O DevOps é uma metodologia voltada para o desenvolvimento de software, porém de uma forma diferente. Assim, ele vai usar a comunicação como fator fundamental para fazer a integração dos times com sucesso, uma nova mentalidade entre os departamentos de operações, infraestrutura e desenvolvimento, que sugira colaboração. O aprendizado mútuo e a troca de informações e ideias serão os principais ganhos para o negócio.

O DevOps nada mais é do que a organização dos processos de trabalho que vão integrar essas equipes, para que, juntas, possam acompanhar as evoluções tecnológicas do mercado e discutirem se o negócio pode ser beneficiado ou não com essas novidades: quais as melhores ferramentas para a empresa, quais as principais necessidades e onde estão os maiores gaps especialmente entre os desenvolvedores de software e os profissionais de infraestrutura de TI.

As empresas podem liberar versões novas de softwares e alterações em seus ambientes com uma grande periodicidade. Para conseguir ser mais ágil é importante inserir as aplicações e as alterações liberadas considerando as orientações DevOps.

DevOps

Muitas delas possuem problemas em fazer a implementação e as alterações dessas versões, já que na maioria das vezes, o processo é feito de forma manual, portanto, a chance de existirem erros é muito maior.

O maior desejo nesses casos é ganhar flexibilidade e rapidez no processo de implementação. E como se ganha essa agilidade e diminuímos a incidência de problemas?

Para conseguir reduzir essa incidência de problemas e conseguir aumentar essa flexibilidade é preciso ter automação.

Afinal, como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

O primeiro passo para implementar o DevOps em sua empresa é elencar as metas que deseja alcançar e contar com as ferramentas ideais e eficazes para potencializar o desempenho.

Algumas das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que apostam no DevOps são divididas em cinco grupos, sendo eles:

Repositório de Código-fonte (Git, CloudForce, TFS, Subversion);

Servidor de Compilação (SonarQube, Jenkins, Artifactory);

Gerenciamento de Configuração (Puppet, Ansible Salt, Chef);

Automação de Testes (Selenium, Water) e;

Infraestrutura Virtual (Amazon Web Services, Microsoft Azure e VMware vCloud).

Há alguns pontos que merecem atenção durante este processo. O ideal é que sua equipe tenha uma visualização direta e simplificada de produção, preparo e teste. Cada uma das equipes deve conseguir de forma autônoma acompanhar suas observações de desempenho.

Aliás, o desempenho deve ser um requisito básico e principal de seus produtos. Valorize-o e faça com que sua equipe também note e entenda sua importância. Ele é uma característica que deve acompanhar seu produto da ideia inicial até a finalização e entrega.

Só há uma maneira de garantir o desempenho total de seu produto: testando-o sempre. Crie um ambiente de teste contínuo, porque o quanto antes receber feedbacks, mas fácil será corrigir erros e melhorar a qualidade de seu produto.

Quando reforçamos a ideia de metas fixas e concretas, é preciso também que elas sejam compartilhadas com seus colaboradores. Toda a equipe precisa estar alinhada e no mesmo ritmo de produção, para que juntos alcancem o resultado esperado.

Concentre e vise sempre proporcionar a melhor experiência ao seu usuário e cliente. É preciso que após a implantação do DevOps eles percebam uma melhora na qualidade de seu produto ou serviço.

Todo o processo de produção de seu produto deve ser monitorado, especialmente ao que se refere ao quesito desempenho. Em um ambiente completamente automatizado há cinco categorias que merecem mais atenção e observação. São elas:

  • Ciclos de desenvolvimento: nesta etapa são verificados detalhes mais técnicos, como, por exemplo, quantos recursos estão sendo incorporados, quantos erros foram identificados e quantos foram corrigidos;
  • Implementações: quando seu produto falha é necessário saber o que foi responsável, por isso monitorar todo o percurso é fundamental;
  • Vulnerabilidade:conhecer as vulnerabilidades do seu produto permite que pense e defina ações para solucioná-las e entregar o melhor produto final ao cliente;
  • Saúde do servidor:Há diversas formas de realizar este monitoramento e ele irá garantir que a infraestrutura para receber seu produto esteja em pleno funcionamento e disponível;
  • Desempenho do aplicativo: novamente o desempenho do produto está em alta. É necessário garantir que sua produção funcione da forma esperada por você e principalmente pelo cliente.

Esses são pontos que precisam ser tratados e mitigados a cada dia.

Utilizando Microserviços

Os microserviços através de soluções em containers vieram para resolver problemas em arquiteturas monolíticas, nas quais um único sistema se encarrega de fazer o gerenciamento de banco de dados, back-end, front-end, quando é necessário fazer uma manutenção em uma função do sistema toda a aplicação fica indisponível impactando o negócio da empresa.

Através de microserviços o container empacotará somente o que é necessário em sua aplicação, deixando o desenvolvedor livre de preocupações como recursos computacionais, bibliotecas, binários das demais funções que não serão afetadas.

Integração contínua e entrega contínua hoje são a realidade em ambientes nos quais há a necessidade de aumentar a velocidade de deploy, automação de processos e monitoramento, a fim de assegurar que o seu ambiente QA, Homologação e Produção estejam nivelados.

Podem existir vários tipos de metodologias dentro de um determinado projeto, portanto, nada nunca será estático. A equipe é formada por pessoas e não por robôs, é preciso adaptar situações para que as pessoas entendam o processo.

As diferenças de projeto para projeto vão sempre permitir que existam campos para algumas modificações que serão necessárias. Usar várias metodologias é uma das formas de implementar DevOps, porque entende todo o contexto.

O que normalmente atrapalha o time de desenvolvimento é a famosa tática “receita de bolo”, ou seja, ter apenas uma forma de trabalho. Aqueles que estiverem atentos às diversas formas, vão conseguir se adaptar melhor às diversas situações.

Mais uma vez, é de grande valia que os times de desenvolvedores e infraestrutura sejam integrados. O trabalho em conjunto é fundamental para se conseguir os resultados almejados.

O DevOps nada mais é do que a organização dos processos de trabalho de forma automatizada, que vai integrar essas equipes a fim de realizarem implementações e automações que façam sentido e fazer com que o negócio seja beneficiado pela tecnologia.