Infraestrutura Desorganizada? Conte com a ajuda da DBACorp

Em um mundo competitivo e com a importância cada vez maior da TI nas estratégias de negócios e no funcionamento das organizações, uma infraestrutura desorganizada tem um impacto negativo e bastante considerável em todos os departamentos da empresa.

Nesse cenário, nunca foi tão urgente ter um setor de TI organizado e capaz de contribuir no desenvolvimento de estratégias para reduzir os custos e otimizar a produtividade da companhia.

Nesse artigo iremos falar sobre os problemas de infraestrutura desorganizada e a importância da organização desse departamento. Continue lendo!

A importância de manter uma Infraestrutura Organizada na TI

Em meio à transformação digital vivenciada pelas empresas, a tecnologia da informação assumiu um papel determinante para o sucesso e desenvolvimento das organizações, independente do segmento ou tamanho.

Hoje, a função de um departamento de TI é mais voltada para a gestão estratégica. Por esse motivo, eliminar uma infraestrutura desorganizada é fundamental para qualquer negócio.

É importante ressaltar que, ao manter uma infraestrutura organizada de TI, a empresa passa a contar com profissionais mais focados na eficiência tecnológica do negócio.

Além disso, uma área de TI organizada oferece maior agilidade e automatização de processos, e, assim, proporciona uma maior competividade para a empresa. 

Para demonstrar a importância de uma infraestrutura de TI organizada, citamos as suas principais vantagens:

  • Métodos automatizados;
  • Serviços e recursos disponíveis;
  • Implementação de novas práticas;
  • Melhoria de atendimento;
  • Agilidade na solução de problemas;
  • Diminuição de custos;
  • Aumento de produtividade

Podemos afirmar com segurança que a organização da TI permite um ambiente otimizado de todas as áreas de uma empresa, proporcionando uma jornada muito mais segura.

Quais problemas uma Infraestrutura Desorganizada pode acarretar?

Uma infraestrutura desorganizada apresenta diversos problemas que podem acarretar consequências indesejadas para as empresas.  Vamos conferir quais são os principais:

Servidores desatualizados

A desatualização dos servidores está entre os principais problemas ocasionados por uma infraestrutura de TI desorganizada. Na rotina da empresa, os problemas causados por essa desatualização podem ser percebidos em diversos aspectos, tais como:

  • Lentidão nos processos;
  • Sistema paralisado;
  • Falta de integração entre as áreas;
  • Processos simples se tornam mais complexos;
  • Falta de controle em recursos internos e externos;

Falhas de segurança

As falhas na segurança de dados também são um problema latente de uma infraestrutura desorganizada. Assim, trata-se de um fator que merece atenção total, principalmente se a empresa lida com um alto volume de dados sensíveis. Afinal, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já está em vigor e impacta de forma direta qualquer corporação, independentemente de seu segmento.

Vale a pena lembrar que a segurança de dados precisa estar baseada em três pilares: disponibilidade, integridade e confidencialidade – e, por isso, é fundamental que o funcionamento desse quesito seja baseado em sistemas atualizados.

Uma gestão inadequada abre brechas de acessos indevidos aos dados da empresa e isso ocorre principalmente por causa de softwares e hardwares que estejam desatualizados

Sistemas não integrados

Uma infraestrutura desorganizada não permite a integração de sistemas, representando um problema para a organização. Além de dificultar o acesso imediato às informações, pode tornar os processos mais burocráticos.

Em tempos de transformação digital, a integração entre sistemas é essencial já que a falta dela pode retroceder processos e diminuir a eficiência de todos os setores da organização.

Equipe reduzida

Um problema que ocorre em infraestrutura desorganizada está relacionado à falta de profissionais especializados em TI.

Quando uma equipe é reduzida, geralmente enfrenta desafios técnicos. Exemplos disso podem ser a necessidade de lidar com redes mais complexas ou a adequação à orçamentos mais baixos, longe da real necessidade do setor.

Em suma, a falta de organização de uma infraestrutura de TI pode levar a empresa a tomar decisões equivocadas e, consequentemente, gerar prejuízo financeiro, afetando sua produtividade e impactando o seu crescimento.

Como acabar com a Infraestrutura Desorganizada na sua empresa

Acabar com uma infraestrutura desorganizada de TI é essencial para que sua empresa passe a operar de forma estratégica. Para te ajudar a organizar esse setor, listamos alguns pontos fundamentais para realizar essa tarefa com sucesso:

  • Organize uma lista detalhada de todos os computadores. É importante detalhar informações como memória, tipo do sistema operacional, service pack, antivírus, endereço de IP, entre outros;
  • Não se esqueça de verificar as condições das estações de trabalho, da rede e dos servidores. No caso desses últimos, é importante fazer uma checagem se eles estão sendo acessados indevidamente por colaboradores;
  • Otimize os computadores: se não for possível melhorar o hardware, formate o sistema operacional;
  • Mantenha o licenciamento dos softwares em dia;
  • Elabore manuais de procedimentos e política de segurança de TI;
  • Realize backups de segurança com frequência. Não se esqueça que os discos rígidos são suscetíveis a problemas;
  • Avalie a possibilidade de computação na nuvem. Na maioria dos casos, esse investimento vale a pena.

Certamente que essas são apenas algumas dicas para começar a organizar a infraestrutura de TI da sua empresa. A tarefa é desafiadora pois exige uma avaliação criteriosa do setor. 

Mas uma coisa é certa: acabar com uma infraestrutura desorganizada é um propósito.  A tecnologia, como como qualquer negócio, está em constante estado de evolução.

Conte com a expertise da DBACorp para manter a infraestrutura de TI organizada

Para finalizar, uma dica imprescindível é contar com um parceiro para ajudar a sua empresa a acabar com uma infraestrutura desorganizada de TI.

A DBACorp tem a expertise necessária para manter a organização de toda a infraestrutura de TI da sua empresa. Nossa consultoria é mais que um serviço, pois o nosso foco principal é uma entrega de excelência aos nossos clientes.

Coloque a sua empresa um passo à frente da concorrência.  Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a ter uma infraestrutura de TI perfeitamente organizada.

67 / 85