Atualmente, não existe empresa bem-sucedida que não preze por uma boa gestão que promova a eficiência do banco de dados. Esse recurso é essencial para que uma organização mantenha suas informações de negócios organizadas, acessíveis e prontas para serem processadas e obtendo insights valiosos.

Porém, o que é e como manter a eficiência do banco de dados? Para empresas que estão evoluindo no tema, pode parecer difícil entender essa questão.

No entanto, ao contribuir para um BD eficiente, sua empresa ganha em vários aspectos, como nos projetos de segurança, migrações, diagnósticos e análise de vulnerabilidades — para citar apenas alguns.

Que tal entender mais? Ao longo deste artigo, vamos explorar o que significa promover a eficiência do banco de dados e, o mais importante, como conquistá-la. Preparado? É só seguir a leitura com a DBACorp!

Os caminhos para a eficiência do banco de dados

De fato, existem incontáveis maneiras para que uma empresa promova a eficiência do banco de dados. Afinal, falamos de um recurso extremamente complexo e que influencia toda uma organização.

E é dessa maneira que queremos te apresentar um caminho vital para a promoção e a visibilidade maior dos seus dados – estamos falando do MongoDB, conhece?

O MongoDB hoje é considerado um dos sistemas campeões em banco de dados no mercado. Entre suas principais características, podemos mencionar sua atuação dentro das companhias oferecendo alta performance, código aberto (o que o torna mais customizável) e com um modelo orientado a documentos.

Em uma parceira de sucesso com a DBACorp, o MongoDB atua para que os dados desempenhem a mesma função para uma empresa assim como o sangue para um corpo humano. Parece uma comparação distante, mas a consultoria especializada de um banco de dados promove o protagonismo de uma empresa a curto, médio e longo prazo.

Afinal, a presença dos dados e a forma como eles são manuseados são primordiais para traçar visões analíticas, estratégicas, consultivas e, principalmente, assertivas para o sucesso dos negócios.
Vale lembrar que é comum que esses dados estejam presos a silos organizacionais, prejudicando seu uso e sua visualização.

O MongoDB é uma plataforma de “single view”, que oferece uma visualização centralizada, simplificada e eficiente de todos os dados da sua operação. Porém, como mencionamos, tornar o banco de dados um player relevante dentro da sua organização é uma missão complexa.

Para conquistar os principais passos para maior eficiência do banco de dados, além de um sistema de gestão, é preciso de:

Avaliação da infraestrutura

Entender como a sua organização funciona para possuir a melhor infraestrutura de armazenamento é primordial.

opções on-premise, na nuvem ou híbridas. Cada vez mais, é possível obter um catálogo de alternativas para que as empresas armazenem e processem suas informações.

Metodologia de organização

É essencial que a forma que a sua empresa organiza os dados seja documentada e bem definida.
Qualquer processo organizacional que pretende ser moderno e eficiente, precisa de planejamento. Para isso, um sistema confiável é essencial, como o MongoDB.

Um sistema como o MongoDB é uma solução não relacional, e isso faz com que ele lide com uma grande quantidade de dados.

Automatização da gestão de dados

E claro, como os dados raramente são gerados, coletados e armazenados em pequenas quantidades, é vital que a sua empresa conte com uma solução capaz de automatizar seus fluxos.

Lembre-se de priorizar recursos suficientes para otimizar a performance da gestão de informações, de forma que o trabalho operacional e repetitivo fique à cargo da tecnologia.

Suporte e monitoração integrada

Com um sistema definido, você pode também monitorar a gestão de dados, compreendendo os recursos que são utilizados (como o uso de CPU, volume armazenado, entre outros).

É uma maneira de compreender sua situação atual, bem como a de mapear possíveis problemas com a estrutura de dados.

Estratégia de backup e Recovery

Por fim, a segurança deve ser um dos estandartes da sua estratégia de gestão de dados.
Sua arquitetura de dados e o sistema escolhidos devem proporcionar recursos para realização de backups periódicos dos dados armazenados.

Na nuvem, existem ações de recuperação em caso de falhas, como no cenário de um desastre natural, por exemplo, que devem estar disponíveis e relacionado ao planejamento seguro dos processos.

A eficiência do banco de dados a partir da visualização das informações

Quando o assunto é eficiência do banco de dados, uma palavra-chave é continuamente repetida: a visibilidade das informações armazenadas. Afinal, como esse aspecto influencia nos resultados da sua gestão de dados?

Com um sistema que centraliza e simplifica a visualização das informações das mais variadas fontes de coleta, é possível ter uma noção mais analítica e mais bem embasada dos seus processos e resultados — tudo em tempo real.

Com uma visão estratégica e fruto de uma monitoração constante, é possível aprimorar todos os aspectos do negócio — das entregas aos clientes até seus processos internos.

Além disso, uma visualização única dos dados que fluem pela sua infraestrutura é uma forma de otimizar o desenvolvimento de insights. E o melhor? Reduzindo custos!

No entanto, contar com um sistema capaz de fazer isso não é fácil. Um banco de dados é composto por informações de diversos tipos, com diferentes níveis de acessibilidade. Com uma solução como o MongoDB, você tem em mãos um sistema com modelo orientado a documentos, que possibilita incorporar todos os tipos de dados.

Além disso, a plataforma possui schemas dinâmicos e de linguagem consultivas expressivas, indexação e recursos de agregação que tornam possível localizar e filtrar quaisquer tipos de dados.

Um ponto essencial da eficiência do banco de dados e como todos esses processos propiciam ações mais inteligentes dentro da organização estão relacionados a sua visualização. Essa função agrega dados de várias fontes em um repositório central para criar uma visualização única de qualquer coisa.

Tudo isso incluindo aplicações e se relacionando com diferentes segmentos, como por exemplo:

  • Serviço financeiros: visão geral da empresa da exposição em classes de ativos, contrapartes e geografias para gerenciar o risco atual e prever oportunidades.
  • Governo: visão única de ativos militares, como frotas de tanques, navios, Hunvees – para compreender sua usabilidade e implementação.
  • Alta tecnologia: visualização única do usuário em produtos e logins para saber o que está comprando, interação com a tecnologia e o que deseja.
  • Retalho: omni-channel em uma única visualização, do inventário em tempo real ao histórico do comportamento do cliente, para uma experiência completa e perfeita da marca.

A DBACorp pode potencializar o seu banco de dados

Além de apresentar vantagens sobre como gerenciar e conquistar a eficiência do banco de dados, te mostramos como o MongoDB pode ser um caminho possível e excelente para a potencialização do seu negócio.

Contanto mais um pouco, como principais vantagens, o MongoDB:

  • Elimina joins complexos e lentos;
  • Sistemas distribuídos com alta disponibilidade e possibilidade de escalabilidade;
  • Eliminação da dependência de schemas;
  • Linguagem própria de consultas;
  • Ações automatizadas que maximizam a atuação do seu banco de dados.

Agora, como implementar e gerir o MongoDB em sua empresa? Saiba que você pode contar com a DBACorp, consultoria especializada, capaz de tornar a sua gestão de dados referência no seu mercado de atuação.

Que tal entender mais sobre a solução, seu funcionamento e como a DBACorp pode ajudar seu negócio a adotá-la com sucesso? Preparamos um guia definitivo sobre o MongoDB, aprofundando esse e vários outros benefícios da solução, explicando tudo que o você precisa saber sobre o sistema.

Acesse agora mesmo, descubra as vantagens que não te contaram sobre a eficiência do banco de dados e torne a sua organização cada vez mais valiosa!