Para implementar uma nuvem privada de sucesso, as equipes de TI devem desde o início do projeto ter um entendimento claro sobre o que uma estratégia de nuvem significará, exatamente, para sua organização antes de prosseguir com os próximos passos.

Como você sabe, a adoção de uma nuvem não é um processo rápido, demanda tempo e um bom planejamento. E por isso, ter um entendimento claro da tecnologia e sua arquitetura te ajuda a dar os primeiros passos para ter uma nuvem privada de sucesso.

Como um dos modelos de Cloud Computing, a nuvem privada oferece vantagens semelhantes às da nuvem pública, incluindo escalabilidade e autoatendimento, mas por meio de uma arquitetura proprietária.

Nuvem privada vs. nuvem pública

Com características semelhantes a nuvem pública a decisão pela nuvem privada sempre gera questionamentos sobre o porquê adotá-la e suas vantagens. E uma das palavras que define bem a escolha da arquitetura é compartilhamento.

Um dos principais motivos pela opção da nuvem privada consiste basicamente pelas necessidades das empresas em ter uma infraestrutura de TI que exige o controle direto sobre seus ambientes, geralmente para atender à segurança, à governança corporativa ou aos requisitos de conformidade regulamentar.

Diferente de uma nuvem pública, onde os usuários dessa arquitetura compartilham recursos computacionais, um modelo conhecido como ambiente de multilocação, a implementação de uma nuvem privada de sucesso tem acesso aos benefícios e a gestão de recursos sob demanda a partir do controle direto da equipe de TI da empresa.

Em alguns casos, por exemplo, o perigo de hospedar uma carga de trabalho de missão crítica na nuvem pública pode exceder a tolerância a risco ou pode haver preocupações de segurança relacionadas ao uso de um ambiente de multilocação. Desta forma, a nuvem privada permite que as empresas mantenham o controle total e a propriedade de seu ambiente.

Mitos sobre a nuvem privada que você deve ignorar

Há considerações importantes que as organizações devem tomar sob orientação antes de mover qualquer carga de trabalho para uma nuvem privada, ignorando assim muitos mitos criados em cima dessa arquitetura.

Mito 1: A responsabilidade da gestão do ambiente na nuvem

Você pensou que ao escolher uma nuvem pública suas responsabilidades sobre o ambiente iriam diminuir? Sinto muito. O seu comprometimento com a gestão de um ambiente de multilocação será muito maior quando comparado com a nuvem privada.

Optar por terceirizar o gerenciamento é uma prática recomendada, mas ainda assim, deve ser uma decisão estratégica.

Mito 2: Adotar uma nuvem significa perder investimentos existentes

De forma alguma! Principalmente quando sua empresa decide por uma nuvem privada. Essa preocupação é até compreensível, porém, a solução de nuvem certa pode ajudar as equipes de TI a lidar com a construção da arquitetura da nuvem a uma taxa e ritmo que façam sentido para seus negócios.

Mito 3: A nuvem privada sacrifica a flexibilidade

Outro erro grave. Essa arquitetura é uma opção extremamente flexível. Ao atingir o objetivo de ter uma nuvem privada de sucesso, sua empresa terá a solução certa para proteger dados, gerenciar investimentos existentes, atender a requisitos regulamentares, alavancar o negócio de forma assertiva.

O que fazer para ter uma Nuvem Privada de Sucesso

Seria muita pretensão de nossa parte definir em uma única dica o pulo do gato para ter uma nuvem privada de sucesso, isso porque, existe um processo que inclui várias etapas e outras várias dicas.

Porém, existe uma regra que muitas empresas não entendem ou simplesmente ignoram, comprometendo assim todo o projeto de migração para uma nuvem privada.

Decida o que você quer fora da nuvem

A dica é simples. Para iniciar sua jornada rumo à nuvem privada de sucesso, sua organização precisa ser realista e ter muito claro quais são suas metas ao adotar essa arquitetura.

Muitas empresas procuram a infraestrutura de nuvem privada depois de terem visto todas as promessas da virtualização, a exemplo da consolidação do data center e a redução de custos. Outros querem levar a virtualização para o próximo nível, com padronização e automação como parte de seus processos de TI.

A dificuldade é que poucas organizações estão prontas para enfrentar as mudanças organizacionais e os desafios que uma mudança para a nuvem está associada. São transformações ligadas ao uso de serviços, segurança, gerenciamento, entre outras.

Estes desafios não são geralmente problemas técnicos, mas questões relacionadas aos limites organizacionais. Por isso, antes de estabelecer as bases técnicas sobre as quais você criará uma nuvem privada, defina cuidadosamente quais são seus objetivos, tanto do ponto de vista técnico quanto organizacional.

Para vencer os desafios que vem pela frente

Vencer o desafio descrito e criar uma infraestrutura de nuvem privada de sucesso é apenas o começo. Para continuar nessa jornada, toda a organização deve desempenhar seu papel neste processo, não apenas o time de TI.

É preciso integrar as unidades de negócios como um todo para alcançar os objetivos que foram definidos nas fases iniciais do projeto. A dica final para esse desafio é: faça a convergência entre o conhecimento e a experiência para chegar ao objetivo final. A resposta pode não estar dentro de casa.

Para saber mais sobre os desafios da Computação em Nuvem baixe gratuitamente nosso e-book sobre gestão de cloud e supere todos os obstáculos dessa jornada.