Não basta ter informações estruturadas à disposição para estabelecer o que precisa ser executado para uma empresa atingir resultados mais expressivos. Também é necessário que os dados facilitem a compreensão de tendências e já indiquem um caminho para a tomada de decisão. Esse aspecto tem contribuído para o conceito de Data Intelligence estar em evidência no mercado.

Com um ambiente mais favorável para escolher o melhor caminho a ser tomado, os gestores têm mais confiança no que está sendo feito. E isso é primordial para os colaboradores estarem mais envolvidos com os projetos e cientes de que as ações realizadas têm um objetivo claro com benefícios para todos.

Inclusive, podemos relacionar essa tendência em diversas áreas, inclusive na Fórmula 1. A equipe Mercedes-AMG Petronas utiliza inteligência de dados para obter melhor desempenho nas pistas.

Neste artigo, vamos abordar vários elementos sobre a inteligência de dados. A intenção é tirar todas as suas dúvidas sobre esse recurso tecnológico, que tem se tornado cada vez mais imprescindível para as organizações. Confira!

Data Intelligence: o que é?

Resumidamente, o Data Intelligence consiste na utilização de ferramentas e métodos analíticos para as companhias terem um maior conhecimento da realidade com o foco em aprimorar os investimentos e os serviços de maneira ágil e eficiente.

Também conhecido como inteligência de dados, o Data Intelligence prioriza a avaliação e a interação com as informações. Esse esforço tem como meta fazer com que a tomada de decisão seja mais simples e agregue mais valor ao negócio.

É válido destacar que essa tecnologia adota uma coleta de dados abrangente, porque utiliza vários recursos, como mineração de informações de clientes e usuários. Além disso, leva em consideração métricas de performance de negócios e diversas fontes descritivas. 

Com certeza, é uma tecnologia que busca explorar, ao máximo, as informações disponíveis para uma empresa avaliar como está inserida no mercado. Esse fator faz com que ela tenha uma relevância cada vez mais expressiva no mundo corporativo.

Data Intelligence x Business Intelligence: entenda afinal qual a diferença desses dois conceitos

Não há dúvidas de que a organização dos dados é um elemento marcante para uma corporação ter ideia do contexto atual. Isso é um dos ganhos que as instituições adquirem ao apostarem em Business Intelligence (BI).

Por outro lado, utilizar o tempo de forma eficiente é uma das maiores necessidades das companhias, o que reforça um antigo ditado popular: tempo é dinheiro. Por mais que as informações estejam devidamente estruturadas, é muito mais prático fazer com que elas já indiquem o caminho a ser tomado com mais assertividade e clareza.

Essa mentalidade tem ajudado, de maneira significativa, as corporações a enxergarem o Data Intelligence como uma alternativa essencial para tornar mais simples a análise dos dados coletados de diversas fontes.

Isso acontece em virtude dessa ferramenta priorizar insights com base nas informações obtidas. Dessa forma, as lideranças têm mais condições de decidir com agilidade e precisão, o que deve ser feito para aperfeiçoar os processos e conseguir um rendimento acima das expectativas.

Com certeza, trabalhar com a inteligência de dados é uma iniciativa que agrega um diferencial competitivo. Mas para essa ação se tornar realidade, é fundamental que haja um olhar atento sobre os benefícios de investir nessa tecnologia.   

Saiba como aplicar o Data Intelligence

Para a utilização estratégica desse recurso, o recomendado é trabalhar com diagnósticos e com os dados prescritivos, descritos, preditivos e decisivos. Esse esforço tem como finalidade adotar a inteligência de dados para compreender o cenário atual por meio de explicações dos resultados obtidos.

Além disso, proporciona mais capacidade de conseguir insights para a resolução de problemas e identificação de tendências no futuro, aspecto de grande relevância para as marcas desenvolverem novos serviços e produtos.

Atualmente, o Data Intelligence conta com o suporte da inteligência artificial e de ferramentas de machine learning (aprendizado de máquina). Dessa maneira, uma companhia tem mais possibilidades de analisar um grande volume de dados com extrema rapidez e confiabilidade.

Se uma organização avaliar os dados de maneira manual, vai desperdiçar o tempo precioso de analistas e poderá cometer erros que poderão afetar a sobrevivência do negócio. Com a inteligência de dados, é viável estruturar as informações e armazenar somente as que possuem um valor estratégico. 

Um dos empregos mais comuns do Data Intelligence envolve uma avaliação precisa das preferências dos clientes. Para executar essa tarefa, adota técnicas de mineração de dados com o objetivo de conhecer hábitos, produtos mais adquiridos, comportamento dos usuários na internet, entre outras informações personalizadas de um consumidor.

A partir dos dados coletados e dos insights proporcionados pela inteligência de dados, uma empresa tem mais condições de aprimorar os serviços e identificar tendências, de acordo com as características de um público em uma determinada região.

Quais são os principais benefícios que o Data Intelligence é capaz de trazer?

São diversas as vantagens de investir em uma ferramenta tecnológica com foco em um desempenho notável. Pensando nisso, vamos mostrar os benefícios mais importantes de empregar esse recurso em uma empresa. Acompanhe!

Permite a melhoria contínua do negócio

Somente com informações qualificadas é possível constatar o que pode ser feito para aperfeiçoar os trabalhados com eficiência e agilidade. Com a adoção da inteligência de dados, uma companhia identifica os gargalos e verifica os subsídios necessários para evoluir de maneira permanente. Essa postura é indispensável para manter a competitividade em um elevado patamar.

Traz mais insights

Compreender o público-alvo passou a ser um desafio cada vez mais impactante no mundo dos negócios. Ao investir no Data Intelligence, é viável identificar os melhores caminhos para superar as dificuldades o mais rápido possível. Ter indicações sobre o que fazer com base em informações qualificadas permite a uma corporação a tomar decisões mais precisas e ágeis.

Um grande exemplo é a Amazon, que usar dados do histórico de comportamento dos clientes para sugerir novos itens ao fechar uma compra.

Identifica tendências de negócio

Não é fácil visualizar o que será imprescindível para uma empresa manter uma posição de destaque nos próximos meses ou anos. A partir da inteligência de dados, fica mais prático constatar as mudanças na preferência do público-alvo e os novos rumos do mercado. Assim, abre-se um ambiente mais favorável para mudanças e inovações que vão agregar valor ao negócio.

Com certeza, o Data Intelligence consiste em uma alternativa interessante para as organizações terem uma atuação mais estratégica e eficiente em busca de resultados mais expressivos.

Se está em busca de mais conhecimento para inovar e usar a TI a favor do seu negócio, vale a pena acessar o nosso blog agora mesmo! Temos conteúdos que vão te ajudar a superar desafios com sabedoria!