Houve um tempo em que era muito comum definir “boa intuição” como uma das habilidades de grandes executivos. Algo parecia mágico na tomada de decisões, onde sempre acertavam em cada direcionamento.

Mas não era bem a magia que eles guardavam como segredo. Era atenção! Grandes líderes concentravam o olhar cuidadoso para investigar diferentes cenários e entender as métricas e melhorar os resultados.

Um dos exemplos famosos é do presidente da American Airlines Bob Crandall, em 1987, que percebeu um detalhe que impactava diretamente as finanças da sua empresa: as azeitonas do buffet.

Pode soar estranho, mas recorrendo aos dados para entender o custo de cada azeitona, bem como prever o impacto na percepção dos usuários ao retirá-las, Bob conseguiu economizar cerca de US$ 40 mil por ano para a companhia.

Certamente, para os usuários a falta da azeitona fez pouquíssima diferença. Mas para a American Airlines, em época de crise, significou muito.

Esse é um exemplo simples sobre como a leitura correta dos dados é muito importante para os negócios. E com o avanço da tecnologia, essas decisões não precisam ser pesquisadas em inúmeras planilhas, basta ter uma boa fonte de inteligência de dados gerenciada.

O tema do artigo é importante e valioso para o seu negócio. Por isso, continue a leitura para entender como aplicar ações analíticas com o uso dos dados na realidade da sua empresa. Confira!

A importância da análise de dados

A aceleração tecnológica trouxe uma série de recursos essenciais para gerar vantagem competitiva às empresas: inteligência artificial, ferramentas de produtividade, soluções para análise de mercado e entre outras utilizadas no dia a dia corporativo.

Mas nenhuma dessas mudanças seriam possíveis sem a coleta e análise de dados. É esse processo que indica quais são as oportunidades de melhorar e acelerar as decisões, bem como corrigir e intensificar as rotas.

Não à toa, a análise de dados já é considerada essencial para praticamente todas as grandes empresas. Segundo o Gartner, 90% dos gestores consideram fielmente a análise de dados como um fator para tomar decisões estratégicas.

Os benefícios são incontestáveis: decisões mais consistentes, riscos minimizados, cenários antecipados, oportunidades identificadas, inovações aceleradas e maior confiança nas equipes.

Quais são as principais estratégias beneficiadas com a análise de dados?

Não há dúvidas de que praticamente todas as áreas de negócio são beneficiadas com a análise de dados. E dessa maneira, os setores podem aplicar esse tipo de solução nas seguintes estratégias:

Análise de Mercado

Acompanhar as tendências, mudanças e oportunidades é crucial para a sobrevivência de uma empresa. E não há como fazer isso sem recorrer à inteligência dos dados.

Aplicados à inteligência artificial, os dados possibilitam a ampla visualização de cenários do mercado para antecipar e otimizar os recursos, ganhando maior inteligência competitiva.

Monitoramento de Metas

Todos os setores da empresa devem atuar juntos para chegar as grandes metas. Mas para isso, é essencial acompanhar como está o desempenho das estratégias e realizar possíveis correções.

Com os dados, as métricas de desempenho ajudam a entender e discutir os níveis de satisfação dos resultados.

Relacionamento

Acompanhar os índices de relacionamento é muito importante para que a empresa entenda o nível de satisfação de clientes e parceiros. Com os dados, é possível fazer isso por meio de dashboards para entender possibilidades de gerar, ainda mais, valor.

Marketing e Comercial

São áreas que, sem dúvidas, se beneficiam da inteligência dos dados. Com eles são analisados históricos e possíveis cenários que indicam oportunidades.

Além disso, as ações de marketing passam a ser muito mais assertivas gerando maior alcance, visibilidade, reconhecimento, melhor posicionamento no mercado e potencialização nas vendas.

Como realizar a análise de dados corretamente?

Entender os benefícios da análise de dados para as estratégias é importante. E mais essencial ainda, é entender como aplicar essa inteligência corretamente.

1.      Use boas fontes, higienize e padronize

Vale lembrar que, antes de tudo, a qualidade dos dados é um ponto crucial para a análise eficiente. Dados oriundos de bases confiáveis, devidamente higienizados e padronizados, trarão os melhores insights à sua empresa.

2.      Defina os objetivos

Para alcançar bons resultados, os cientistas de dados precisam saber quais resultados precisam alcançar. Parece um pouco óbvio, mas nem todas as empresas têm essa maturidade quando decidem investir na inteligência dos dados.

É com os objetivos definidos que os cientistas ajudarão a encontrar fontes de dados confiáveis e aplicar todo o processo para resolver os problemas da sua instituição.

3.      Defina as dificuldades estratégicas

A inteligência dos dados é fantástica para prever cenários e indicar oportunidades. Mas para isso os executivos precisam discutir quais são as principais dificuldades e gargalos que a empresa enfrenta.

Recorra aos dados para entender como surgem e de quais maneiras podem ser solucionadas essas questões. Esse é o início de uma cultura data-driven.

4.      Reforce a segurança digital

O Brasil é um dos países que mais sofre ataques cibernéticos no mundo. Segundo a consultoria alemã Roland Berger, o país é o 5º em tentativas de fraudes. E muitos desses crimes, são voltados ao vazamento ou sequestro de dados.

Sendo assim, reforce as camadas de proteção e confidencialidade. Recorra às soluções de criptografia de ponta a ponta, por exemplo.

Além dos crimes comuns, como sequestro e venda, o vazamento de dados pode gerar sanções da LGPD, com multas de até R$ 50 milhões.

5.      Use as ferramentas corretas

A análise de dados demanda uma boa infraestrutura de TI. E isso precisa ser muito bem planejado, levando em consideração os recursos que já estão em uso pelas empresas.

Nesse sentido, é essencial contar com boas parcerias que ofereçam ambientes para dados estruturados e não estruturados (Big Data e BI), além de soluções práticas como dashboards e relatórios para viabilizar as melhores tomadas de decisão.

Saiba como realizar a análise de dados corretamente com a DBACorp

Com mais de 20 anos trilhados no mercado, A DBACorp possui expertise em soluções de tecnologia e inteligência dos dados. Somos uma aliada para a estrutura e organização dos principais recursos voltados à inteligência dos dados para que a sua empresa extraia diferenciais competitivos e lucratividade.  

Com um ecossistema Fast Data completo, a DBACorp oferece consultoria, arquitetura e construção estrutural, além de integrações e a governança de dados para oferecer máxima proteção.

Com essas soluções, sua empresa alcança muito mais velocidade com indicadores de performance, painéis de controle customizados, relatórios gerenciais, insights e muito mais.

Continue navegando e descobrindo mais sobre a DBACorp, conheça as soluções de Data Intelligence e marque uma conversa com um dos nossos especialistas.