O primeiro passo para modernizar o setor de desenvolvimento da sua empresa é o entendimento que gaps devem ser eliminados. Aproximar setores de desenvolvimento com operações, em uma cultura DevOps, garante uma execução mais eficiente de cada aplicação. A dúvida é: qual é a tradução prática disso? Uma das respostas pode ser o CI/CD — integração contínua (CI) e entrega contínua (CD).

O termo diz respeito a um conjunto de princípios e práticas operacionais que possibilitam o time de desenvolvimento de entregar alterações no código de uma aplicação de forma mais flexível.

Ou seja, com mais frequência e confiabilidade no resultado, tornando todo processo mais dinâmico.

Essa prática também possui muitos valores da metodologia ágil. Afinal, ao contar com as etapas de implantação automatizadas, todo potencial estratégico do time de desenvolvimento se volta a atender os requisitos do negócio, como a segurança e qualidade do código.

CI/CD: Uma definição

Para quem não é familiar com o termo, é bom entender que o CI/CD é encarado no mundo do desenvolvimento como um pipeline. O objetivo é alcançar a entrega contínua através de um alto nível de automação, com monitoramento constante da etapa de desenvolvimento.

Continuous Integration — Integração Contínua

Primeira parte deste pipeline é o processo de Integração Contínua. Ou seja, toda vez que um desenvolvedor envia um código novo (como pequenas alterações) para a aplicação, ela automaticamente compila e testa a solução — quantas vezes forem necessárias, independentemente da plataforma ou linguagem.

Com o tipo de desenvolvimento atual, na qual variadas plataformas e ferramentas são necessárias, essa prática é uma verdadeira “mão na roda”.

Afinal, se encarrega de integrar e validar as alterações automaticamente, sem necessidade da ação manual e individualizada.

Com isso, sua empresa consolida os processos de criação, compilamento e teste de aplicações. Essa flexibilidade permite uma maior liberdade e colaboração na hora de melhorar o código, o que aumenta a qualidade final da solução.

Continuous Delivery – Entrega Contínua

O processo de entrega contínua começa justamente onde integração contínua acaba.

Ou seja, o CD se encarrega de automatizar a entrega de aplicativos para ambientes de infraestrutura selecionados. Em outras palavras, uma vez que o novo código seja validado nos testes de integração, o CD automatiza o seu envio ao repositório certo.

Isso é particularmente necessário, pois no desenvolvimento de um aplicativo, é comum que as equipes trabalhem com vários ambientes e camadas diferentes (como teste, desenvolvimento etc.).

Dessa forma, você tem uma base de códigos preparada para implantação em qualquer ambiente produtivo.

O processo de CD garante que as alterações de código cheguem ao lugar certo.

Portanto…

Para juntar as peças: a integração contínua é o processo por trás da automação de testes e validação de alterações no código. Já a entrega contínua é o processo de automação de entrega dessas alterações na infraestrutura do código, entre outros processos adicionais.

Como funciona o processo de CI/CD?

Em questões práticas, são várias ferramentas utilizadas para automatizar o CI/CD. Tudo depende do seu escopo de trabalho.

Entre as principais, destacam-se Jenkins, AWS CodeBuild e Azure DevOps, que automatizam as etapas necessárias e fornecem os dados para monitoramento contínuo.

A ferramenta ainda pode reportar falhas no processo de entrega em tempo real, possibilitando a rápida tomada de decisão por parte dos desenvolvedores.

Além disso, é comum encontrar equipes operando o pipeline CI/CD em arquiteturas serverless, como ambientes na nuvem. Com isso, utilizam tecnologia de containers e sistemas de orquestração, como o Kubernetes.

Assim, é possível adotar uma abordagem de microsserviços ao desenvolvimento de aplicações, tornando toda etapa operacional mais ágil e de acordo com as necessidades do cliente.

Como medir os impactos do CI/CD?

Como na maioria das metodologias modernas, é possível medir a eficiência de suas aplicações por meio de KPI’s — os indicadores-chave de desempenho dos DevOps.

Entre os principais, destacam-se:

  • Frequência de implantação;
  • Prazo de entrega da alteração;
  • Tempo médio de recuperação (MTTR) de um incidente.

É comum observar mudanças significativas nos dados referentes a esses indicadores em uma empresa que implementa o CI/CD em sua cultura de desenvolvimento.

CI/CD: Uma boa prática da cultura de DevOps

O DevOps é uma abordagem moderna e necessária para empresas que buscam alinhar seu processo de desenvolvimento de aplicações. Antes mesmo de implementar a metodologia DevOps em sua empresa, é essencial entender que ela se baseia em comunicação clara acima de tudo. Dessa forma, com transparência e a integração dos times de desenvolvimento e operações, é possível otimizar toda entrega.

Banner Oracle autonomous Database

Porém, como colocar tudo isso em prática no ambiente de trabalho? O CI/CD é a resposta. E não somos apenas nós que afirmamos. Segundo especialistas, se trata de uma das 5 melhores boas práticas para DevOps.

O CI/CD é perfeito para empresas que buscam alinhar o processo de desenvolvimento. Através dele e de suas ferramentas, é possível enviar alterações de forma contínua a aplicativos que necessitam de estabilidade, sem comprometer a sua performance.

Ou seja, para os desenvolvedores, significa maior flexibilidade e liberdade para agir nas alterações necessárias.

E para o time de operação, a aplicação continua estável pois os ambientes possuem configurações padronizadas e variáveis separadas. Além disso, há testes contínuos no processo de entrega e procedimentos de reversão são automatizados pela plataforma.

Em outras palavras, as equipes podem focar na melhoria das aplicações, enquanto os próprios softwares de CD/CI se encarregam de detalhes técnicos do sistema.

Dessa forma, o CI/CD possibilita que sua empresa melhore suas próprias aplicações e soluções em geral, enquanto também otimiza o processo de entrega.

Portanto, não há dúvidas que a integração do CI/CD com a cultura DevOps pode trazer incontáveis benefícios ao seu negócio.

Com a colaboração de ambas as equipes (desenvolvimento e operações) em questões tecnológicas, práticas e estratégicas, é possível alinhar o seu processo criativo às práticas modernas. Com o apoio de recursos de automação, as equipes focam no que realmente importa: as necessidades do cliente.

No dia a dia corporativo, isso se traduz em um trabalho de melhor qualidade e entregas confiáveis, o que promove o crescimento da empresa.

Gostou de aprender mais sobre o CI/CD? Esperamos que o artigo tenha sido de grande ajuda. Para continuar lendo conteúdos ricos sobre o mundo do desenvolvimento e tecnologia, fique de olho em nosso blog! Caso queira saber como a DBACorp pode lhe ajudar no mundo DevOps, entre em contato conosco.