A tecnologia trouxe novas formas das empresas olharem para si mesmas e suas necessidades. Se antes havia uma estrutura que se baseasse estritamente na verticalidade e intuição dos gestores, hoje os dados mostram quando determinadas escolhas podem ser boas e estratégicas para os negócios.

Entre as vantagens desse acompanhamento detalhado, estão as oportunidades de agilizar e impulsionar determinadas decisões a partir de um banco de dados que esteja em sua máxima performance. Entretanto, podemos entender que o corpo tecnológico também se desgasta com o passar dos anos. E nesse sentido, as ações preventivas, como o tuning de banco de dados, são essenciais.

Se você ainda não conhece esse termo, saiba que o tuning de bancos de dados é essencial para manter o máximo desempenho das soluções tecnológicas.

Provavelmente, você ficou curioso com o título deste artigo, e é sobre isso que queremos dialogar. Em uma analogia à medicina, temos o remédio para que pequenas dores não virem um problema crônico.

Vamos em frente? Para entender a fundo o conceito, bem como esse é um caminho tecnológico essencial para os negócios, continue a leitura!

Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que é tuning de banco de dados;
  2. A analogia entre tuning de banco de dados e a medicina;
  3. Principais atividades do tuning de banco de dados;
  4. Momento ideal para realizar o tuning de banco de dados;
  5. Previna seu banco de dados.

É importante saber: o que é tuning de banco de dados?

Em uma breve introdução você pôde perceber o quanto o tuning de banco de dados é importante para corrigir determinadas funções tecnológicas que não estão em seu melhor desempenho, certo?

Mas vamos voltar um pouco mais na discussão sobre o termo e contextualizar o tuning de banco de dados aos negócios. No Brasil, é comum ouvirmos o termo abrasileirado “tunar”. Em algum filme ou oficina mecânica, por exemplo, você já pode ter ouvido falar de alguém que queria “tunar o carro”.

Esse termo sugere a aplicação de mecanismos que impulsionam a capacidade do veículo. O uso de um mecanismo turbo para aumentar a velocidade e entre outros benefícios.

Em tecnologia, ele vai um pouco além. Afinal, quando há perda de desempenho, não adianta apenas adicionar processadores, memórias ou quaisquer outros componentes que deem mais velocidade. Essa seria apenas uma forma de impulsionar determinadas funções sem que houvesse a correção dos problemas.

O tuning de banco de dados atua para maximizar a performance do sistema, estudando a fundo a origem do problema. Dessa maneira, podemos dizer que o processo de tuning de banco de dados se baseia em 3 pontos essenciais:

  1. Identificação e pesquisa sobre o problema;
  2. Análise de históricos semelhantes e as possíveis soluções para o diagnóstico;
  3. Aplicação das correções de acordo com as melhores práticas.

Leia mais: Arquitetura de BI: saiba como aplicar esse conceito no seu negócio

A analogia entre tuning de banco de dados e a medicina

Chegando ao tema central do artigo, é hora de desvendar o ponto curioso da analogia entre o tuning de banco de dados e a medicina e como essa ação pode otimizar a infraestrutura do seu negócio.

No sistema de saúde, existe a prática da Atenção Primária à Saúde. As operadoras de saúde e gestores de planos de saúde corporativos incentivam a população a realizar exames preventivos para que, no caso de doenças, tenham tempo hábil para realizar o tratamento.

Ainda no cenário da saúde, a prática além de ser uma análise com o próprio corpo é também importante economicamente. Isso porque, quando os pacientes antecipam a presença de uma determinada doença, podem recorrer a tratamentos não invasivos para evitar internações e cirurgias.

Pois bem, imagine que o banco de dados é o colaborador mais importante da sua empresa. Quando ele começa a mostrar queda no desempenho, pode afetar toda a inteligência tecnológica dos seus negócios.
E se o diagnóstico precoce não for realizado para entender a causa do problema, não adiantará dar novas “vitaminas” a ele. É preciso pesquisar mais a fundo.

É exatamente nesse ponto que o tuning do banco de dados atua. É uma solução utilizada para perceber possíveis falhas no sistema e, assim, realizar as devidas correções há tempo.

Portanto, o ponto central aqui é entender que o esquema de prevenção, diagnóstico e análise em relação ao seu banco de dados é essencial para o entendimento do problema e, assim, manter a eficiência, alta performance e a saúde do negócio.

Quais são as principais atividades do tuning de banco de dados?

Ficou bem mais fácil entender a importância do tuning de banco de dados, certo? Agora, vamos conhecer como essa ação atua na realidade dos negócios e ajuda a maximizar suas operações. Entenda seus três pilares:

Planejamento de performance

É a definição sobre a configuração para o ambiente no qual o banco de dados está instalado. Nesse ponto, são considerados componentes como hardwares, softwares, sistemas operacionais e a sua infraestrutura.

Tuning de Instância

Determina os parâmetros de ajustes para a configuração do banco de dados. Por ser uma atividade desenvolvida exclusivamente pela DBACorp, um especialista com certificado, conduz a ação com técnica e competências nas operações diárias das organizações.

SQL Tuning

É a etapa de otimização nas instruções do SQL. Por aqui, também é essencial que seja conduzida por um profissional devidamente certificado para a configuração correta que permite maior efetividade.

Continue aprendendo sobre tuning de banco de dados

Qual é o momento ideal para aplicar o tuning no banco de dados?

O momento ideal é quando você pretende maximizar os seus negócios, ou seja, agora! Afinal, esse é o mecanismo ideal para otimizar a sua infraestrutura e potencializar, cada vez mais, o uso dos dados para ações de sucesso.

Como mencionamos anteriormente, é fundamental adotar ações preventivas em sistemas de alto valor que precisam manter o máximo desempenho. Logo, não é exagero dizer que sua empresa já deveria fazer um tuning de bancos de dados nesse exato momento.

Aumentar o nível e a garantia do seu banco de dados em curto, médio e longo prazos no mercado competitivo é essencial. O tuning é a solução que previne, identifica e resolve problemas que possa frear os negócios e os lucros.

Previna seu banco de dados com a DBACorp

Com alta tecnologia e inovação para aplicações com o tuning de banco de dados, a DBACorp soma experiência prática e cases de sucesso ao longo de mais de 20 anos de atuação, utilizando soluções altamente especializadas.

Na estratégia de tuning de banco de dados, a DBACorp aplica métodos para pesquisas aprofundadas que garantem encontrar o real motivo da queda de desempenho do seu banco de dados.
A partir disso, são realizados testes para que a solução seja implementada, corrigindo as falhas e impulsionando o desempenho.

Gostaria de saber mais detalhes sobre como o tuning de banco de dados pode atuar de mãos dadas com a sua empresa? Conheça a consultoria de banco de dados da DBACorp!