O Applications Manager, desenvolvido pela Manage Engine, cada vez mais tem ganhado destaque e conquistado espaço no mundo corporativo por causa da incontestável capacidade de atender às principais necessidades de gerenciamento, segurança e economia de qualquer empresa, independentemente do tamanho e do segmento.

A solução apresenta um sistema robusto que atua na monitoração de aplicações, servidores, bancos de dados, serviços web, virtualização, nuvem e arranjo de outras aplicações, garantindo que tudo esteja funcionando perfeitamente.

Para sabermos mais a respeito, falamos com Jéssica Estillac. Ela é Coordenadora de Operações de Infraestrutura e Cloud na DBACorp, e respondeu as principais dúvidas sobre a solução.  Confira!

O Applications Manager monitora mais de 100 indicadores de desempenho, de infraestrutura, bancos de dados e Cloud.  Quais são os principais indicadores que a solução monitora? 

O Applications Manager monitora vários tipos de ativos, desde a parte de pavimentação da infraestrutura em si, condição operacional, equipamentos de rede, bancos de dados e aplicações, não importando se são on premise ou em cloud. 

 No caso da DBACorp, usamos muito o Applications Manager para monitorar bancos de dados como SQL Server, Oracle, MySQL e DB2, sistemas operacionais como Windows e Linux e equipamentos de rede.

Com ele, nós oferecemos todo o suporte ao nosso cliente, com vários tipos de métricas, desde as clássicas que o Applications Manager apresenta – memória, CPU e espaço em disco, até as mais complexas, no caso os indicadores de desempenho. Essas informações nos permitem visualizar tudo o que for relacionado à saúde desses serviços. Vou dar um exemplo:  algumas métricas de alta disponibilidade a respeito do Microsoft Cluster, sincronismo de Data Guard no caso do Oracle, log shipping do SQL, disponibilidade de Oracle Having, entre outros.

Também visualizamos a saúde do Active Directory, por exemplo.  Existem muitos indicadores, é interessante visitar o site da Manage Engine e conhecer todos os tipos de métricas possíveis oferecidas pelo Applications Manager.

É possível integrar a solução com outras ferramentas ou outras soluções do mercado? 

O Applications Manager, obviamente, tem integração facilitada com outras ferramentas da Manage Engine, como a Analytics Plus, que é uma ferramenta de análise avançada. Essa solução coleta todas as informações do Applications Manager e analisa uma série de tendências para ajudar na tomada de decisão.

Outra solução bem legal é a AlarmsOne, que é uma ferramenta centralizadora de alertas de outros sistemas, além dos desenvolvidos pela Manage Engine. Com ela, o usuário pode centralizar todos os alertas em um lugar só.

Além disso, ele integra com outras ferramentas, pois tem suporte a algumas APIs como JSON e faz integrações com outros protocolos como Warp. Ou seja, é possível integrar muitas ferramentas, tanto da Manage Engine quanto de outros players.

Qual o público mais indicado para usar a solução? Ou ela atende a todos os segmentos? 

Na visão da DBACorp qualquer empresa estará extremamente bem coberta. Se for para destacar alguma coisa interessante, alguns clientes gostam do Applications Manager porque conseguimos fazer essa coleta por meio de uma conexão interna. Algumas ferramentas coletam essas informações via web e muitos clientes não podem liberar a circulação de métricas pela internet.

Nesses casos, nós fechamos uma VPN com o cliente e fazemos a monitoração via túnel criptografado e, desse modo, o processo é realizado de forma mais segura.

A ferramenta é bem completa, mas os usuários mais leigos conseguem usar a solução sem problemas? 

O Applications Manager é muito intuitivo, além disso, o suporte é impecável. Na própria ferramenta há um chat que atende rapidamente aos chamados. 

O usuário pode personalizar a solução de acordo com suas necessidades? 

Sim. Aqui na DBACorp, “brincamos” que o Applications Manager é praticamente customizável.   Cada cliente é diferente, seja no segmento ou na cultura. Por isso, temos diversos templates, com várias métricas diferentes para cada tipo de cenário.

Além do mais, quando precisamos de uma métrica nova ou alguma melhoria no software ou algum ajuste que seja adequado para a DBACorp, acionamos a equipe de suporte do Applications Manager e ela rapidamente desenvolve um patch com aquilo que precisamos. Tudo resolvido rapidamente.

