Se antigamente o foco das companhias era apenas possuir um local para guardar seus dados, atualmente, no cenário da nuvem e Big Data, a exigência é muito maior e mais complexa. As novas tecnologias surgiram para auxiliar as empresas nesse novo cenário. A cloud, por exemplo, além de ser um recurso relativamente recente, é mais eficiente e provocou um aumento nos benefícios que o licenciamento de banco de dados na nuvem traz.

Nuvem: uma grande aliada do seu negócio

Hoje, informações de clientes, colaboradores e pesquisas são um verdadeiro ativo para as empresas. Assim, o banco de dados passou a ser parte estratégica das operações, não apenas utilizado no armazenamento, mas na rotina produtiva da equipe.

O bom armazenamento de dados é uma das condições para que a operação da sua empresa seja um sucesso. Sem capacidade, escalabilidade e uma estrutura organizada nessa área, toda produtividade do negócio pode ser afetada.  Por isso que o licenciamento de banco de dados em cloud é um assunto tão importante.

No entanto, é preciso conhecer os benefícios e limites de cada produto, para que a solução escolhida cumpra bem o papel de oferecer uma infraestrutura segura, organizada e com custos justos para sua operação.

O que é o Licenciamento de Banco de Dados em Cloud?

Antes de tudo, é importante explicar o básico. Afinal, o que é o licenciamento?

A prática diz respeito à aquisição de uma licença de software para gestão do seu banco de dados. Antigamente, a prática mais comum era comprar licenças únicas que davam acesso total ao produto.

Hoje em dia, no entanto, empresas como a Oracle oferecem diferentes opções de licenciamento, algumas com planos mensais e anuais. Além disso, as licenças podem variar, se encaixando melhor em necessidades específicas, como para uma PME ou um negócio de grande porte.

Uma observação importante a se fazer é que o custo da licença não necessariamente inclui o suporte direto da empresa.

Dessa forma, a terceirização é uma opção vantajosa: ao contratar o licenciamento de banco de dados em cloud, você conta com todo suporte de uma equipe especializada no produto.

LGPD

Os motivos que levam à compra ou renovação do licenciamento de banco de dados em cloud

A necessidade de mudança assusta alguns gestores, mas ela é necessária, já que em alguns casos, os problemas no banco de dados podem crescer e se tornar bolas de neve com enorme potencial de prejuízo para a empresa.

Entre esses problemas, podemos destacar:

Lentidão do sistema

A lentidão do sistema e da infraestrutura de banco de dados é um exemplo. Sem eficiência no funcionamento da TI, muitos colaboradores perdem produtividade, já que alguns processos demoram muito mais do que o normal para serem concluídos.

Esse cenário afeta a qualidade do trabalho e a produtividade, gera frustração entre os colaboradores e prejudica principalmente as entregas, atrasando os prazos combinados com o cliente.

Banco de dados desorganizado

A desorganização do banco de dados também é um dos problemas. Muitas vezes, sem a gestão e o suporte apropriados, seu banco de dados se torna uma verdadeira bagunça. Encontrar arquivos, realizar backups e fazer gestão começa a ser um trabalho minucioso — que pode custar tempo e dinheiro.

Custos altos e/ou desnecessários

Falando em custo, esse é um dos grandes motivos que alimenta mudanças no licenciamento de banco de dados na nuvem das empresas.

Nem sempre contratar uma solução significa que seus problemas acabaram. Na verdade, sem o correto dimensionamento das suas necessidades, muita dor de cabeça pode acontecer.

As soluções de licenciamento cobrem diferentes requisitos e necessidades. Sem conhecimento especializado do assunto, talvez, você esteja utilizando uma licença da forma errada, agregando custos consideráveis — e que são desnecessários.

Por exemplo, ao extrapolar as configurações de um plano, sua empresa se enquadra em outro nível de licenciamento, que custará bem mais ao seu bolso.

Transformação Digital

Chega um momento que a infraestrutura de TI precisa se atualizar para que seus negócios se mantenham competitivos frente a concorrência. A transformação digital é um caminho obrigatório para todas as empresas. E o licenciamento de banco de dados cloud não ficará de fora desse processo, e entrará obrigatoriamente no planejamento.

A transformação digital é uma onda que modifica a operação das empresas, tornando-as focadas também nas suas plataformas digitais como forma de se aproximar e fazer parte do dia a dia dos clientes.

Isso vai exigir bastante das suas capacidades, portanto, é preciso contar com soluções de banco de dados que sejam escaláveis.

Atualização das Políticas de Segurança e Backup

A segurança dos dados é um dos principais fatores que movimentam as empresas a alterarem seus licenciamentos.

Com o perigo crescente de roubo ou perda de informações, aliado às novas medidas de segurança como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantir a integridade do seu banco de dados é obrigação.

Um novo licenciamento de banco de dados na nuvem significa que sua política de segurança se torna mais moderna e eficiente.

Falta de mão de obra especializada

Contar com especialistas no time da empresa pode ser complicado: além dos custos, nem sempre é necessário contar com um profissional dedicado ao serviço, oito horas por dia e sete dias na semana.

Dessa maneira, terceirizar o licenciamento de banco de dados cloud é uma ótima alternativa para quem busca contar com a solução exata para suas necessidades — além do suporte especializado e certificado.

As melhores soluções de licenciamento de banco de dados em cloud

Para licenciar um banco de dados, você precisa contar com um parceiro de tecnologia que esteja habilitado pelo fabricante fornecedor.

A DBACorp está habilitada pelos principais fabricantes para licenciar soluções de banco de dados, como Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL e Aurora em todas as clouds. AWS, AZURE, ORACLE, GOOGLE e HUAWEI.

E se você sente que sua empresa está no momento de evoluir e revolucionar sua infraestrutura de banco de dados, fale conosco! Nossa equipe de consultores vai entender suas necessidades e indicar a melhor e mais eficiente alternativa de licenciamento.