A Cloud Computing é fruto de uma nova era da tecnologia e muitas organizações descobriram nela uma solução eficiente para armazenar e gerir os dados de seu negócio. Mas como desenvolver um projeto de migração para a Cloud da maneira certa? Sem dúvidas, essa é uma questão importante para quem deseja obter todos os benefícios que a Nuvem oferece.

A migração para a Cloud traz mais eficiência na gestão de dados. Com as informações salvas e organizadas na Nuvem, sua empresa passará a ter mais controle de dados importantes, com a possibilidade de inclusive automatizar processos.

No entanto, como alertamos no começo desse artigo, todo esse processo exige dedicação e cuidado, tendo em vista que se o planejamento não for bem planejado, poderão ocorrer perdas de dados importantes durante a operação.

Neste artigo, iremos abordar os principais pontos que a sua companhia deve ter em mente para realizar a jornada para a Nuvem de maneira eficiente e totalmente segura, aproveitando tudo o que essa tecnologia pode trazer. Confira!

Projeto de migração para a Cloud: os cuidados necessários

Um dos maiores benefícios da Nuvem é a possibilidade de acesso aos dados e sistemas da empresa a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo conectado à internet. Ela também traz mais eficiência aos processos da organização, os tornando centralizados e reduz os custos com hardwares e mão de obra especializada, por exemplo.

No entanto, para que as organizações sejam capazes de usufruir de todas essas e outras vantagens, é necessário planejar uma migração para a Nuvem bem-feita. Dessa maneira, existem alguns passos a serem seguidos para que não haja erros que comprometam a empresa durante esse processo.

Entenda mais a respeito do assunto a seguir:

Definir aquilo que será migrado

Em uma primeira análise, a empresa necessita definir o que será migrado para a Cloud. Em relação à infraestrutura de dados, é importante ter uma hierarquia de sistemas e priorizar primeiramente a migração daquilo o que é menos crítico.

Ao fazer isso, a sua equipe interna se desenvolverá melhor em relação à Nuvem, aprendendo gradativamente os processos necessários. Assim, quando a parte mais delicada tiver que ser migrada, sua equipe contará com um conhecimento ainda mais especializado.

Faça o planejamento das etapas de migração.

Ao planejar a migração em etapas, a sua empresa reduz a possibilidade de falhas e retrabalhos, tornando o processo mais eficiente. É importante avançar com calma e monitorar todas as etapas para que a transição para a nuvem seja realizada de modo positivo.

Além disso, a migração precisa levar em conta a segurança da informação e incluir a governança de TI após a finalização. Outro aspecto importante é que todas as áreas da empresa necessitam estar alinhadas com as mudanças que ocorrerão após a finalizados todos os processos.

Escolha o tipo de serviço ideal para o seu negócio

É muito importante decidir qual tipo de provedor que a sua empresa necessita, sempre colocando em questão quais são demandas de trabalho. Para isso existem três tipos de Computação em Nuvem: pública, híbrida e privada.

Antes de realizar a migração para a Cloud, pesquise sobre estes três tipos de Nuvem e veja qual a mais adaptada para o seu negócio. Depois, defina quais as necessidades de serviço do seu negócio, levando em consideração as soluções SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service).

Execute o que foi planejado anteriormente

Sim, esse é um passo que muitas companhias não seguem! Por mais estranho que soe, inúmeras empresas planejam todo o processo de migração para a Cloud e, logo após, realizam essa transferência de forma totalmente diferente.

Nunca, em hipótese alguma, faça esse tipo de mudança! Além de demonstrar perda de tempo com todo o planejamento, coloca em risco o sistema devido a perdas de dados e outros problemas. Por isso, mantenha-se sempre na linha combinada.

Monitore a migração

Por último, mas não menos importante que os demais listados, para que a migração para a Cloud se realize com êxito, nunca deixe de acompanhar de perto o processo. Dentro de todos os passos descritos, sejam quanto escolhas de provedores, sistemas e planejamento, ver como a mudança ocorre é prevenir que problemas durante a transferências de arquivos e sistemas aconteçam.

Por isso, deixe que um ou mais profissionais estejam dotados dessa função. Eles precisam resolver qualquer empecilho ocorrido no meio do caminho e não deixem que o sistema se perca nesse câmbio de on-premise para computação em Nuvem.

Nesse sentido, você pode contar com o apoio total da DBACorp para migrar a sua empresa eficientemente para a Nuvem. Nós temos a experiência que você precisa e oferecemos os serviços Cloud que são ideais para a o seu negócio. Agende uma reunião conosco e saiba mais como podemos lhe ajudar.