A consultoria em banco de dados é uma necessidade de empresas que buscam potencializar o seu crescimento nos próximos anos, garantindo segurança e escalabilidade.

Mas como?

Não é novidade que os dados estão ocupando o lugar de ativo mais valioso das empresas. Seja para a continuidade de suas operações, desenvolvimento de projetos, alinhamento do marketing ou como guia para a equipe de vendas.

Os dados se tornaram o combustível para o motor dos negócios.

Com a constante evolução das soluções tecnológicas, as empresas passam a integrar um grupo que só tende a crescer: o da transformação digital.

Atualmente, foram unidas soluções, aplicativos, softwares e plataformas digitais à estratégia, aplicando tudo direto na raiz do negócio, do planejamento ao pós-venda.

Com o crescimento do poder dos dados, as empresas precisam evoluir a forma com que lidam com seu banco de dados. Essa pode ser a resposta para um futuro promissor para colocar o seu negócio à frente da concorrência.

Mas qual é a melhor forma de fazer isso? Com uma consultoria em banco de dados.

Consultoria em banco de dados: vale a pena?

Uma das primeiras dúvidas que impede a tomada de decisão de quem busca aprimorar a gestão e uso do banco de dados é: vale a pena terceirizar?

Afinal, imaginar um cenário em que a sua empresa conta com um engenheiro de dados dedicado às suas necessidades parece bem atrativo. No entanto, ao analisar mais profundamente, os problemas ficam visíveis.

Contar com um time interno exige uma sucessão de esforços: RH, financeiro e mesmo físico, afinal é preciso de espaço e equipamentos para que o profissional trabalhe. Ainda há o tempo de aprendizado do colaborador e, o mais importante, o seu custo mensal na folha de pagamento e com treinamentos de atualização.

Ao analisar a possibilidade de terceirizar essa gestão de banco de dados, todos esses gargalos desaparecem.

Uma empresa especializada em consultoria de banco de dados conta com profissionais preparados, experientes, certificados e atualizados, prontos para assumir as mais diversas demandas operacionais e estratégicas necessárias.

Além de monitorar seu banco de dados, os profissionais de uma consultoria emitirão relatórios periódicos, detalhando as ações realizadas, necessidades, ameaças, oportunidades de melhoria e insights valiosos.

A sua empresa ainda pode optar por profissionais trabalhando alocados na sua empresa ou não.

Se a empresa possuir um time interno, a consultoria pode se encaixar como um complemento à equipe, ajudando a guiar os próximos passos e auxiliando na criação de soluções inovadoras.

Os serviços podem ser todos gerenciados via SLA (Service Level Agreement), para garantir que nada fique fora do controle e todos os serviços contratados sejam efetivados.

LGPD

Quais os benefícios da consultoria em Banco de Dados?

A consultoria em banco de dados se destaca pelo seu potencial. Para a empresa contratante, é a garantia de eficiência no armazenamento e administração dos seus dados, com segurança e com profissionais qualificados.

Confira alguns dos benefícios da consultoria em banco de dados:

Redução de custos

Acima, mencionamos que o custo de um profissional dedicado pode ser maior que o da consultoria, mas não falamos quanto.

A questão é que: contratar um engenheiro de dados especializado para assumir a demanda da sua empresa pode pesar no bolso. Considere seu salário, benefícios, impostos, férias, 13º salários, capacitação, transporte e tudo mais: o valor pode facilmente passar de R$ 30 mil mensais.

Com uma consultoria, o cálculo é diferente, pois é sob medida. Com isso, você paga conforme suas reais necessidades e possui a expertise de toda uma equipe por trás do seu projeto.

Dessa forma, além de eficiência, sua empresa ganha financeiramente, otimizando custos e despesas.

Especialização do profissional

Se a sua empresa já tentou contratar um profissional especializado em banco de dados, sabe como é difícil. Encontrar a pessoa com o currículo ideal, conhecimento e experiência prática para assumir seu banco de dados é um grande desafio.

Além disso, você sabe exatamente o que deve analisar em um profissional de banco de dados para saber se ele vai atender todas as demandas da sua empresa?

Empresas que prestam serviços de consultoria em banco de dados trabalham de forma constante na especialização e capacitação de seus profissionais, garantindo que todos estejam sempre atualizados nas principais soluções e ferramentas do mercado.

O que garante que, na chegada de um novo cliente, todas as suas necessidades sejam assimiladas com facilidade pela equipe. Cada processo é dividido conforme as especializações da equipe, ampliando o know-how e o guarda-chuva de soluções.

Service Level Agreement

O Service Level Agreement, ou SLA, garante a disponibilidade e entrega dos serviços contratos da empresa de consultoria em banco de dados.

O SLA funciona para definir as ações que serão realizadas pela consultoria (operacionais, estratégias ou ambas) e outros detalhes, como horas investidas em monitoramento, suporte, solução de problemas, tempo de resposta, etc.

É uma garantia para que a sua empresa esteja com o banco de dados sempre estável e em pleno funcionamento.

Consultoria de banco de dados: A DBACorp oferece o que a sua empresa precisa

Terceirizar a gestão do banco de dados, com uma consultoria especializada, é uma forma inteligente das empresas contratarem serviços de qualidade com um custo baixo.

Na DBACorp, o serviço prestado é totalmente flexível, se encaixando nas necessidades da sua empresa. O objetivo é que seu ambiente de dados seja o mais eficiente e seguro possível, se tornando escalável para acompanhar e apoiar o desenvolvimento do seu negócio.

A DBACorp oferece serviços de backup, segurança dos dados, migração, diagnósticos e análise de vulnerabilidade dos seus bancos de dados.

Os critérios seguidos pela equipe são os mais rigorosos do mercado, com alto padrão de qualidade em cada execução.

Para a DBACorp, a consultoria em banco de dados é mais que um serviço. Trata-se da entrega de excelência ao cliente, atuando de ponta a ponta no seu sistema.

O resultado é uma atuação completa, que busca monitorar seu banco de dados, organizá-lo, disponibilizar suas métricas e atuar junto com sua empresa com foco contínuo em melhorias.

Coloque a sua empresa um passo à frente da concorrência. Conheça os projetos de consultoria em banco de dados da DBACorp, converse com nossos especialistas e faça sua empresa evoluir!