Quanto mais informações uma organização coletar e analisar com inteligência, maiores são as possibilidades de identificar tendências e oferecer serviços que estejam dentro ou acima das expectativas do público-alvo. Para isso se tornar uma realidade, uma excelente alternativa é apostar em soluções de data Intelligence.

Afinal, elas possibilitam que as informações obtidas sejam transformadas em insights, ou seja, em oportunidades para aperfeiçoar processos e avaliar como um determinado produto ou serviço pode agregar valor à audiência. Isso é fundamental para inovar e aumentar o potencial de faturamento de uma companhia. 

Neste artigo, vamos abordar vários aspectos que justificam um olhar mais atento sobre as possibilidades geradas pela inteligência de negócios. Confira!

Conheça os benefícios do Data Intelligence para o seu negócio?

É comum um gestor ter algumas dúvidas sobre as vantagens de investir em soluções de Data Intelligence. Para esclarecer isso de maneira irrefutável, vamos apontar os principais benefícios de apostar nessa tecnologia. Acompanhe!

Torna a empresa mais competitiva

Por mais que um empreendedor seja experiente e domine o segmento de atuação, é muito complicado tomar as melhores decisões para o negócio. Atualmente, não faz sentido priorizar o famoso feeling, ou seja, a intuição de que apostar em um determinado produto ou serviço é o melhor a ser feito no momento.

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é um grande amadorismo agir com base somente no instinto.  Se realmente quer atingir um crescimento notável, uma companhia tem a obrigação de tomar decisões com base em dados devidamente coletados e analisados por recursos tecnológicos de ponta e profissionais altamente capacitados.

Nem sempre uma empresa tem recursos financeiros para investir em diversos sistemas para melhorar processos e reduzir custos de maneira significativa. Por isso, é muito importante ter uma avaliação das necessidades mais urgentes do momento, para que o dinheiro aplicado em softwares, por exemplo, contribua bastante na evolução corporativa.

Não há dúvidas de que as instituições estão cada vez mais conectadas com o lema: fazer mais com menos. E essa prática apenas pode ser concretizada, quando as iniciativas são pautadas a partir de soluções de Data Intelligence.

Oferece melhor mensuração de resultados obtidos

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas organizações é dimensionar o desempenho durante um determinado período (mês, trimestre, semestre, ano etc.). Isso ocorre porque um segmento de atuação (comércio, indústria, entre outros) sofre com as oscilações de demanda provocadas por vários motivos, como a crise econômica e o avanço tecnológico.

Para entender melhor os fatores responsáveis pela performance alcançada, uma iniciativa interessante é utilizar ferramentas de inteligência de dados. Elas propiciam que uma empresa tenha uma análise abrangente dos aspectos que foram determinantes para bater ou não uma meta.

Dependendo da situação, um novo concorrente pode ter influenciado, por exemplo, na dificuldade de repetir o mesmo nível de faturamento nos últimos três meses.  À medida que uma empresa é capaz de medir os resultados com precisão, maiores são as chances de identificar os pontos que influenciaram no rendimento. Isso tem como uma das principais vantagens visualizar erros e tomar as medidas mais eficientes para eliminá-los em curto prazo.

Inegavelmente, a capacidade de aperfeiçoar os processos é um dos diferenciais que ajuda uma corporação a evoluir continuamente. Essa ação se torna perfeitamente viável quando há um foco em usar, de forma estratégica, as soluções de Data Intelligence.

Permite que a empresa inove

Por mais que os serviços agreguem valor ao público-alvo, é necessário manter um foco em atingir um rendimento cada vez melhor. Afinal, o consumidor quer obter mais facilidades realizando menos esforço. Essa tendência se tornou ainda mais evidente com o fortalecimento da transformação digital.

Por outro lado, atingir esse objetivo não é uma tarefa nada fácil. O motivo é que a inovação não se baseia apenas em boas ideias, mas também na capacidade de colocar em prática ações que realmente façam a diferença na vida do público-alvo.

Muitos consideram que inovar é criar algo totalmente novo e que vai gerar uma revolução no mercado. Mas essa é uma visão equivocada, porque a inovação também engloba o potencial em aperfeiçoar processos e serviços de maneira que ninguém nunca fez antes.

Para visualizar opções viáveis para inovar, é necessário ter informações qualificadas e atualizadas. E isso pode ser perfeitamente possível a partir do uso de soluções de Data Intelligence reconhecidas no mercado pela eficiência. 

Como aplicar as soluções em Data Intelligence na sua empresa

O primeiro passo para adotar recursos de inteligência de dados com sabedoria é definir os objetivos a serem alcançados por meio dessa tecnologia. Dessa maneira, fica mais simples definir as prioridades e elaborar um cronograma de ações para envolver os funcionários, o que facilita bastante o alcance de bons resultados.

Outro procedimento importante é optar pelas soluções de Data Intelligence que serão implantadas. É essencial que elas estejam em sintonia com as necessidades institucionais, para que o retorno do investimento seja robusto em curto prazo.

Não adianta somente aplicar recursos financeiros em TI, porque o mais relevante é ter consciência de como as ferramentas tecnológicas podem agregar valor ao negócio. Se não houver essa mentalidade, será inútil o esforço em buscar mais eficiência e agilidade na tomada de decisão.

Com uma boa visão do mercado e do potencial dos mecanismos de inteligência de dados, uma organização tem grandes possibilidades de utilizar os softwares mais adequados para atingir metas mais expressivas, a partir de informações coletadas e analisadas sobre a conjuntura atual.

Os diferenciais da DBACorp em seus projetos de Data Intelligence

É muito positivo contar com um suporte de ponta para investir, de maneira estratégica, em inteligência de dados. Por isso, a DBACorp atua para projetar e construir ambientes para processar dados estruturados ou não, por meio de recursos como Big Data e Business Intelligence (BI).

A empresa também atua no desenvolvimento de dashboards e relatórios que ajudam os clientes na tomada de decisão. Além disso, acompanha a implementação de soluções ágeis de desenvolvimento e governança de dados.

Para aumentar as chances de uma companhia conseguir uma boa performance com soluções de Data Intelligence, a DBACorp tem uma estrutura capaz de suportar ambientes de análise de dados já devidamente implementados.

Se está em busca de um uso mais estratégico da tecnologia, marque uma reunião conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a alcançar um desempenho acima da média!