À medida que mais e mais sistemas de TI são externalizados, garantir que você escolha um provedor de nuvem correto se torna essencial para o sucesso a longo prazo da sua empresa.

No entanto, o mercado disponível é vasto, com uma infinidade de provedores oferecendo um número ainda maior de serviços. Desde gigantes do mercado como Microsoft, Amazon e Google, até players de nicho menores, que oferecem serviços sob medida.

Então, como selecionar o provedor de nuvem certo entre tantas opções? A resposta é: um processo definido de seleção e aquisição devidamente ponderado em relação ao seu conjunto exclusivo de necessidades.

Nesse artigo, listamos os principais fatores a se considerar antes da decisão, de forma que você possa tomar uma decisão mais assertiva e baseada em dados. Acompanhe!

Provedor de nuvem: o que levar em conta na hora da escolha

1.     Poder de Processamento

Essa consideração é essencial quando as empresas têm necessidades estritas em termos de disponibilidade, tempo de resposta, capacidade e suporte.

Os acordos de nível de serviço da nuvem (SLAs da nuvem) são um elemento importante a se considerar ao escolher um provedor. É vital estabelecer um relacionamento contratual claro (leia-se: legalmente aplicável) entre um cliente de serviço em nuvem e um provedor de nuvem.

Além disso, serviços de cloud computing são bastante conhecidos pelo alto fator de escalabilidade. Essa é a disponibilidade do sistema de aumentar ou reduzir os recursos disponíveis que garante aos usuários sempre uma máxima performance disponível.

Por isso, ao contratar um provedor de nuvem, avalie sua capacidade em poder escalar suas operações. Faça um levantamento de como a empresa lida com solicitações de modificações de recursos contratados, tempos de respostas e quais os custos relacionados às eventuais alterações contratuais.

2. Infraestrutura de rede

Verifique se a plataforma do fornecedor e as tecnologias oferecidas estão alinhadas com o seu ambiente atual ou suportam seus objetivos na nuvem.

As arquiteturas, padrões e serviços em nuvem do provedor atendem às suas cargas de trabalho e preferências de gerenciamento? Avalie quanto de recodificação ou customização você precisará fazer para tornar seu trabalho adequado para as novas plataformas.

Muitos provedores de serviços oferecem serviços abrangentes de migração e até mesmo assistência nas fases de avaliação e planejamento. Certifique-se de ter um bom entendimento do suporte oferecido e mapeie-o em relação às tarefas do projeto, decidindo quem fará o quê. Muitas vezes, os provedores de serviços têm equipe técnica que pode preencher lacunas de habilidades em suas equipes de migração.

No entanto, alguns provedores de nuvem pública em larga escala oferecem suporte limitado. Assim, pode ser necessário contar com apoio adicional para preencher as lacunas de competências. Fique atento a isso!

3. Segurança da Informação

Antes de fazer a contratação, é imprescindível que você avalie os níveis de segurança de dados e sistema do provedor de nuvem, além da maturidade das operações de segurança e dos processos de governança e segurança. Os controles de segurança das informações do provedor devem ser comprovadamente baseados em riscos e dar suporte claro a suas próprias políticas e processos de segurança.

Garanta que o acesso e a atividade do usuário sejam auditáveis ​​em todas as rotas e obtenham clareza sobre as funções e responsabilidades de segurança, conforme estabelecido na documentação de contatos ou políticas de negócios.

Se estiverem em conformidade com padrões como a série ISO 27000 ou tiverem certificações reconhecidas, verifique se são válidos e obtenha garantias de alocação de recursos, como orçamento e número de funcionários, para manter a conformidade com essas estruturas.

Solicite relatórios de auditoria de segurança interna, relatórios de incidentes e evidências de ações corretivas para quaisquer problemas levantados.

4. Governança e Compliance

Compreender as muitas leis e regulamentos, como LGPD, SOC 2, PCI DSS, HIPAA ou qualquer outra certificação que pertencem à coleta e armazenamento de dados pode ser intimidador. É por isso que um dos benefícios de contratar um provedor de computação em nuvem é fazer com que especialistas em segurança cuidem da conformidade regulamentar para você.

A sua empresa precisa garantir que o provedor escolhido trabalhe constantemente para manter-se atualizado sobre as mais recentes regras e regulamentos que podem afetar seus dados.

5. Inovação em tecnologias emergentes

Dependendo do fornecedor de nuvem escolhido, muitas empresas terão dificuldade de se manterem atualizadas em relação aos novos recursos tecnológicos que surgem constantemente.

Por exemplo, após a implantação de um novo servidor, outro mais moderno e com mais recursos pode ser lançado em seguida. Nesse caso, a falta de cuidado com esse tipo de atualização pode atrapalhar o desejo da empresa em se manter sempre na vanguarda.

Dessa maneira, é necessário contar com um fornecedor que esteja atualizado em relação a sua infraestrutura de TI e equipamentos, já que máquinas desatualizadas podem impactar negativamente a eficiência dos serviços em cloud computing.

6. Gerenciamento, monitoramento e suporte

O serviço de computação em nuvem deve estar sempre disponível, por isso o suporte técnico do seu provedor nunca deve parar. É importante obter ajuda quando necessário, por isso, avalie se o provedor de nuvem fornece suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana. Inclusive nos feriados.

A facilidade na resolução de problema e a resolução de relatórios também são importantes, portanto, pergunte sobre as opções de suporte por telefone, e-mail e chat. Nesse caso, você também pode perguntar sobre os tempos médios de resposta e resolução do seu provedor.

Fazer essas perguntas pode ajudá-lo a encontrar o fornecedor de nuvem certo para seus negócios. E obter as respostas certas está totalmente ao seu alcance.

Caso deseje de ajuda para escolher o melhor provedor em nuvem, entre em contato conosco e agende uma reunião. Teremos enorme