O ano de 2020 foi marcado por um aumento no volume de ataques de hackers, sendo crucial que as organizações se preocupem em maximizar a sua segurança digital. Uma medida efetiva para isso envolve atualizar o sistema operacional (também chamado de OS) de seus dispositivos, seja Windows, iOS, Linux ou Android.

Segundo uma pesquisa do BitDefender, os ataques de ransomware cresceram em 715,08% no ano de 2020. Ransomware é um tipo de vírus que bloqueia dados do computador e exige pagamento para reestabelecer o acesso ao usuário. A falta de atualização dos sistemas operacionais pode deixar o computador ou o dispositivo mais vulnerável para esse e outros tipos de malwares.

Se você não quer passar por esses problemas de segurança em sua organização, então continue lendo este material para entender a importância de atualizar o sistema operacional e conheça seus benefícios!

Por que você deve atualizar o sistema operacional?

Sabemos que os colaboradores precisam estar sempre produtivos. Assim, é comum que em certos momentos eles deixem de fazer as atualizações de seus sistemas operacionais para que não seja preciso interromper suas atividades. Mas esse é um grande erro, já que tais atualizações aprimoram o sistema operacional de diferentes formas:

  • atualizam os drivers;
  • adicionam novas ferramentas que facilitam o trabalho;
  • removem funcionalidades ultrapassadas;
  • corrigem bugs e falhas.

Entretanto, um dos pontos mais importantes de uma atualização consiste no aumento da segurança. Muitos softwares e sistemas operacionais têm falhas ou deficiência em sua programação, o que abre caminhos para que hackers desenvolvam um código que ataque tais vulnerabilidades.

Isso significa que um computador pode ser infectado com vírus ou invadido mesmo que o usuário tome medidas para prevenir ataques, como não clicar em links suspeitos, usar programas originais, não navegar em sites ou instalar aplicativos duvidosos, por exemplo.

Além disso, ao infectar o computador ou dispositivo, um hacker pode bloquear, subtrair ou apagar informações, bem como obter controle das ações. Por exemplo, é possível copiar dados do cartão de crédito ou conversar com clientes como se fosse a própria empresa ou pessoa.

Essas são situações que causariam prejuízos financeiros à empresa e danificariam a imagem do negócio perante o mercado de clientes, fornecedores, parceiros comerciais, dentre outros.

Todo esse risco pode ser minimizado com a atualização do OS, que corrige diversas vulnerabilidades e aperfeiçoa os sistemas de defesa.

Vale lembrar que um bom antivírus também ajudará na proteção, mas ele não é capaz de bloquear todos os vírus e ataques de hackers ou corrigir falhas que se encontrem dentro do próprio sistema operacional, esse último apenas pode ser feito com atualização.

Também é importante saber que não basta atualizar o sistema operacional somente uma vez, pois ele nunca estará completamente livre de vulnerabilidades. Constantemente surgem novos programas, recursos e tecnologias, o que também fazem aparecer possíveis novas falhas. Para maximizar sua proteção, será necessário que você sempre mantenha o sistema operacional em dia.

Benefícios que vão além da segurança

Além de ser imprescindível para garantir a segurança, atualizar o sistema operacional ainda traz benefícios que impactam diretamente a produtividade e eficiência da empresa. Saiba quais são os principais deles a seguir.

Melhora o desempenho da máquina ou do dispositivo

Dificilmente um novo recurso é programado de forma bem otimizada e os desenvolvedores trabalham constantemente para torná-lo mais leve, rápido e polido. Essa mesma lógica se aplica ao sistema operacional, sendo que há muitos de seus aspectos que podem ser aprimorados.

Ao atualizar o sistema operacional, seu código é revisado para aumentar sua performance, acelerando a execução de tarefas e programas, instalações de softwares, entre outros. O computador também terá uma estabilidade maior, o que significa que ocorrerão menos travamentos, “telas azuis”, congelamento de telas, entre outros contratempos.

Correção de falhas

Sistemas não têm apenas falhas de segurança, muitos de seus programas e recursos também apresentam erros que precisam ser consertados. Deixar de atualizar o sistema operacional aumenta as chances que ocorram problemas durante o uso de programas, como corrompimento de dados.

Imagine que um documento de texto que contém informações relevantes para a empresa seja corrompido. Isso geraria dores de cabeça e recuperar arquivo do backup, se houver. Mas programadores também trabalham continuamente em atualizações do OS que minimizam a ocorrência dessas falhas.

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Muitas vezes os colaboradores ficam ociosos esperando arquivos abrirem, programas instalarem ou que o próprio computador destrave. No entanto, uma máquina atualizada se torna mais rápida e incorre em menos travamentos, permitindo que os funcionários se concentrem melhor nas suas atividades principais e não se estressem com a lentidão do computador.

Atualizações também são essenciais para extrair todo o potencial de placas mãe, placas de vídeo e outros componentes que sejam mais modernos, já que elas incluem novas versões de drivers.

Também há melhorias na usabilidade do computador. A atualização 21H2 do Windows 10 (a ser lançada em 2021), por exemplo, alterará o formato de toda interface para que seja mais agradável ao usuário. Isso ajudará a tornar a experiência de trabalho de seus funcionários mais confortável, fazendo com que eles sejam mais produtivos.

Traz novos recursos

Desenvolvedores de OS frequentemente criam novas ferramentas para atender pedidos, sugestões ou reclamações dos usuários. Esses recursos podem ser bastante úteis para o negócio e permitem que ele aproveite das últimas inovações tecnológicas.


Por exemplo, a atualização 20H2 do Windows 10 — lançada em outubro de 2020 — incluiu uma tecnologia chamada Windows Hello, que traz suporte oficial e segurança adicional aos sensores de impressão digital e facial. Basicamente, ele protege e isola dados biométricos de autenticação do usuário.

Outros exemplos de novidade são Wi-fi 6 e WPA3 do Windows 10 versão 2004 (lançada em maio de 2020). O Wi-fi 6 proporciona melhor cobertura e desempenho de internet sem fio, enquanto o WPA 3 aumenta mais a segurança da conexão, tornando ainda mais difícil invasão por hackers.

Atualizar o sistema operacional beneficiará sua empresa em diferentes aspectos, mas para usufruir de todas as vantagens, é necessário ter o suporte de uma equipe especializada em infraestrutura de TI, como a DBACorp, que tem uma expertise de mais de 20 anos em arquitetura, instalação, suporte técnico, configuração e monitoração, satisfazendo as necessidades do seu negócio na área.

Agende uma reunião conosco da DBACorp para conhecer melhor nossos serviços, diferenciais e como desenvolvemos soluções sob medida para sua necessidade!