Assim como novas ‘gírias’ e culturas surgem a cada ano, no mundo corporativo não é diferente. Briefing, home office, brainstorm, feedback são termos que você provavelmente já ouviu e utiliza no dia a dia.

Segmentando ainda mais e focando no mundo de tecnologia não poderia ser diferente. Anos atrás tínhamos o famoso CPD, hoje temos NOC, Datacenters, Cloud, Squad, Sprint, Governança dentre tantas outras vertentes.

Provavelmente, se você faz parte desse setor tão dinâmico e cheio de possibilidades que é a Tecnologia da Informação precisa se perguntar: Afinal, por que tantas tecnologias, por que tanta inovação?

A resposta é simples: resultado e entrega final, sendo mais conciso. Toda essa tecnologia se baseia principalmente em entregar uma APLICAÇÃO, e essa aplicação pode destinar-se aos departamentos de sua organização: um ERP por exemplo, ou quem sabe uma aplicação a um usuário final, Bankline, E-mail, CRM, Redes Sociais e assim por diante.

Pensando nisso, a TI tem voltado suas necessidades a uma entrega de software (aplicação) eficaz, automatizada e confiável.

DevOps traz inúmeras vantagens veio do conceito de trabalhar em ambientes heterogêneos, cada um com suas individualidades e conhecimentos, porém entrosados, padronizando processos, criando meios de comunicação entre as diversas soluções do mercado. Um exemplo disso são as APIs que proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.

LGPD

“Na minha máquina funciona!” isso é algo que precisa ser mitigado a cada dia. Os microserviços através de soluções em containers vieram para resolver problemas em arquiteturas monolíticas nas quais um único sistema se encarrega de fazer o gerenciamento de banco de dados, back-end, front-end. E se eu precisar fazer uma manutenção em uma função do meu sistema? Toda a aplicação ficará indisponível impactando a regra de negócio da minha empresa.

Através de microserviços o container empacotará somente o que é necessário em sua aplicação, deixando o desenvolvedor livre de preocupações como recursos computacionais, bibliotecas e binários.

Podemos destacar algumas vantagens de tecnologia de conteinerização, como interoperabilidade, redução recursos de infraestrutura, licenciamento, tempo de deploy. Dessa forma, squads de áreas distintas conseguem compartilhar uma mesma configuração e ambiente.

No mundo DevOps não há responsabilidade e conhecimento individual, ou seja, o time de banco dados, de desenvolvimento, infraestrutura, segurança da informação estão sempre em sintonia, entendendo as necessidades de cada projeto e processo, a fim de entregar essa solução eficaz, automatizada e confiável já mencionada.

Integração contínua e entrega contínua hoje são a realidade em ambientes onde há a necessidade de aumentar a velocidade de deploy, automação de processos e monitoramento, a fim de assegurar que o seu ambiente QA, Homologação e Produção estejam nivelados.

Na teoria tudo isso é perfeito, no mundo real é necessário mudança de cultura, disposição para inovações, compartilhamento de ideias, especialização em ferramentas que auxiliem na implementação e na gestão desses serviços.

O mercado está aberto a soluções e profissionais que entenderam essa nova demanda para suprir as necessidades de um modelo mais dinâmico, rápido e eficiente.