As empresas necessitam otimizar custos para serem mais competitivas e capazes de inovar com mais rapidez e eficiência. Para isso se tornar uma realidade, o investimento em tecnologia tem um peso muito importante. Afinal, esse é um recurso cada vez mais valioso para agregar valor aos serviços e propiciar um cenário que tem contribuído para o crescimento da computação serverless no mundo corporativo.

Uma das razões que explicam esse fenômeno consiste na possibilidade de diminuir os gastos com TI, sem perder a qualidade dos serviços, já que as companhias buscam, de maneira bastante intensa, aperfeiçoar a execução dos trabalhos, sem comprometer a saúde financeira.

Neste artigo, vamos explicar diversos fatores relacionados com a tecnologia, responsável por tornar o uso da computação em nuvem ainda mais interessante para as empresas. Confira!

O que é e como funciona a computação serverless

Normalmente, o provedor de cloud computing é obrigado a gerenciar a infraestrutura da nuvem e a escalar as aplicações. Entretanto, essa situação não ocorre com a computação serverless, porque nela, as aplicações são feitas em containers, que atuam sob demanda de forma automática ao serem acionados.

No modelo padrão de Infraestrutura como Serviço (IaaS), as empresas adquirem unidades de capacidade. Nesse caso, o provedor de nuvem pública oferece recursos de servidores que estarão sempre ativos independentemente da demanda. Em outras palavras, a infraestrutura de nuvem continuará disponível mesmo quando o uso de aplicações não seja necessário.

Em relação à arquitetura serverless, as aplicações são apenas utilizadas quando há uma demanda específica do cliente. Nessa situação, um evento pode acionar o código de aplicação para o provedor de nuvem pública alocar os recursos o mais rápido possível.

Outro ponto positivo é que os usuários não precisam pagar pelo serviço adicional ao fim da execução. Dessa forma, a computação serverless contribui para expandir a eficiência e gerar economia. Além disso, colabora para os desenvolvedores não perderem tempo com atividades rotineiras e manuais relacionadas com a gestão do servidor.

Também vale ressaltar que, no modelo serverless, os trabalhos rotineiros são executados pelo provedor de serviços de nuvem. Por isso, não é mais necessário desperdiçar horas com a gestão de arquivos e do sistema operacional, com o uso de patches de segurança, com o gerenciamento da capacidade e com as tarefas de monitoração, escala e geração de registros.

Uma companhia pode contar com uma aplicação totalmente serverless. Também pode ter esse recurso composto por microsserviços de forma parcial junto com os recursos tradicionais. Para fazer uma boa escolha nesse sentido, é indicado contar com um suporte de TI qualificado para analisar como a infraestrutura tecnológica pode ser aproveitada com o máximo de eficiência possível.

Quais as vantagens da computação serverless?

Uma empresa, sem dúvida, é capaz de aproveitar os benefícios dessa tecnologia de forma plena. Com a intenção de ajudar você a visualizar isso com clareza, vamos apresentar as vantagens oferecidas por esse modelo de computação. Acompanhe!

Aumentar a produtividade dos desenvolvedores

Em um cenário no qual a capacidade da equipe deve ser utilizada de forma estratégica, livrar os desenvolvedores de atividades manuais e repetitivas é um excelente passo para tornar os serviços mais dinâmicos e focados em resultados.

A computação serverless permite aos funcionários terem mais tempo para atuar no desenvolvimento de softwares, fator primordial para disponibilizar serviços que realmente agregam valor ao público-alvo.

Desperdiçar tempo e talento com ações rotineiras é um erro que deve ser evitado ao máximo. Por isso, é muito importante contar com um recurso que proporcione ao time de desenvolvedores mais liberdade para criar e inovar.

Reduzir custos operacionais

Diminuir despesas se tornou uma ação cada vez mais imprescindível para as organizações. Afinal, é necessário aproveitar os recursos disponíveis com eficiência e estratégia para superar os desafios impostos pela transformação digital.

A redução de custos operacionais se torna perfeitamente viável com a computação serverless, pois esse modelo possibilita o pagamento apenas pelos recursos de cloud computing utilizados de acordo com a demanda.

Entretanto, isso não é possível quando uma companhia opta por executar e gerenciar os próprios servidores de maneira contínua. É um detalhe que não pode passar despercebido principalmente pelos gestores de TI, que devem conciliar resultados notáveis com o uso inteligente do orçamento.

Facilitar o uso do DevOps

Um dos grandes desafios do segmento de Tecnologia da Informação é fazer com que as equipes de desenvolvimento e de infraestrutura trabalhem de forma mais alinhada e simplificada.

Uma excelente opção para atingir essa meta é o DevOps, que consiste em uma prática voltada para acelerar a criação de softwares e disponibilizá-los nos servidores dentro dos melhores procedimentos do mercado.

Por meio da computação serverless, é mais simples colocar em prática os conceitos de DevOps. Isso acontece porque os desenvolvedores de sistemas não precisam perder tempo com a descrição exata da infraestrutura ideal para um software ser provisionado pela equipe de operações.

Dependendo da situação, é necessário ter um ganho de agilidade para disponibilizar um sistema ou a atualização de uma ferramenta para o público-alvo. Por isso, é crucial adotar alternativas que tornem os serviços mais simples e ágeis.

Conheça mais sobre as principais ferramentas serverless

Evidentemente, há bons motivos para apostar na computação serverless para tornar aperfeiçoar o desempenho da infraestrutura de TI do seu negócio. Por outro lado, é essencial conhecer mecanismos que propiciam obter um rendimento dentro das expectativas.

Um deles é o AWS Lambda, que se caracteriza por viabilizar o uso da infraestrutura da Amazon com elevado grau de eficiência. Isso é possível em virtude de a ferramenta executar qualquer tarefa relacionada com cloud computing, como a integração de serviços, o processo de fluxo de dados, o uso de APIs e a disponibilização de páginas da Web.

Outra ferramenta que pode ser aproveitada é a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), responsável por possibilitar a execução com alta performance de cargas de trabalho de nuvens corporativas. Além disso, ela propicia elasticidade para o uso de aplicativos empresariais e viabiliza combinar serviços autônomos com alto nível de segurança da informação.

A computação serverless é um recurso imprescindível para as empresas investirem em TI de forma estratégica, sem comprometer o orçamento de forma significativa. Esse modelo também permite tornar o trabalho dos desenvolvedores mais dinâmico, o que é crucial para obter um desempenho acima das expectativas.

Se deseja utilizar a cloud computing de forma mais eficiente, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar a sua empresa a crescer com sustentabilidade!