O controle de custos é sempre um grande desafio para quem atua ou gerencia equipes de TI. Fazer mais com menos é um desafio constante dos gerentes que estão sempre atentos às novas ferramentas do mercado.

E, em tempos de LGPD, é fundamental estar sempre atualizado para que a utilização dessas ferramentas alcance realmente a excelente produtividade sem colocar em risco os negócios da empresa.

O ManageEngine Applications Manager vem ganhando cada vez mais destaque e espaço entre os analistas devido à sua capacidade de cobrir todas as principais necessidades de gerenciamento, economia e segurança da sua infraestrutura. E é sobre os principais destaques dessa ferramenta que falaremos a seguir.

Confira!

O que é o Applications Manager?

É um sistema que atua na monitoração de aplicações para garantir que elas estejam devidamente funcionando para o usuário final.

Com esse tipo de solução é possível administrar e perceber que um determinado servidor ficou offline, o espaço do disco está diminuindo, uma determinada URL já não responde corretamente, entre outras soluções importantes que, se não gerenciadas corretamente, podem trazer grandes problemas à empresa.

Entre as principais possibilidades de monitoração que o Applications Manager traz, estão:

  • Monitoração de servidores.
  • Monitoração de aplicações.
  • Monitoração dos bancos de dados.
  • Monitoração de serviços web.
  • Monitoração de ambiente virtualizado.
  • Monitoração de ambiente em nuvem.

Robusto, o Applications Manager pode oferecer suporte inicial para gerenciar mais de 50 modelos de aplicações.

Toda essa robustez não deixa de lado a funcionalidade: o Applications Manager tem fácil configuração, sendo um facilitador para administradores com quaisquer níveis de experiência.

Como é realizada a monitoração com o Applications Manager?

Para servidores e aplicações: Java, Jboss, Tomcat, Glassfish, .NET etc.;

Para banco de dados: Oracle, MySQL, MSSQL, DB2, MongoDB, Cassandra etc.;

Para sistemas: Microsoft, MAC OS, Linux, AIX, Sun Solaris;

Para estrutura em nuvem:  Azure, AWS, Google;

Para ERP: SAP, Oracle EBS, Siebel CRM, SAP CCMS;

Para virtualização: Horizon, XenServer, Hyper V, VMWare;

Para Middleware: SharePoint, Weblogic, MQ MSMQ, Nginx, Websphere MQ, Rabbit MQ;

Como é realizada a monitoração dos servidores?

O principal objetivo com esse tipo de monitoração é simplificar o gerenciamento das plataformas de hardware.

Entre os dados monitorados estão as métricas de desempenho, memória da CPU, nível de utilização do disco, tráfego de rede, níveis de upload e download, quedas abruptas de desempenho, etc.

Além disso, a monitoração ajuda no planejamento da capacidade que deverá se manter disponível, já que são fornecidos relatórios automatizados sobre o histórico recente de uso, mantendo proativamente o desempenho ideal.

Como é a monitoração de aplicativos?

A capacidade de gerenciar múltiplos aplicativos é, sem dúvidas, um dos principais destaques do Applications Manager. E os detalhes do que poderá ser monitorado varia conforme os tipos de aplicativos utilizados.

Contudo, uma solução que chama a atenção é o agrupamento de diversos monitores em um só painel.

Com esse tipo de organização, é possível agrupar diversos componentes de serviços de negócios e criar alertas caso um dos itens críticos à infraestrutura falhe. O recurso dispõe ainda de maior profundidade, exibindo resumos detalhados sobre os aplicativos e servidores envolvidos na entrega do serviço.

Como o Applications Manager monitora o usuário final?

Para monitorar e relatar como tem sido a experiência do usuário, o Applications Manager instala um agente em local remoto e é configurado para monitorar serviços como o DNS e o tempo de resposta do servidor.

Dessa maneira, são apresentadas as estatísticas de desempenho local, facilitando o entendimento dos administradores sobre como os aplicativos funcionam na WAN e ajudando a detectar possíveis problemas com desempenho e garantindo a máxima produtividade.

Como o Applications Manager alerta sobre falhas?

Gerar alarmes e notificações é um detalhe importantíssimo para o gerenciador de aplicações. E isso pode ser feito quando determinado aplicativo monitorado passa do limite definido pelo administrador.

Esses alarmes podem ser gerenciados em grupos em uma só tela para que os administradores visualizem de uma só vez quais alertas estão ativos, bem como indicadores de possíveis problemas que poderão ocorrer em um dos componentes em breve.

 Relatórios de desempenho

Os alertas são complementados com relatórios de desempenho que podem indicar diferentes variáveis, como:

  • Disponibilidade;
  • Sessão do aplicativo;
  • Tendências;
  • Saúde e serviço da web;
  • TopN;
  • Entre outros.

Esses relatórios podem ser programados para serem gerados em determinados horários pré-estabelecidos ou em definições pré-determinadas com data e hora.

Quais são as principais vantagens do Application Manager?

Entre tantos benefícios que a ferramenta traz para o gerenciamento de aplicações, algumas vantagens merecem ser destacadas:

Identificação de aplicações

Atua de forma automática a identificar servidores de aplicação, sistemas, banco de dados, serviços, aplicações customizadas, aplicativos em nuvem no datacenter e outros recursos virtuais.

Monitoração de performance

Alcança e monitora mais de 100 indicadores chaves de performance, como tempo de resposta, disponibilidade, nível de utilização da CPU e memória etc.

Visão holística dos recursos

Atua no gerenciamento de diversas aplicações do negócio e serviços de rede, entregando flexibilidade e monitoração em uma só unidade.

Monitoração para alcançar escalabilidade

Alcança até 5.000 servidores ou aplicações com visão consolidada dos recursos, ainda que estejam em redes ou localizações restritas. Pode ainda ser ampliado para até 50.000 aplicativos com a Versão Enterprise Edition.

 Gerenciamento de falhas

ermite que falhas sejam solucionadas antes que o usuário perceba. Para isso, automatiza resoluções de problemas a partir de programas e scripts corretivos ou enviando traps SNMP.

Análise de causa raiz

Identifica mais rapidamente possíveis gargalos de performance, reduzindo o tempo de análise do problema.

Conte com a DBACorp para implantar toda a infraestrutura necessária do ManageEngine Applications Manager

Com 20 anos de experiência atuando no mercado, a DBACorp acumula expertise e domínio para projetos nas áreas de Banco de Dados, Infraestrutura, Cloud Computing e Data Intelligence.

Juarez Araujo, diretor comercial da DBACORP compartilha seu depoimento sobre como a tecnologia robusta, suporte nacional e internacional são o grande diferencial da ManageEngine.

Diferenciais como a maior capacidade para entregar mais do que a média do mercado, velocidade no atendimento, profissionais com pelo menos duas certificações e cases de sucesso, fazem da DBACorp a sua parceira perfeita para instalar, executar e gerenciar as soluções do Applications Manager como Serviço. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudá-lo.

Aproveite ainda mais sua visita, acesse o site da DBACorp e saiba tudo o que você precisa com os analistas prontamente disponíveis.