A inteligência digital deixou de ser um sonho e se tornou algo imprescindível para as empresas promoverem a melhoria contínua e consistente.

Para atingir esse objetivo, um bom caminho é apostar na Arquitetura de BI, recurso que permite às organizações um uso mais estratégico das informações.

Afinal, não basta apenas coletar dados sobre o comportamento do público-alvo. É necessário usar essas informações a favor do negócio e com foco em identificar oportunidades para aprimorar os serviços em curto prazo.

Essa postura é vital para manter uma empresa competitiva e voltada para a inovação!

Neste artigo, vamos detalhar como o uso adequado da arquitetura de uma ferramenta de Business Intelligence pode contribuir para uma organização se diferenciar no mercado competitivo. Continue a leitura!

Arquitetura de BI: o que é e como realizá-la?

A arquitetura de Business Intelligence consiste em um modelo adotado para organizar dados, administrar informações e gerenciar itens usados para a construção de soluções.

Vale destacar que uma arquitetura de BI é formada por componentes, como fontes de dados aplicadas pelos usuários para avaliar o momento atual da empresa.

O que é importante para a tomada de decisão e a geração de benefícios a curto, médio e longo prazo.

BI mudou a década passada e revolucionará seu negócio

É inegável que a atuação do Business Intelligence possui grande potencial para impactar as empresas de maneira positiva.

Uma prova disso é uma pesquisa da CIO Dive, divulgada pelo G1, que constatou um aumento de 58% de chances das companhias baterem metas, quando utilizam soluções voltadas para decidirem quais medidas deveriam ser executadas.

Esse estudo, sem dúvida, mostra como investir em uma Arquitetura de BI é uma medida valiosa para identificar cenários e optar pelos processos mais adequados para atingir ou manter a sustentabilidade empresarial.

Todo esse impacto tecnológico promove uma revolução no mercado corporativo, posicionando organizações à frente das demais e utilizando os dados como fator estratégico e analítico para conquistar o sucesso.

Os 5 princípios da Arquitetura de BI

Há diversos pontos que devem ser levados em consideração para entender como esse mecanismo contribui para uma instituição atingir resultados impactantes.

Pensando nisso, vamos descrever resumidamente 5 pontos vitais desse mecanismo. Temos certeza que esses fatores serão fundamentais para transformar os seus negócios. Leia com atenção!

1.Segurança

Usar dados atualizados permite que uma empresa tenha mais garantia sobre as informações qualificadas que usam para executar e atingir um desempenho notável.

Também vale mencionar que uma solução de BI, desenvolvida e seguindo boas práticas do mercado viabiliza dados e os mantém, cada vez mais, seguros.

2.Flexibilidade

Selecionar as modalidades de informações a serem utilizadas é um dos aspectos positivos de adotar uma Arquitetura de BI diferenciada.

Com uma maior variedade de dados disponíveis, uma organização tem mais possibilidades de entender o cenário atual e utilizar o conhecimento adquirido para antever tendências e aproveitar oportunidades de melhoria.

3.Automação

Por mais que uma empresa conte com profissionais qualificados e dedicados, as falhas sempre podem ocorrer de forma periódica. Para minimizar esse problema, uma excelente alternativa é a automação.

Ao escolher uma solução de BI que automatiza a coleta e a análise de dados, torna-se muito mais fácil ter à disposição informações qualificadas e que realmente agregam valor ao negócio.

4.Inteligência

A facilidade de interpretar os dados é uma das metas mais perseguidas pelas instituições atualmente. Afinal, entender a conjuntura final e identificar situações positivas ou negativas são diferenciais vitais para o sucesso.

Com o investimento em Business Intelligence, haverá um cenário favorável para expandir a inteligência corporativa. Em virtude disso, o conhecimento acumulado pode ser usado de forma estratégica para superar desafios e melhorar a qualidade dos serviços.

5.Potencialização dos resultados

Mesmo que as lideranças sejam altamente qualificadas e experientes, é um erro grave levar em consideração apenas o conhecimento pessoal para tomar decisões que vão impactar no futuro do negócio.

A partir de dados consolidados e corretos, uma empresa está mais habilitada para potencializar o desempenho. O que é fundamental para ter um melhor relacionamento com os stakeholders e aumentar a lucratividade.

Arquitetura fortalecida e a aplicação de BI na prática

Conhecer as vantagens de uma solução voltada para o desempenho diferenciado, sem dúvidas, é um fator positivo. Por outro lado, é recomendado entender como a Arquitetura de BI pode ser colocada em prática.

Pensando nisso, vamos mostrar a seguir como esse mecanismo pode ser usado de forma correta. Confira em nosso guia!

Evidências e simulações

Entender as necessidades do público-alvo nem sempre é algo simples de ser executado, em virtude das constantes mudanças tecnológicas e oscilações na economia.

Com uma solução de BI, é possível identificar o que está influenciando na postura dos clientes e realizar simulações de como atuar para melhorar o rendimento nos próximos meses.

Caminhos e soluções para todos os setores

É necessário reforçar que uma Arquitetura de BI pode ser bem abrangente, ou seja, contemplar todas as áreas de uma organização.

Dessa forma, ela permite que haja uma melhoria em todos os segmentos de forma simultânea.

Isso é muito importante para causar um impacto positivo no consumidor. Afinal, não adianta o marketing ser de alto nível, se a sua logística apresenta erros graves e prejudiciais a experiência do usuário.

Prioridade dos principais problemas

Ao identificar as maiores dificuldades enfrentadas no momento de maneira ágil, uma companhia pode priorizar as ações necessárias para evitar que fragilidades, como falhas em segurança da informação, causem danos aos serviços e à reputação da marca.

Soluções DBACorp 

Com certeza, é muito bom contar com um sistema capaz de identificar tendências, criar cenários, auxiliar na tomada de decisão e enfrentar os problemas de maneira inteligente.

Contudo, a Arquitetura de BI somente atingirá os resultados esperados, caso haja um suporte de alto nível e o fornecimento de soluções tecnológicas que estejam dentro da necessidade dos consumidores.

Com esse foco, a DBACorp tem se destacado e sendo um referencial em disponibilizar sistemas de Business Intelligence no mercado nacional. 

Arquitetura de BI: a DBACorp projeta o seu negócio ao futuro

Com uma larga experiência em BI, a DBACorp  fornece aos clientes corporativos soluções que contribuem para tomar decisões com mais agilidade, segurança e assertividade.

Nossa equipe tem um amplo conhecimento sobre Arquitetura de BI, o que é muito importante para aproveitar o potencial dessa tecnologia de maneira prática e estratégica em curto prazo.

Para organizações que buscam alternativas para garantir uma performance notável, a DBACorp é o caminho ideal para a projeção dos seus negócios.

Revolucione! Marque agora mesmo uma reunião com o nosso time de especialistas e receba uma demonstração gratuita da solução Data Intelligence para a aplicação dos negócios.

Com certeza, você perceberá como podemos ajudar o seu negócio a crescer de forma exponencial!