Em um contexto no qual temos a geração de um volume crescente de informações, ter acesso a elas é fundamental para as empresas. Nesse cenário, a ingestão de dados mostra-se fundamental, pois ela proporciona a absorção e a transferência das informações para um local adequado. 

Desse modo, podemos dizer que esse conceito vai ajudar o seu negócio a ter uma boa estrutura e hierarquia de dados. Essas informações ajudam os gestores a fazerem projeções assertivas a curto, médio e longo prazo. 

Organizações que se dedicam em estruturar os processos relacionados à estrutura de dados obtém vantagens competitivas no mercado. Isso porque, ao ter acesso a um grande volume de informações e analisá-las, é possível obter insights que poderão ajudar no crescimento do seu negócio. 

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é a ingestão de dados, abordaremos as principais formas de realizá-la, informaremos sobre os principais desafios e discutiremos sobre os benefícios proporcionados por essa prática. Continue a leitura e acompanhe a seguir. 

O que você precisa saber sobre ingestão de dados? 

A ingestão de dados faz referência ao processo de absorção de dados de um amplo conjunto de fontes, por onde são transferidos para um destino adequado. 

A ingestão de dados ajuda as empresas a organizarem as informações e com isso, os gestores e líderes poderão contar uma visão geral do negócio.  

Dessa maneira, serão capazes de tomar as melhores decisões com o objetivo de garantir o crescimento da organização no mercado e potencializar os negócios de forma estratégica.  

Quais são as maneiras de realizar a ingestão de dados? 

O conhecimento das principais formas de realizar esse procedimento irão contribuir para que o seu negócio aproveite os melhores benefícios proporcionados pela ingestão de dados.  

Entre as principais metodologias e formas de utilizá-la estão: 

  1. Ingestão instantânea: também conhecida como ingestão de dados em tempo real, essa metodologia é útil quando as informações coletadas são sensíveis ao tempo. Nesse contexto, os dados são extraídos e armazenados para as tomadas de decisões imediatas; 
  1. Ingestão de lote: as informações são movidas em intervalos específicos e de maneira recorrente. Trata-se de uma ótima abordagem para processos que se repetem; 
  1. Arquitetura lambda: utiliza o processamento em lote para fornecer as visualizações das informações e utiliza o tempo real com o objetivo de ajudar os gestores a visualizarem dados críticos e urgentes. 

Os principais desafios na realidade de uma ingestão de dados 

Muitos dos desafios relacionados à ingestão de dados estão relacionados à complexidade do procedimento. Nesse cenário, é fundamental entendê-los para estar preparado(a) para lidar com essas questões. 

Os desafios serão grandes, mas identificando-os e realizando ações assertivas é possível que nada atrapalhe o dinamismo dos seus negócios. Acompanhe:  

Maior complexidade  

Com o aumento do volume de dados, as empresas têm encontrado dificuldades para fazer a integração e extrair valor das informações. 

Processos lentos 

Escrever códigos com o objetivo de ingerir, criar e armazenar dados pode ser complicado, pois há um grande volume de informações. Por isso, os processos relacionados à ingestão de dados podem ser lentos. 

Menor confiabilidade 

A ingestão incorreta de informações pode comprometer a confiabilidade, o que contribui para a interrupção da comunicação e a perda de dados. Sendo assim, a sua organização fica mais vulnerável à proteção e a segurança das informações.  

Custos superiores  

A ingestão de dados gera vários custos. Entre eles estão a infraestrutura necessária para fornecer suporte para as fontes de dados, manter uma equipe completa de cientistas da tecnologia e entre outros mecanismos complementares.  

Na prática: como funciona uma ingestão de dados? 

O conhecimento sobre como funciona a ingestão de dados vai ajudar as empresas a implementarem a prática de forma eficiente e eficaz. Desse modo, na sequência do conteúdo abordaremos sobre os passos necessários para implementar essa prática no seu negócio. 

Antecipação das dificuldades 

Essa questão acontece porque o volume de dados aumenta. Nesse cenário, é fundamental antecipar as dificuldades para estar preparado para lidar com essas situações. 

Com antecipação e organização, é possível prever problemas e assim o seu negócio não fica prejudicado e/ou paralisado durante a rotina de atividades.  

Automatize os processos 

Com o aumento do volume de dados é fundamental não depender somente de tarefas manuais. Automatizar processos é um fator essencial. 

Desse modo, torna-se possível economizar tempo e otimizar a produtividade. A automação ajuda a reduzir o número de erros e, consequentemente, custos superiores.  

Autoatendimento e habilidades com os dados 

O autoatendimento na ingestão de dados possibilita a capacitação dos usuários. Dessa forma, lidar com os processos e os negócios se torna uma tarefa mais simples com a intervenção mínima da equipe de TI.  

Com a cultura do conhecimento, é possível que seus colaboradores gerem maiores habilidades com os dados e programe planos ativos e estratégicos para insights valiosos.  

Embrulhar 

Como já mencionamos anteriormente, a ingestão de dados possibilita que os dados sejam “embrulhados” e, assim, permite que a empresa trabalhe com vários tipos de dados e esquemas.  

Práticas eficientes de ingestão de dados possibilita ações positivas e aprimora os processos tornando-os transparentes, rápidos, dinâmicos e livres de falhas.  

É possível identificar benefícios na ingestão de dados? 

Sim! Se você chegou até aqui, já identificou algumas vantagens. Por isso, é possível saber que esse procedimento se torna eficiente e comprova os diversos benefícios no cotidiano de uma organização.  

Com uma base de dados realinhada, os negócios são capazes de fornecer produtos e serviços com eficiência aos clientes, contribuindo para o aumento do número de vendas e lucros.  

A ingestão de dados também vai ajudar a sua empresa a analisar dados imprecisos de forma assertiva e a obter estratégias valiosas. Estando um passo à frente dos concorrentes e com vantagens no mercado.  

Data Intelligence: a ingestão de dados com a DBACorp 

A DBACorp é uma grande aliada na realização da hierarquia, automação e insights de dados. A nossa metodologia conta com funcionalidades que irão ajudar a sua empresa a ter o melhor aproveitamento das informações e, consequentemente, contribuir para o crescimento do negócio.  

Se você já reconheceu esse problema na sua organização, vale destacar que a metodologia de Data Intelligence da DBACorp vai ajudar o seu negócio a analisar os dados e a ter o conhecimento da realidade da sua organização. Tornando possível fazer investimentos de forma assertiva e aprimorando os serviços prestados aos seus clientes. 

Gostou desse conteúdo no qual abordamos sobre as principais práticas e desafios relacionados à ingestão de dados?  

Para descobrir mais benefícios e adequar esse serviço ao seu negócio, fale com um dos nossos especialistas e receba agora uma consultoria gratuita sobre Data Intelligence.  

Vamos te ajudar a descobrir a forma ideal de extrair os melhores insights.