de acordo com as particularidades de cada negócio. Entenda mais!

A urgência de estabelecer uma política de backup

O fantasma da perda de dados ou ficar com aplicações indisponíveis ainda assombra muitas empresas e tira o sono de gestores, mas não deveria ser assim. Com uma política de backup estabelecida, sua empresa pode descansar tranquila sabendo que cada dado, ativo de tecnologia, aplicação e informação importante estão protegidos e seguros.

Ao contrário, quando a empresa não conta com soluções de backup, ela fica vulnerável a incidentes, exclusões não intencionais, ataques de pessoas mal-intencionadas, falhas nos sistemas e até mesmo desastres como incêndio ou inundações.

Alguns dos ativos mais importantes das empresas atualmente se encontram em forma digital e a perda de qualquer um deles pode representar prejuízos financeiros e de imagem. Da mesma forma, a indisponibilidade de aplicações críticas representa tempo e dinheiro perdidos.

Portanto, não importa o tamanho da organização, se a sua empresa ainda não tem uma política de backup, está na hora de começar.

E-book Disaster Recovery

Backup: na estrutura física ou em nuvem?

O gestor de tecnologia e sua equipe precisarão responder a algumas perguntas para estabelecer a política de backup. Além de pensar em itens como frequência da cópia de dados, quais dados precisam ser copiados e quanto precisa ser investido, o time também precisa definir se vai fazer backup em uma estrutura física ou na nuvem.

O backup em estrutura física, também chamado de on premises, é aquele em que a própria empresa monta sua infraestrutura para realizar o backup. Como vantagens do on premises, a empresa tem mais liberdade para usar seus próprios softwares e sua política de criptografia, além de ter controle e visibilidade total dos dados.

Já as desvantagens do backup on premises ficam por conta da necessidade de realizar um investimento inicial mais alto e de ter que cuidar da manutenção por conta própria. Sendo assim, também é mais difícil adaptar rapidamente a estrutura para atender a uma eventual baixa ou alta da demanda.

Quando se fala em backup na nuvem, geralmente estamos falando de nuvens públicas, isto é, a empresa contrata um provedor de serviços que vai disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a realização do backup.

Esse modelo tem a grande vantagem de que não são necessários investimentos e a empresa pode contratar o serviço conforme a sua demanda. Manutenção e segurança da infraestrutura também ficam por conta do provedor e as nuvens contam com tecnologias de criptografia de alto padrão, garantindo a segurança dos dados.

Como desvantagens, o uso das nuvens dificulta a utilização de hardwares e softwares personalizados e torna o acesso aos dados dependente da conexão à internet. Isso vai aumentar a demanda de banda na empresa e pode comprometer a performance.

As melhores soluções de backup do mercado

Conheça agora duas das melhores soluções do mercado para o backup.

Veeam Availability Suite™

Essa solução é direcionada para o backup nuvem e foca não apenas em manter os dados e aplicações seguros, mas também em garantir disponibilidade rápida e confiável quando eles precisam ser recuperados. A Veeam Availability Suite™ garante:

  • backup rápido e confiável para as cargas de trabalho virtuais, físicas e baseadas na nuvem;
  • recuperação de desastres com restauração extremamente rápida;
  • replicação de máquinas virtuais para garantir a disponibilidade de aplicações críticas.

Como prova da qualidade da solução, dados da IDC indicam que a Veeam é o fornecedor de software de recuperação e proteção de dados com maior crescimento no mercado.

VMWare vSphere

Essa solução está mais voltada para o backup on premises e fornece backup baseado em disco de máquinas virtuais e aplicações. Entre os recursos do VMWare vSphere, destacam-se:

  • minimização dos requisitos de armazenamento de backup graças à exclusiva tecnologia de deduplicação; (Essa “subferramenta” chama VMware vSphere Data Protection)
  • recuperação de desastres previsível e rápida.

 

Enfim, o VMware vSphere é uma solução completa para manter aplicativos, dados, infraestrutura e acesso seguros com maior visibilidade e menor tempo de resposta.

Como você viu, tanto o backup em nuvem quanto em estrutura física tem suas vantagens e desvantagens e pode ser adaptado para cada empresa. Um pequeno incidente pode gerar a perda de milhares de dados e sem uma política de backup a empresa estará seriamente comprometida.

Por isso, não deixe de procurar pelas melhores soluções de backup do mercado, pois sempre existe uma que se adapta ao orçamento e à demanda da sua empresa.

E se você está interessado em saber mais sobre temas ligados a soluções de TI, tecnologia e segurança da informação, não perca esta chance: clique aqui para acessar diversos materiais gratuitos!