Em qualquer equipe de trabalho, a comunicação entre os profissionais é fundamental. Por isso, cada vez mais surgem metodologias que miram a integração de áreas, a quebra de barreiras e, claro, melhor entrega final.

Uma dessas soluções é o DevOps. Implementada com sucesso em diversas equipes na área de TI, essa metodologia é chamada de bimodal, pois alia soluções tradicionais com aplicações modernas.

Com isso, há grandes oportunidades de identificar lacunas e falhas nos processos internos, trazendo resultados mais amplos e melhor governança para os gestores.

Nós, inclusive, falamos anteriormente sobre a cultura DevOps – vale conferir e se aprofundar ainda mais.

E, abaixo, trouxemos os 7 principais benefícios do DevOps.

Será que você imagina quais são? Siga conosco e confira!

DevOps: o que é

Se você trabalha ou convive em um setor de TI, sabe que determinadas áreas e profissionais carecem de uma aproximação que facilitaria bastante os processos e entregas – especialmente, as áreas de desenvolvedores e profissionais de infraestrutura. E foi para atender essa necessidade que surgiu a cultura DevOps.

No ano de 2008, em Toronto, Canadá, Patrick Debois, administrador de sistemas, gerente de projetos e especialista em processos, propôs uma discussão sobre possíveis soluções para os conflitos entre os setores de tecnologia da informação e desenvolvimento de operações.

Foi nesse instante que a ideia da cultura DevOps ganhou o mundo. E sua pauta seguiu em diversos outros eventos de discussões sobre a evolução dos processos de TI.

Com isso, o nome DevOps, que soma integração entre desenvolvedores e profissionais de infraestrutura, começou a ganhar ainda mais atenção.

Qual o objetivo da cultura DevOps?

A cultura DevOps é capaz de alcançar muitos objetivos com sua metodologia. Inicialmente, essa metodologia era fundamental para a implementação manual de novas versões que, sem a devida automação, sofria com a frequência de erros.

Atualmente, o DevOps se tornou uma cultura de aperfeiçoamento para TI. Com isso, proporciona vantagens, como:

  • Simplificação de processos;
  • Redução de tempo para entregas;
  • Aprimoramento de qualidade;
  • Padronização de ambientes;
  • Flexibilidade no gerenciamento de processos;
  • Entrega rápida de produtos;
  • Controle na documentação de relatórios.

E para a rotina dos profissionais de desenvolvimento e infraestrutura, traz benefícios como:

  • Possibilidade de testes de qualidade;
  • Desenvolvimento de características;
  • Releases de manutenção;
  • Segurança e rapidez no desenvolvimento;
  • Auxílio no gerenciamento de versões;
  • Maior controle de ambiente por parte do desenvolvedor.

E, por fim, todas as áreas de TI são beneficiadas com:

  • Maior eficiência nas operações;
  • Fluidez de comunicação entre equipes;
  • Redução de custos de TI;
  • Maior satisfação de clientes.

Os 7 principais benefícios do DevOps

Agora que você conheceu um apanhado geral sobre o quanto a cultura DevOps inspira bons resultados para os profissionais e, principalmente, para o cliente, vamos mais a fundo sobre 7 pontos específicos valorizados por gestores que encontraram nessa metodologia uma solução ideal para os processos:

1.      Economia de recursos

Projetos que não andam, não trazem resultados. E pior: afetam o relacionamento com os clientes, podendo até mesmo ocasionar prejuízos. A cultura DevOps pode evitar isso ao minimizar correções e retrabalhos, diminuindo erros e proporcionando mais qualidade no desenvolvimento dos projetos.

2.      Processos otimizados e simplificados

O panorama amplo que a metodologia DevOps proporciona, facilita o entendimento sobre cada etapa do projeto. O resultado disso está na maior fluidez e produtividade de quem está envolvido no trabalho. Isso permite que o gestor visualize a otimização para toda a equipe, melhorando a performance da empresa para cada entrega.

3.      Melhora na qualidade da comunicação

A comunicação entre as equipes que trabalham conforme a cultura DevOps, melhora sensivelmente. E como consequência, há utilização de melhores métodos e ferramentas para a otimização de processos. No final, todos – inclusive, os clientes – percebem o quanto os objetivos foram rapidamente alcançados.

4.      Produções mais ágeis

A melhor integração entre as áreas envolvidas em um projeto permite automatização do processo para o lançamento de softwares, por exemplo,  o que diminui possíveis chances de atrasos na entrega. Com essa velocidade, há mais oportunidades de fechar negócios de alta qualidade sem comprometer o bem-estar dos profissionais envolvidos.

5.      Aumento na motivação da equipe

A rotina, as refações, a falta de comunicação, os atrasos, entre outros pontos, acabam minando a motivação dos colaboradores, pouco a pouco.

E é parte das atribuições dos gestores melhorar o fluxo de processos para evitar que isso aconteça. Na cultura DevOps, os objetivos também miram um ambiente interessante para o desenvolvimento dos profissionais. Para isso, são direcionados feedbacks constantes, automatização de processos, incentivo à colaboração e liberdade para trocas entre equipes, o que resultado em profissionais mais engajados.

6.      Ambiente colaborativo entre equipes

Quem está envolvido sabe o quanto podem acontecer atritos entre os desenvolvedores e os profissionais de infraestrutura. A cultura DevOps tem como missão quebrar barreiras e proporcionar maior proximidade não só entre essas áreas, mas com todos os envolvidos nos fluxos de entregas. Além de minimizar os erros, essa aproximação proporciona ambientes mais colaborativos, criativos e inteligentes entre os setores.

7.      Automação de tarefas

Dois pontos importantíssimos da cultura DevOps são a desburocratização dos processos a partir da automação de testes. O uso desse tipo de inteligência nos processos proporciona um ganho de tempo importantíssimo para as áreas, além de reduzir os riscos de erros que eram comuns em processos manuais.

Vale a pena investir na metodologia DevOps?

Sem dúvidas. Essa metodologia influencia positivamente toda a cultura de TI da empresa, beneficiando toda a cadeia envolvida.

Ainda que implementada vagarosamente, os bons resultados a curto prazo são identificados rapidamente, especialmente no relacionamento entre áreas e na satisfação de cada entrega.

E então, entendeu o quanto é importante sua empresa apostar na cultura DevOps? Quer saber mais soluções atuais sobre a modernização de processos na área de TI? Entre em contato conosco para agendar uma reunião e saiba como podemos lhe ajudar.