Provisionar dezenas de servidores configurados com apenas alguns arquivos de configuração pode parecer algo difícil de ser realizado. Entretanto, com a infraestrutura como código, isso é totalmente possível. A metodologia faz com que as equipes DevOps tenham mais objetividade, agilidade e segurança no armazenamento das informações.

Além disso, muitos problemas podem ocorrer para quem trabalha com desenvolvimento, como por exemplo, o atraso no cumprimento de prazos e erros nos processos. Desse modo, a infraestrutura como código é capaz fazer com que a equipe não sofra com esses e outros tipos de problemas.

Tudo se torna mais rápido e o trabalho acaba sendo mais ágil. Aliás, a ferramenta pode te auxiliar em vários problemas. Confira a seguir como isso funciona.

Infraestrutura como código: como funciona

Métodos muito utilizados pela infraestrutura para gerenciamento, incluindo documentação, scripts com um único objetivo, processos manuais e ferramentas baseadas em interfaces gráficas para o usuário ficaram no passado e foram substituídos por novas soluções de gerenciamento, como por exemplo, a infraestrutura como código.

Atualmente, as equipes DevOps têm utilizado esta metodologia para automação de infraestrutura de TI com o objetivo de gerenciar e provisionar os processos através de um código. Trata-se de uma estratégia que pode ser aplicada a recursos físicos, virtuais ou em nuvem dentro do planejamento de recursos.

A estratégia também é conhecida como uma infraestrutura programável criadas por aplicativos que contenham scripts que criam máquinas virtuais. Aliás, é a prática de tratar a infraestrutura como código, como se fosse um software.

Esta metodologia surgiu com algumas práticas adotadas por desenvolvedores de softwares e que trouxeram ótimos resultados. Entre as rotinas aplicadas, incluímos o controle de versão, testes automatizados, entrega contínua, lançamento de releases por tags, revisão por pares e outras.

Em resumo, trata-se da entrega de uma infraestrutura ágil, que utiliza código simples e objetivo, sem perder o controle, a qualidade e a segurança das informações.

Os benefícios de se adotar a infraestrutura como código

A metodologia de infraestrutura como código traz inúmeros benefícios para quem a utiliza. Confira a seguir as principais vantagens.

Mais rapidez nas entregas

A infraestrutura como código permite que a equipe deixe de se ocupar com as tarefas manuais, repetitivas e que exigem muito tempo dos desenvolvedores. Dessa maneira, o time consegue focar em outras atividades mais importantes para o negócio, garantindo mais agilidade nas entregas dos pedidos.

Automatização

A automatização dos processos se baseia na infraestrutura como código, pois trabalha com scripts de automatização dos processos de TI que eram utilizados anteriormente de forma manual. A metodologia faz com que os desenvolvedores tenham total independência em relação ao código utilizado. Com isso, não é necessário que uma equipe inteira fique dedicada à gestão do sistema.

Menor taxa de retrabalho

Outro grande benefício da infraestrutura como código e a automatização do processo é a redução na taxa de retrabalho no desenvolvimento do software. Ao liberar o código, o desenvolvedor também consegue executar os testes para garantir que a aplicação funcione corretamente. Com esses testes feitos, o sistema entra para a produção com a taxa de retrabalho bem menor do que se fossem utilizados processos manuais.

Mais eficiência operacional

A ferramenta também acelera de forma simples todo o processo de provisionamento de infraestrutura, teste e produção. Isso garante a consistência da infraestrutura acelerando todas as fases do desenvolvimento do software, e diminuindo o ciclo de entrega da solução.

Além disso, a automação em que o código é executado, permite que o aplicativo e a infraestrutura de produção sejam implantados em uma única etapa, reduzindo o tempo de trabalho da equipe e garantindo a eficiência do serviço.

Ganhos financeiros

Com a automatização dos processos gerada pela infraestrutura como código, ocorre a diminuição do tempo de trabalho, dos esforços e das habilidades. Consequentemente, os custos também passam a ser reduzidos. Com isso, as empresas conseguem prever a variação dos investimentos, tendo mais controle financeiro e economia de recursos.