A solução é capaz de antever problemas e corrigir antes mesmo do usuário perceber.   Mas como isso é realizado na prática? 

O Applications Manager é baseado em várias métricas, então, configuramos os comportamentos e valores que são adequados àquele ambiente. E, se em algum momento, o aplicativo percebe que o sistema saiu daquela parametrização, ele emite um alerta.

A solução trata a saúde do ambiente como um todo, indicando qual monitor ou componente está com problemas e aí nós analisamos os dados enviados.

Vale a pena citar que o Applications Manager consegue corrigir alguns problemas quando o comportamento estranho começa a acontecer. É possível fazer uma configuração de algumas ações básicas como o envio de e-mail e SMS até ações no próprio sistema operacional. São várias ações que podem ser configuradas.  

Tem alguma outra característica importante da solução? 

Antes de mais nada, é importante saber que esse sistema de monitoração foi reconhecido pelo Gartner e, pela oitava vez, ele está no Quadrante Mágico, justamente por ter todas essas características de monitoração.

O que acho importante é o fato de ele monitorar tudo o que envolve uma aplicação. Imagine o ambiente de uma aplicação como um bolo de casamento, com várias camadas, recheio, cobertura e outros detalhes.  Existe uma complexidade também no ambiente que sustenta uma aplicação e que seria a cereja do bolo.

Por isso, é interessante essa parte do Applications Manager que monitora tudo o que envolve a aplicação e onde ela está inserida, desde a parte de rede, sistema operacional, banco de dados etc. Isso é importante, porque temos uma análise do ambiente inteiro e, quando surge um problema, conseguimos analisar todas as métricas que estão no Applications Manager pois ele contempla todo esse ambiente. 

Quais seriam os principais benefícios para o usuário quando ele está utilizando a solução na prática? 

Particularmente sempre digo para que o usuário conheça o ambiente ele precisa monitorá-lo. Se ele não monitora o ambiente, posso garantir que não o conhece em sua totalidade. O usuário não vai conhecer o ambiente se não tiver ao menos uma métrica sobre ele. Isso posto, um dos grandes benefícios do Applications Manager é ter a oportunidade de conhecer os componentes da infraestrutura e entender o seu comportamento.

Jessica Estillac
Jessica Estillac – Especialista do Applications Manager

Outro aspecto é o armazenamento dos dados coletados, justamente para ter um histórico. Isso é extremamente importante para a tomada de decisões e para comparar com as métricas ou comportamentos antigos do ambiente.  Muitos clientes nossos usam para tomada de decisões como investimentos e redução de gastos, por exemplo.

Existe uma versão mobile? 

Sim, o Applications Manager suporta versão mobile, tanto para Android quanto para iOS. Então, se eventualmente o usuário precisar realizar alguma configuração ou consultar um histórico ou métrica, ele vai conseguir fazer isso de forma bastante amigável. 

Falando um pouco da DBACorp, quais os benefícios em contratar essa solução com vocês? 

A DBACorp oferece serviços de infraestrutura, cloud e de banco de dados. Além do suporte normal trivial por meio de requisições e aberturas de chamado, também oferecemos o Applications Manager como serviço customizado.

Coletamos informações do ambiente e mantemos o histórico para nossos clientes. A solução é integrada diretamente com o nosso sistema de chamados e, mesmo fora de horário comercial, o cliente tem atendimento, pois temos uma equipe de plantonistas para resolver o problema o mais rápido possível.  

Você disse que é possível contratar o Applications Manager como serviço. Como seria isso? 

A DBACorp oferece serviço de suporte e o cliente pode optar por ter seu ambiente monitorado pelo Applications Manager como serviço, que fica todo instalado na nossa infraestrutura. Toda a parte de notificação, configuração e manutenção é por conta da DBACorp. Também administramos o sistema e o cliente vai ter acesso as métricas do seu ambiente pelo app manager da DBACorp.

E você, o que achou de nossa entrevista? Deseja ter a DBACorp como parceira para implementar o Applications Manager? Entre em contato agora.

*Jéssica Estillac Leal, coordenadora de Operações de Infraestrutura e Cloud na DBACorp – Inteligência Aplicada a TI.