Como implementar a infraestrutura como código na sua empresa

Existem inúmeras práticas que podem ser integradas pela equipe DevOps porém, todas levam algum tempo para amadurecer e se tornarem eficientes. Não há uma sequência a ser seguida para implementar a infraestrutura como código na sua empresa. É importante que a empresa procure alinhar a cultura e identificar quais a melhores práticas se adequem às necessidades da organização.

Ferramentas ajudam no processo

Existem várias ferramentas de automação que contribuem para a implementação de um ambiente de infraestrutura. Máquinas virtuais podem ser utilizadas como um ambiente no qual as imagens e os softwares necessários para o desenvolvimento são definidos.

Terraform

O Terraform é uma ferramenta de provisionamento de infraestrutura criada pela Hashicorp. Ele permite que você descreva sua infraestrutura como código, cria “planos de execução” que descrevem exatamente o que acontecerá quando você executa seu código, cria um gráfico de seus recursos e automatiza as alterações com o mínimo de interação humana.

O Terraform usa sua própria linguagem específica de domínio (DSL) chamada Hashicorp Configuration Language (HCL). O HCL é compatível com JSON e é usado para criar esses arquivos de configuração que descrevem os recursos de infraestrutura a serem implementados.

O Terraform é independente da nuvem e permite automatizar pilhas de infraestrutura de vários provedores de serviços em nuvem simultaneamente e integrar outros serviços de terceiros.

AWS CloudFormation

Semelhante ao Terraform, o AWS CloudFormation é uma ferramenta de orquestração de configuração que permite codificar sua infraestrutura para automatizar suas implantações.

As principais diferenças estão no fato de que o CloudFormation está profundamente integrado e só pode ser usado com a AWS, e os modelos CloudFormation podem ser criados com o YAML, além do JSON.

O CloudFormation permite que você visualize as alterações propostas em sua pilha de infraestrutura da AWS e veja como elas podem impactar seus recursos, além de gerenciar dependências entre esses recursos.

Para garantir que a implantação e a atualização da infraestrutura sejam realizadas de maneira controlada, o CloudFormation usa os Disparadores de Reversão para reverter as pilhas da infraestrutura para um estado implantado anterior, se forem detectados erros.

Você pode até implantar pilhas de infraestrutura em várias contas e regiões da AWS com um único modelo CloudFormation. E muito mais.

Docker

O Docker ajuda a criar facilmente contêineres que agrupam seu código e dependências para que seus aplicativos possam ser executados em qualquer ambiente, da estação de trabalho local aos servidores de qualquer provedor de serviços em nuvem.

O YAML é usado para criar arquivos de configuração chamados Dockerfiles. Esses arquivos do Docker são os modelos para criar as imagens do contêiner que incluem tudo – código, tempo de execução, ferramentas e bibliotecas do sistema e configurações – necessários para executar um software.

Como aumenta a portabilidade dos aplicativos, o Docker é especialmente valioso em organizações que usam ambientes híbridos ou com várias nuvens.

O uso de contêineres do Docker cresceu exponencialmente nos últimos anos e muitos o consideram o futuro da virtualização.

Os administradores de sistemas também podem usar outra ferramenta: a Chef. Ela é escrita em Ruby e executa diversas ações usando apenas scripts, que configuram todo o sistema operacional, como por exemplo, o servidor HTTP Apache. A arquitetura da ferramenta consiste em um servidor principal, chamado de Chef Server e, os servidores clientes, que são os Chefs Clients. Ambos podem funcionar tanto como máquinas físicas e virtuais, como na nuvem ou dispositivos de rede.

Vale lembrar que, antes de implementar uma estrutura como código, é necessário fazer um planejamento, buscar outras ferramentas e entender como cada uma pode ajudar no processo e utilização da metodologia. Nem todas as que citamos são exclusivas, elas podem ser usadas em conjunto com outras ou até serem substituídas por alguma que condiz melhor com a necessidade do seu negócio.

Se você ainda deseja saber mais como essa metodologia pode auxiliar o seu negócio, entre em contato conosco.